Ir ao conteúdo

Qual a diferença entre as placas-mãe Gigabyte B550M AORUS Elite e B550M-DS3H?

Ir à solução Resolvido por Otávio Furoni,

Posts recomendados

Postado

Boa noite, estou montando um PC onde tenho um AMD 5700X e uma 3060TI e estou em dúvida em qual vai ser a diferença entre duas B550M que encontro no site da KaBuM:

Placa-Mãe Gigabyte B550M Aorus Elite, AMD AM4, Micro ATX, DDR4 R$ 1.149,90

e

Placa-Mãe Gigabyte B550M DS3H, AMD AM4, Micro ATX, DDR4 R$ 849,99

Qual vai ser a diferença disso no desempenho do meu PC e nos aspectos das duas mesmo?

• Solução
Postado

@imzerd B550M AORUS ELITE tem mais fases e melhor dissipação no VRM, portanto, o processador ficará mais estável.

Caso misture esse 5700x com a b550 ds3h provavelmente sofrerá com thermal throttling em alguns cenários, onde o circuito de VRM limitará o desempenho do processador por fragilidade.

Por esse motivo, não se combina processador high-end com placa-mãe baratinha.

Não são nem de perto o mesmo modelo, apesar de ter o mesmo chipset.

Postado
1 hora atrás, Otávio Furoni disse:

@imzerd 

Caso misture esse 5700x com a b550 ds3h 

Por esse motivo, não se combina processador high-end com placa-mãe baratinha.

Picuinha, mas nem o 5700X é "high end" nem a DS3H é "baratinha", não que seu alto preço seja sinônimo de qualidade. 🙂 

Mas segundo a "Tier list" do Gabriel Ferraz tanto a DS3H quanto a Aorus Elite tem VRM 5+3 fases usando os mesmos PWM, Mosfets, e são capazes de 100 Amperes - sem ventilação forçada. De diferença mesmo é o dissipador um pouco maior no VRM(Vcore) da Elite, na parte de cima do VRM nenhuma das duas tem dissipador.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...