Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá,

Bom, tenho o meu computador a aproximadamente 4 anos e desde o começo, por vezes, depois de desligado eu precisava aguardar um tempo pra ele ligar de novo, pois as ventoinhas (incluindo a do processador) giravam mas parava, assim como os leds apenas piscavam. Como era só esperar cerca de 20 minutos pra poder ligar e depois de ligado eu não tinha problema não consegui identificar nenhum problema.

Recentemente fui jogar overwatch 2, porém depois de 2 partidas ele crashava ou o computador retornava uma tela azul com códigos variados, nunca eram os mesmos. Além de ter esse mesmo problema de telas azuis ao tentar jogar PUBG e por vezes valorant, ele fechava em momentos aleatórios e as vezes também dava essa maldita tela azul. No valorant eu consegui solucionar em março, pois parecia apenas um problema do firewall do windows (não utilizo anti vírus), magicamente o overwatch 2 rodou por uns 3 dias sem apresentar erro nenhum, mas no valorant os fechamentos e telas azuis tinham voltado e no ow2 também.  Desligando incorretamente, ou as vezes até tentando voltar da hibernação (ele piscava e não voltava), ele apresentava esse problema de ligar. Ele estava com horário errado e o boot meio lento, então pensei que pudesse ser a bateria CMOS. Atualizei todos os drivers, a BIOS, utilizando um pendrive com o arquivo baixado pelo site da ASUS e apareceu a mensagem de atualizado com sucesso antes de reiniciar e não ligar mais, porém, ao reiniciar ele não ligava, apenas dava a acendida e a rodada, mas decidi trocar a bateria assim mesmo. Agora ele não está ligando, nem dando aquele sinal, nem sinal nenhum. A luz da placa-mãe está acesa (o RGB da placa h310m tuf plus/br) mas os periféricos não dão sinal quando eu conecto no USB (antes o teclado piscava quando eu conectava). Fiz teste RAM e nenhuma delas apresentou defeito, usei os métodos SFC, DISM e CHKDSK do msdos, verifiquei todos os cabos (pra ver se ligava). Tentei detalhar o máximo possível.

As especificações dele são:

i3 8100 coffe lake (3.6 GHz)

placa-mãe ASUS H310m TUF plus gaming/Br

Placa de vídeo GTX 1060 6 GB

Fonte neologic NL 500

HDD 1 TB Toshiba (o sistema operacional tá nele)

SSD 480 GB Kingston

16 GB de RAM - 8 GB hyperx Fury DDR4 e outro de 8 GB da XPG

Windows 11 PRO atualizado recentemente (eu ia tentar fazer um downgrade pro 10 pra ver se resolvia, mas ele nem tá ligando mais)

A foto dele (com a única parte acesa). Eu só abri a tampa de vidro pra não dar reflexo na foto, uso ele fechado.

IMG_20221029_233854.jpg

• Membro VIP
Postado

De acordo com outros fóruns, essa fonte é bem ruim. talvez seja ela a causa do possível problema. Você pode verificar a saúde de seus armazenamentos usando o Crystal Disk Info. E a propósito, não seria melhor formatar o pc e colocar o sistema operacional dentro do SSD?

• Curtir 1
Postado

@Gabriel Torres excelente tutorial. Atualizando: antes mesmo de ler (meu e-mail não tinha notificado 😐) eu realizei os procedimentos: retirar placa de vídeo, todos os conectores do painel frontal (hdd led, reset, power switch e etc), removi o HD e o SSD e tentei ligar utilizando uma chave de fenda e ele ligou. Não cheguei a conectar um cabo VGA/HDMI pra verificar se deu vídeo (e não sei se o i3 8100 tem vídeo integrado), porém o speaker da placa deu 1 bipe longo, 3 bipes curtos e depois de alguns segundos outro bipe curto, no site da ASUS é dito que esse padrão de bipes é relacionado a placa gráfica, mesmo ele estando sem a placa de vídeo. Coloquei o HD e ele ligou, ligou com o SSD também, mas quando eu tento ligar usando o jumper do Power switch do painel (pra ligar no botão) ele liga somente as vezes. Reinstalei a placa de vídeo e, mesmo não ligando, ele deu aquele sinal que eu citei inicialmente, piscando a ventoinha e os leds (com a placa-mãe acesa), coisa que não tava acontecendo antes. Irei realizar o tutorial e logo após retornarei.

@TheDemonLena É, também já vi análises não muito boas dessa fonte, mas ela me serviu durante esses 4 anos. Vou tentar trocar ela assim que possível e adquirir um water cooler (litoral de SP esquenta demais no verão). Assim que conseguir resolver esse problema vou formatar e instalar o windows no SSD mesmo. Obrigado mesmo assim.

Postado

Atualizando a situação: Testando inserindo componente a componente eu verifiquei que ele parou de ligar com a placa de vídeo, dando a piscada e não arrancando. Porém, sem o conector (dos pinos) e somente encaixada no slot pci ele inicia (sem dar boot(ainda não testei se dá vídeo)). Com ambos conectados apenas pisca sem o arranque. Pode ser ainda assim que a placa esteja condenada ou talvez seja o cabo de alimentação/a conexão na placa?

Postado

Bom, só encaixada ele liga mas não dá vídeo nem boot e percebi que ao tentar ligar novamente ele volta a apenas piscar. Pior que eu abri a placa de vídeo e todos os capacitores estão ok, não aparenta ter nada queimado. A única coisa que verifiquei foi que nos polos negativos do conector de 6 pinos da placa de vídeo 2 apresentam continuidade e o do meio não, é normal ou é realmente um sinal de que queimou? Porque mesmo sem a placa de vídeo ele não tá dando o bipe do boot.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!