Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ryzen 5 3400g travando em jogos e reiniciando.


Ir à solução Resolvido por 71scrp,

Posts recomendados

Boa noite pessoal, comprei um kit de um amigo com as config 

 

placa-mãe: a320m-HD

processador: Ryzen 5 3400g

 

Eu tinha 24 gb aqui de um outro kit meu e coloquei nesse kit que comprei o Ryzen 3400g. 8 GB 3000hz da xpg gaming e o outro pente de 16 gb 3200hz da RLB

a fonte que eu uso e uma de 330w genérica, instalei tudo certo, entrei em um jogo (league of legends) pra testar joguei tudo certo, no final da partida que foi para a area de trabalho a tela do pc congelou e reiniciou, não liguei muito pois achei que era do meu HD, fui testar em outro jogo (rust) joguei por um tempo, quando fechei o game a tela congelou novamente e reiniciou o computador, comecei a suspeitar do processador fui ver as temperatura tudo normal pegando 70 graus a 80 graus em alguns jogo e sempre congelando e reiniciando o pc. formatei o HD achando que era algum bug por ter configs do meu outro kit que usava, mas mesmo assim congelava e reiniciava o pc, atualizei a BIOS pra a mais recente e o pc continua com o mesmo defeito, vi alguns vídeos dizendo para mexer nas opção de energia mas tambem não resolveu, ja atualizei BIOS, drives, configs que me indicaram e nada, fui fazer o teste utilizando o FurMark em menos de 5 minutos apresentou tela azul e reiniciou o pc, na area de trabalho utilizando o computador normal sem jogar ele ainda ficar um bom tempo sem congelar a tela reiniciar mais acontece. O meu amigo usava o kit normalmente sem nenhum problema, alguém poderia me ajudar pois esta muito chato utilizar o computador desse jeito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

Boa noite, eu tinha um problema semelhante ao seu, vou te passar algumas possíveis soluções, peço que teste todas.

 

na tua BIOS, se tua placa-mãe for da ASRock, vai ser o mesmo procedimento que o meu.

 

Solução 1 - desativando o core performance boost

 

para isso, va na sua BIOS, advanced, AMD CBS, CPU COMMON OPTIONS e cheque se a opção “ core performance boost “ está ativada. Caso esteja, desative-a. Ele basicamente estava aumentando o vcore da cpu, chegando a 1.5v em idle.

 

Solução 2 - Limpe as duas memórias com uma borracha e troque as mesmas de posição. ( ex. Coloque a primeira no slot 2 e a segunda no slot 1 ) isso funcionou para mim. Além do mais, teste as memórias separadamente e e em cada slot e veja se o problema persiste.

 

Solução 3 - Cheque por pinos tortos no processador, esse problema é bem comum para ser honesto e dependendo do pino pode estar afetando a memória e causando o congelamento. E para finalizar, cheque as temperaturas do processador também.

 

Aqui vai uma recomendação minha, troque essa fonte o mais rápido possível. Pode ser até mesmo ela que esteja causando isso, faça um teste com uma boa fonte e me diga os resultados se puder. Espero seu retorno 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 30/10/2022 às 22:33, 71scrp disse:

 

para isso, va na sua BIOS, advanced, AMD CBS, CPU COMMON OPTIONS e cheque se a opção “ core performance boost “ está ativada. Caso esteja, desative-a. Ele basicamente estava aumentando o vcore da cpu, chegando a 1.5v em idle.

 

Boa noite, Só em eu fazer isso já não estar mais congelando o pc é não estar mais dando tela azul, muito obrigado já estava ficando sem cabeça pra resolver isso.

Em 30/10/2022 às 22:39, Math.Pi disse:

Comece comprando uma fonte decente. Depois que deixar seu setup correto, faça os testes.

Sim!! já estou providenciando uma. valeu pela dica.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!