Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá, boa noite, trabalho com arquitetura e preciso de um computador com boa velocidade para edições, renderizações etc. Não entendo muito sobre computadores mas procurando em alguns sites vi que seria bom investir num bom processador e numa boa placa de vídeo. Tenho que montar desde o 0, e gostaria de saber se algumas das opções que eu escolhi para montar esse computador estão boas ou se pode acontecer algum problema. Vou deixar aqui minhas escolhas, agradeço se alguém puder me ajudar já que não tenho muita noção. 

- Placa-Mãe ASUS TUF Gaming X570-Plus/BR, AMD AM4, ATX, DDR4
- Processador AMD Ryzen 7 5800X, 3.8GHz (4.7GHz Max Turbo), Cache 36MB, Octa Core, 16 Threads, AM4 - 100-100000063WOF
- Placa de Vídeo MSI NVIDIA GeForce RTX 2060 Ventus GP OC, 6GB GDDR6, Ray Tracing - GeForce RTX 2060 VENTUS GP OC
- SSD 256 GB Husky Gaming, M.2 NVMe, Leitura: 1800MB/s e Gravação: 1300MB/s - HGML003
- Memória Corsair Vengeance RGB, 16GB (2x8GB), 3200MHz, DDR4, CL16, Preto - CMW16GX4M2C3200C16
- Fonte Atx 650w, Cv650, 80 Plus Bronze, Com Cabo De Forca, Cp-9020236-br 
- Monitor Gamer Samsung 22' IPS, 75 Hz, Full HD, FreeSync, HDMI/VGA, VESA - LF22T350FHLMZD
- Gabinete Aerocool Cylon RGB LED MID Tower ATX Preto

Achei duas opções de cooler, alguém pudo me explicar também essa diferença do water pro air em relação ao desemprenho.
- Water Cooler Cooler Master MasterLiquid ML240L V2, 240mm - MLW-D24M-A18PK-R2 / Air Cooler Rise Mode Gamer G800, 180mm, RGB - RM-AC-O8-RGB

Obrigada desde já.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

Qual seu orçamento? Em geral o water cooler é mais eficiente. Mas se o gabinete possuir boa circulação de ar e não for fazer overclock, o air cooler de qualidade ja vai atender seu uso.

Não sei sobre os programas de edição, mas se for salvar arquivos que exigem bastante armazenamento seria interessante colocar um HD também para estes arquivos.

• Solução
Postado
1 hora atrás, Mariana Resende disse:

- Placa-Mãe ASUS TUF Gaming X570-Plus/BR, AMD AM4, ATX, DDR4

No lugar desta X570 pode usar a TUF B550M-PLUS que é uns 400,00 a menos.

- Processador AMD Ryzen 7 5800X

No lugar deste 5800X considere o 5700X, que é basicamente o mesmo CPU com clock um pouco menor, porém mais importante, TDP menor - 65w contra 105w, esquentando menos.

- Fonte Atx 650w, Cv650, 80 Plus Bronze, Com Cabo De Forca, Cp-9020236-br 

No lugar desta CV considere uma CX ou XPG Pylon, Core Reactor. 

- Gabinete Aerocool Cylon RGB LED MID Tower ATX Preto

Gabinete com péssima entrada de ar frontal, inadequado especialmente para o 5800X.

Exemplo de gabinete adequado, com frente em "mesh" - tela de alumínio, que vai proporcionar um bom airflow.

kldyxHzGAkR1ICAyrt9kpL7L_lfkh0dUag5lXwpQ

Silvestone Fara H1M, inclui um fan de 120mm na traseira. Tem modelo similar da mesma marca na cor black.

gabinete-gamer-silverstone-fara-h1m-mini

Tem modelos similares da Montech, ou das marcas "de grife", Cooler Master, Corsair, NZXT, Lian Li.

- Water Cooler Cooler Master MasterLiquid ML240L V2, 240mm - MLW-D24M-A18PK-R2 / Air Cooler Rise Mode Gamer G800, 180mm, RGB - RM-AC-O8-RGB

WC é uma complicação desnecessária, já o AC selecionado é um modelo ruim, "gamer" com fans de 90mm, que devido ao tamanho menor precisar girar até 2.100 RPM sendo ruidosas.

Opção de AC - para o 5800X

DeepCool AS500

Scythe Fuma  2

Para o 5700X

DeepCool AK400

Gammaxx 400 PRO (2 fans)

Scythe Kotetsu Mark 2

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

Com a recomendação acima não terá nenhum problema com a placa de vídeo, vi que alguns programas que usam edição de vídeo precisam bastante memória RAM, não sei se é o caso dos programas que vai usar. Mas 2x16 GB (ou 4x8) pode ser uma boa escolha também. Se o gabinete não vier com fans, procure manter mesmo número de fans para  entrada e saída. 

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!