Ir ao conteúdo

Ryzen 5 3400g travando em jogos e reiniciando.

Ir à solução Resolvido por 71scrp,

Posts recomendados

Postado

Boa noite pessoal, comprei um kit de um amigo com as config 

placa-mãe: a320m-HD

processador: Ryzen 5 3400g

Eu tinha 24 gb aqui de um outro kit meu e coloquei nesse kit que comprei o Ryzen 3400g. 8 GB 3000hz da xpg gaming e o outro pente de 16 gb 3200hz da RLB

a fonte que eu uso e uma de 330w genérica, instalei tudo certo, entrei em um jogo (league of legends) pra testar joguei tudo certo, no final da partida que foi para a area de trabalho a tela do pc congelou e reiniciou, não liguei muito pois achei que era do meu HD, fui testar em outro jogo (rust) joguei por um tempo, quando fechei o game a tela congelou novamente e reiniciou o computador, comecei a suspeitar do processador fui ver as temperatura tudo normal pegando 70 graus a 80 graus em alguns jogo e sempre congelando e reiniciando o pc. formatei o HD achando que era algum bug por ter configs do meu outro kit que usava, mas mesmo assim congelava e reiniciava o pc, atualizei a BIOS pra a mais recente e o pc continua com o mesmo defeito, vi alguns vídeos dizendo para mexer nas opção de energia mas tambem não resolveu, ja atualizei BIOS, drives, configs que me indicaram e nada, fui fazer o teste utilizando o FurMark em menos de 5 minutos apresentou tela azul e reiniciou o pc, na area de trabalho utilizando o computador normal sem jogar ele ainda ficar um bom tempo sem congelar a tela reiniciar mais acontece. O meu amigo usava o kit normalmente sem nenhum problema, alguém poderia me ajudar pois esta muito chato utilizar o computador desse jeito.

• Solução
Postado

Boa noite, eu tinha um problema semelhante ao seu, vou te passar algumas possíveis soluções, peço que teste todas.

na tua BIOS, se tua placa-mãe for da ASRock, vai ser o mesmo procedimento que o meu.

Solução 1 - desativando o core performance boost

para isso, va na sua BIOS, advanced, AMD CBS, CPU COMMON OPTIONS e cheque se a opção “ core performance boost “ está ativada. Caso esteja, desative-a. Ele basicamente estava aumentando o vcore da cpu, chegando a 1.5v em idle.

Solução 2 - Limpe as duas memórias com uma borracha e troque as mesmas de posição. ( ex. Coloque a primeira no slot 2 e a segunda no slot 1 ) isso funcionou para mim. Além do mais, teste as memórias separadamente e e em cada slot e veja se o problema persiste.

Solução 3 - Cheque por pinos tortos no processador, esse problema é bem comum para ser honesto e dependendo do pino pode estar afetando a memória e causando o congelamento. E para finalizar, cheque as temperaturas do processador também.

Aqui vai uma recomendação minha, troque essa fonte o mais rápido possível. Pode ser até mesmo ela que esteja causando isso, faça um teste com uma boa fonte e me diga os resultados se puder. Espero seu retorno 

Postado
Em 30/10/2022 às 22:33, 71scrp disse:

para isso, va na sua BIOS, advanced, AMD CBS, CPU COMMON OPTIONS e cheque se a opção “ core performance boost “ está ativada. Caso esteja, desative-a. Ele basicamente estava aumentando o vcore da cpu, chegando a 1.5v em idle.

Boa noite, Só em eu fazer isso já não estar mais congelando o pc é não estar mais dando tela azul, muito obrigado já estava ficando sem cabeça pra resolver isso.

Em 30/10/2022 às 22:39, Math.Pi disse:

Comece comprando uma fonte decente. Depois que deixar seu setup correto, faça os testes.

Sim!! já estou providenciando uma. valeu pela dica.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!