Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Tem quem "chore" porque ela não tem heatsink nas VRMs.

edit: Ah, a gamming ii é a versão revisada pós-choro. Agora ela tem heatsink nas VRMs, heheh.

Então, é uma B450 honesta. Se for para usar um Ryzen 5/7/9 da geração 5XXX eu faria uma forçinha pra ir para uma B550.

• Curtir 1
Postado

@W46n3r @RS Fariao intuito é jogar, não sou um usuário que exige muito do PC

Tenho um Ryzen 5 5600g, 2x8 memória Corsair vengeance RGB rs 8gb. SSD 256gb XPG s41 TUF.

Na época me indicaram a versão 1, depois vi a 2 e Peguei ela pensando em economizar (custo-benefício)

E pela facilidade de atualizar a BIOS pelo BIOS Flashback

Futuramente upgrade (Placa de vídeo)

@W46n3rrealmente iria de b550 com as condições de hoje, mas na época a grana estava pouca 

Postado
8 horas atrás, Breno 27323 disse:

Na época me indicaram a versão 1, depois vi a 2 e Peguei ela..

Ué, então você já comprou a placa, é só usar que verá se é boa ou não. 😉 

Postado

@W46n3r Oi Wagner tudo bom ? Eu como o amigo aí estou querendo comprar um 5 5600 + 2060 ou 3060

Eu tava bastante inclinado a pegar a A520M pois me disseram que caso eu não tenha pretenção de upgrades futuros ela é suficiente.

Porém você falou 

14 horas atrás, W46n3r disse:

Se for para usar um Ryzen 5/7/9 da geração 5XXX eu faria uma forçinha pra ir para uma B550.

Pode me explicar mais a fundo por gentileza ? Obrigado !

Postado

Ryzen 7 5800, 5800X3D

Ryzen 9 5900X, 5090X

São CPUs com TDP alto - 105 watts, então precisam de placa-mãe com circuito de VRM reforçado, que via de regra só tem nas placa-mãe B550, X570. Uma exceção à regra é a ASUS UF B450M-Plus. Também não significa que toda placa B550 tenha bom VRM, "né Biostar".

Citação

... upgrades futuros ... blablabla

OK. Mas quando é esse futuro para você?

Ano que vem, daqui a dois anos, no máximo três anos?

Porque se for por prazo superior esqueça upgrade em soquete AM4, simplesmente porque haverá CPU de geração nova - seja AMD ou Intel; com desempenho melhor e por preço igual ou até menor que as opções que você terá para o AM4.

Upgrade lógico para o 5600 é o 5800X3D - em jogos rende a mais na média 20% (pouco mas é o que tem), mas a tendência é que este CPU mantenha preço alto, hoje custa R$ 2.490,00. 

"Back to the Future": Em 2018 - a quatro anos; um CPU "high end" da AMD era o Ryzen 2700X, quanto custa hoje?

No M. Livre tem anúncios dele na faixa de R$ 1.000, 00 - na Amazon por R$ 2.489,00. 😵

Então vale a pena fazer upgrade para o 2700X hoje? 

Do ponto de vista de jogos não, pois um i3-12100F dá mais FPS, custando R$ 680,00.

Estou exemplificando com um CPU de soquete diferente para ilustrar o que teria acontecido se o AM4 tivesse morrido em 2018.

Em 2026 terá decorrido 4 anos da "morte anunciada" do AM4, embora seja possível que dependendo do desempenho dos "low end" da 13ª da Intel - i3-13100F, i5-13400F a AMD possa "ressuscitar" o 5600 na forma de um 5600X3D, mas como já se confirmou um Ryzen 7 7300 é pouco provável.

Postado

@1lokos Não não Lokos, acho que você entendeu errado ! Eu NÃO tenho pretenção de upgrades futuros entendeu ?

2 horas atrás, Daniel Pr. disse:

caso eu não tenha pretenção de upgrades futuros

Se for pra gastar de novo prefiro gastar numa máquina inteira nova daqui 3,4,5 anos... 

A minha dúvida foi sobre a A520M não ser suficiente para o 5 5600, ja que o amigo @W46n3r disse:

16 horas atrás, W46n3r disse:

Se for para usar um Ryzen 5/7/9 da geração 5XXX eu faria uma forçinha pra ir para uma B550.

Qual sua opinião sobre ? E muito obrigado pela resposta ! Inclusive sigo seu perfil pra aos poucos ir aprendendo mais !

Postado

Entre A520 e B450 eu sou mais a B450. Basicamente por ter o PBO... mas agora, num Ryzen 5600 (sem X) isso não vai fazer diferença alguma.

A A520 não é má opção para um 5600. Só tenha em mente que se no futuro aparecer um 5800X ou 5800X3D a preço de banana, você não vai ter PBO e as VRMs na placa provavelmente vão ficar no limite. Então... a A520 é mais nova, mas a B450 oferece algumas coisas que só as B vão ter.

• Curtir 1
Postado

@W46n3r Brigadão Wagner !!

Não não, não tenho a menor pretensão de fazer upgrades, nem costumo acompanhar preços pra isso.

No máximo daqui uns 3,4,5 anos monto um PC novo do zero mesmo, valeu irmão !

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...