Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde, não estou conseguindo atualizar a BIOS da placa-mãe ASUS prime a320m k br para a ultima versão disponível hoje q seria a 6042, ai já q não ia direto pra 6042 tentei atualizar pras próximas versões após a q eu tinha e consegui atualizar ate a versão 5606 depois dessa não da mais, aparece (Selected file is not a proper BIOS!) sendo q as outras versões foram pegar do mesmo site q essa q não esta dando certo q no caso é o site oficial da ASUS https://www.ASUS.com/br/motherboards-components/motherboards/prime/prime-a320m-k-br/helpdesk_bios/ 

O motivo q eu preciso da BIOS atualizada para versão 6042 é porque o processador q eu comprei só é compatível com a versão 6042 da placa-mãe, quando eu instalei o processador novo ligou o sistema mas não dava imagem ai q eu vi q tinha q estar cm a BIOS atualizada, se alguém puder ajudar eu agradeço!

Processador q eu estou tentando instalar é um Ryzen 5 5500.

Postado

@Edvaldo J. Frederico todas as vezes que eu consegui atualizar a BIOS foi dessa forma, utilizando o pendrive nesse formato. Infelizmente essas duas últimas versões da BIOS não está dando certo, não sei se tem q alterar alguma configuração ou fazer a atualização da BIOS de outra forma, mas obrigado pela resposta!

• Membro VIP
Postado
16 minutos atrás, Juliano Loureiro disse:

@Edvaldo J. Frederico todas as vezes que eu consegui atualizar a BIOS foi dessa forma, utilizando o pendrive nesse formato. Infelizmente essas duas últimas versões da BIOS não está dando certo, não sei se tem q alterar alguma configuração ou fazer a atualização da BIOS de outra forma, mas obrigado pela resposta!

Tente resetar a BIOS e depois tente pegar a atualização que esta no SSD.

Postado

@Edvaldo J. Frederico tentei aqui ja e não deu certo também, sempre q seleciono o arquivo da BIOS para atualizar, aparece Selected file is not a proper BIOS, sendo q não tem como estar errado sendo q do mesmo site ja fiz duas atualizações e deu certo, so as duas ultimas versões q não dao certo

Postado

A ASUS tem um esquema de renomear o arquivo do BIOS antes usar, fez esta parte?

Junto com a imagem do BIOS, o "PRIME-A320M-K-BR-SI-6042.CAP" tem um BIOSRenamer.exe.

Postado

@1lokos @Math.Pi fiz isso hoje e não rolou também, é como se eu tivesse selecionando um arquivo de BIOS de outra placa-mãe, mas n tem como estar errado se eu já atualizei desse mesmo site 2x e é o modelo certo 

image.jpg

image.jpg

image.jpg

@1lokos ja fiz isso sim, vem dois arquivos na pasta zipada, aí abre o que renomeia e apertar qualquer tecla e ele já altera o nome do arquivo q tem usar para atualizar 

• 3 semanas depois...
Postado

Também tive o mesmo problema quando tentei atualizar pra 5862 (tinha comprado um Ryzen 3 4100). A BIOS não passou de 5606, deu o mesmo problema e também tentei tudo isso que você tentou. Entrei em contato com a ASUS, mas eles não conseguiram me ajudar... acabei desistindo e devolvendo o processador :((

ATUALIZAÇÃO: To querendo colocar outro processador e tava de olho num Ryzen 5 4500. Mas precisa da 6042. Tentei atualizar aqui, como quem não quer nada e, bizarramente, funcionou! Não fiz nada de diferente, nada de especial...

Baixei a BIOS no site da ASUS, executei aquele renomeador que vem junto no arquivo zip e coloquei num pendrive formatado em FAT32. Nada de extraordinário... Funcionou! Não sei porque, simplesmente foi -.-

• Curtir 1
  • Triste 1
  • Membro VIP
Postado

Tarde

Saudades quando tinhas alguns modelos de placa-mãe que o chip de BIOS vinha em soquete iguais a essa.

placa_mae_asus_h110m_a_intel_soquete_lga

É só remover a BIOS, colocar em um gravador iguais a esse da foto que aceita qualquer BIOS em frescura.

3447442315_1_large.jpg

Já fazia um bom tempo que eu queria testar esse processador da foto, que é nada mais um processador de notebook adaptado para desktop.

10th comet lake qtj2 0000 2.4g quadriculado, bga para LGA 1151

6193935901_4_xlarge.jpg

Só que eu precisava de uma placa-mãe para isso LGA 1151 que tivesse os seguintes chipset h110, b150, q150, q170, h170, z170, c232, c236, b250, q270, h270, z270, h310c, b365, z370.

Fuçando no ML encontrei uma ASUS h110m-k por 50 reais e na descrição a vendedora constava que estava com defeito, a vendedora falou que a placa estava em ótimas condições com espelho, resolvi arriscar.

Chegando em casa a placa-mãe, peguei o PC de um amigo com um processador de sexta geração, antes de por o processador resetei a BIOS, coloquei a memória e liguei, deu 5 segundos a placa ligou e deu vídeo 😅.

Então parti compra o processador "10th comet lake qtj2 0000 2.4g quadriculado, bga para LGA 1151" no tio "Ali****", por quase 400 reais.

Vi esse valor parcelado no cartão em 12x e dava quase 34 reais por mês já com frete, pensei comigo se não funciona tento vender tudo.

O processador comprei dia 31/10/2022 e chegou em casa dia 08/11/2022 ou seja veio muito rápido.

Para que esse processador funcione ele precisa de uma BIOS modificada, e como eu tenho um gravador de BIOS (vale muito a pena comprar é muito barato e pode te salvar).

Assim que o vendedor mandou a BIOS, removi o chip de BIOS da placa-mãe, espetei na gravadora e atualizei a BIOS, assim que montei tudo, deu uns 8 segundo a placa ligou e deu vídeo.

Galera o desempenho desse processador é incrível, eu tenho um notebook com um i7 8750h que acho incrível seu desempenho e esse processador do tio "Ali" conseguiu ser mais rápido.

Esse teste eu fiz usando cooler box da intel, se eu colocar um cooler melhor, o resultado fica melhor.

image.png

• Curtir 1
  • 2 meses depois...
Postado

Que ódio. Comprei exatamente o mesmo processador. A placa veio com a BIOS 5604. Consegui atualizar pra 5606. Só que pra avançar pras versões que suportam os Ryzen 5 que é 6042 está simplesmente impossível. Estou em contato com a ASUS aguardando resposta pra ver o que eles vão dizer. 

Postado

Galera consegui desvendar esse crime! 
Tive que atualizar para a 5606.
Depois precisei de um processador Ryzen 5 3400 G (3 geração)
E só ai consegui atualizar a BIOS para as proximas versões.

Agora esta com a BIOS 6061 e com Ryzen 5 5500 [Funcionando 100%]

• Curtir 2
  • 8 meses depois...
Postado

Eu passei por isso e percebi que é uma coisa simples, as vezes a placa-mãe tem o final br (porque a ASUS monta no Brasil), e o BIOS tem que ser baixado com o mesmo nome que consta na placa-mãe, aconteceu comigo aí baixei o BIOS novamente mas para a placa certa.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...