Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Tenho uma placa-mãe antiguinha comigo e penso em comprar um pc novo,placa de vídeo,processador etc. Porém, primeiro vou comprar uma placa de vídeo a Rx 6600 XT como não vou comprar tudo de uma vez queria saber se a placa ligaria na minha placa-mãe por conta que a placa de vídeo pede sistema Uefi e o meu está em legacy e não consigo mudar pela BIOS mesmo parecendo que tem algum tipo de suporte pelo o que diz na BIOS.

IMG-20221105-WA0014.jpeg

Postado

@gugopchaga

Ao que tudo indica, essa placa de vídeo não será reconhecida nessa placa-mãe e portanto voce não conseguirá dar vídeo...

Essas placas de vídeo mais novas são "uefi only", ou seja só funcionam em placa-mãe com interface UEFI.

A sua placa-mãe possui interface de BIOS tradicional, então mesmo que ela tenha a opção de "ativar compatibilidade UEFI" isso só vai servir para voce conseguir formatar um HDD em GPT, mas a placa de vídeo vai continuar não sendo reconhecida.

Qual o modelo da sua placa-mãe? Se for uma H61, talvez tenha uma versão de BIOS mais nova já com a interface em UEFI...

Postado

@gutopereira Sim, ela é uma h61 porém não achei em nenhum lugar update de BIOS. 

Mas mesmo se eu mudasse de legacy para uefi ela não reconheceria mesmo assim?? 

Tambem vi um vídeo de um cara ensinando a dar boot 

talvez essa seria minha solução ja que tenho processador com vídeo integrado. 

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
17 horas atrás, gutopereira disse:

A sua placa-mãe possui interface de BIOS tradicional,

A interface não quer dizer nada. Na tela postada por ele, diz lá que é UEFI, numa implementação da versão 2.3 da especificação, base de código AMI Aptio 4.x. Se o fabricante da placa não fez lambança (a versão do BIOS é de 2020), pode ser que tenha suporte completo, com Secure Boot e tudo.

@gugopchaga  Tem que ver o que tem nas outras guias.

Postado
3 horas atrás, Marcos FRM disse:

A interface não quer dizer nada. Na tela postada por ele, diz lá que é UEFI, numa implementação da versão 2.3 da especificação, base de código AMI Aptio 4.x. Se o fabricante da placa não fez lambança (a versão do BIOS é de 2020), pode ser que tenha suporte completo, com Secure Boot e tudo.

@gugopchaga  Tem que ver o que tem nas outras guias.

Eu não tenho conhecimento técnico para saber porque isso aconteceria, mas eu já tive uma placa H61 da Intel e acontecia exatamente isso. Todas as versões de BIOS que utilizavam interface Legacy a RX 550 não era reconhecida, inclusive nas versões mais novas onde era possível ativar a opção "UEFI" oqual a gente conseguia formatar um HDD em modo GPT para instalar o Windows 10. Somente na penultima e ultima versão da BIOS liberada pela Intel que a interface mudou de Legacy para UEFI, a partir desse momento a placa RX550 passou a ser reconhecida pela placa-mãe.

Aqui mesmo no no fórum eu já vi diversos casos de gente com esse mesmo problema em placas H61 da ASUS, Gigabyte, ECS, e eles só conseguiram usar placas RX550, RX480, RX570, etc, quando instalaram uma versão de BIOS que mudava a interface para UEFI.

• Membro VIP
Postado

A interface não quer dizer nada. Agora, se a implementação UEFI em questão é deficiente, é outra coisa. Senão, por essa lógica, assumiríamos que os BIOS baseados no código da Insyde, populares em produtos da Acer e Dell[*], cuja interface de configuração é somente texto, seriam incompatíveis, o que não é verdade.

Tem um teste simples: usar uma mídia de inicialização UEFI-only. No Rufus, colocar "Esquema de partição -> GPT" (o que selecionará "Sistema de destino -> UEFI (não CSM)". Se iniciar, é UEFI. Se não iniciar, não é... 🤯 

[*] Ao contrário da nojeira do mercado de placas avulsas, PCs de grife vêm configurados com UEFI-only + secure boot há mais de uma década.

Postado
4 horas atrás, Marcos FRM disse:

Tem um teste simples: usar uma mídia de inicialização UEFI-only. No Rufus, colocar "Esquema de partição -> GPT" (o que selecionará "Sistema de destino -> UEFI (não CSM)". Se iniciar, é UEFI. Se não iniciar, não é... 🤯 

Foi isso que eu expliquei, nessa placa H61 da Intel que eu usei, as ultimas BIOS Legacy possuiam uma opção chamada UEFI, que ao ser ativada eu conseguia instalar o Windows10 em GPT fazendo exatamente dessa forma que voce explicou com o Rufus. Se eu desativasse essa opção uefi na BIOS, o pendrive não era reconhecido no boot.

Essa versão de BIOS não reconhecia a RX550 independente de estar com a opção UEFI ativada ou não.

Nas duas ultimas versões de BIOS para essa placa-mãe, a inferface mudou de Legacy para UEFI, que é aquela interface mais moderna com fundo preto e que funciona mouse e teclado (na BIOS anterior o fundo era azul e apenas o teclado funcionava).

E foi somente nessa versão de BIOS que a RX550 passou a ser reconhecida, aliás mesmo que eu desativasse o UEFI(usando o modo CSM) para poder usar o HDD com o Windows instalado em MBR, a placa de vídeo RX550 continuava sendo reconhecida. 

Isso eu vi acontecer com vários outros usuários aqui no fórum, ou seja apesar deles dizerem que tinham ativado o modo UEFI na BIOS, a placa de vídeo continuava não sendo reconhecida.

As marcas principais do mercado, ASUS, GIGABYTE, ECS, INTEL, todas elas liberaram atualizações de BIOS onde a interface mudou de Legacy para UEFI. Em todas elas ao atualizar a BIOS a placa de vídeo passou a ser reconhecida. Já as marcas genéricas que não atualizavam a BIOS como por exemplo a Positivo, IPM, etc, não tinha o que fazer...

Como eu disse antes, não tenho conhecimento tecnico e só estou explicando o que eu vi. A minha percepção é que a BIOS com interface Legacy como a do colega autor do tópico, ao ativar a opção UEFI voce ativa o modo de compatibilidade com discos GPT, mas a BIOS continua sendo Legacy e por isso a placa de vídeo continuava não sendo reconhecida. Ao instalar uma BIOS com interface UEFI, mesmo que eu ativasse o modo CSM para poder utilizar discos MBR, a placa de vídeo continuava sendo reconhecida porque a BIOS nativamente é UEFI.

Não sei se isso é um problema do chipset H61 ou se é propriamente problema na BIOS Legacy vs UEFI, mas foi exatamente no chipset H61 que houve essa migração de BIOS Legacy para UEFI.

• Membro VIP
Postado
12 minutos atrás, gutopereira disse:

Nas duas ultimas versões de BIOS para essa placa-mãe, a inferface mudou de Legacy para UEFI,

Se convença que isso foi pura coincidência.

Postado
20 minutos atrás, Marcos FRM disse:

Se convença que isso foi pura coincidência.

Mas e com os outros usuários aqui do forum? Coincidência com todo mundo mesmo usando placas de marcas diferentes?
Não acredito que seja...

Como eu expliquei, mesmo ativando a opção UEFI a placa de vídeo continuava não sendo reconhecida. Isso não aconteceu só comigo e nem só com placas da marca Intel.

Postado

Bom pelo o que entendi mesmo se eu fizesse update da BIOS e mudasse o boot pra uefi ainda assim não reconheceria a placa. então eu teria que fazer uma nova instalação do windows em gpt com uefi pra ai sim a placa de vídeo ser reconhecida?

Tambem vi alguns vídeo de um homem mudando de legacy pra uefi usando o cmd porém não pesquisei muito sobre isso.

Postado
6 minutos atrás, gugopchaga disse:

Bom pelo o que entendi mesmo se eu fizesse update da BIOS e mudasse o boot pra uefi ainda assim não reconheceria a placa. então eu teria que fazer uma nova instalação do windows em gpt com uefi pra ai sim a placa de vídeo ser reconhecida?

Tambem vi alguns vídeo de um homem mudando de legacy pra uefi usando o cmd porém não pesquisei muito sobre isso.

Não, isso não tem nada a ver com o Windows. o que vai determinar se a placa de vídeo será reconhecida é a versão da BIOS que esta instalada na sua placa-mãe.
o que eu estava conversando com o colega acima é se isso tem a ver com a interface da BIOS(UEFI vs Legacy) ou se tem a ver com a marca e versão da BIOS independente da interface.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
5 horas atrás, gutopereira disse:

Mas e com os outros usuários aqui do forum? Coincidência com todo mundo mesmo usando placas de marcas diferentes?
Não acredito que seja...

Como eu expliquei, mesmo ativando a opção UEFI a placa de vídeo continuava não sendo reconhecida. Isso não aconteceu só comigo e nem só com placas da marca Intel.

A culpa é outra. Poderíamos levantar a hipótese que BIOS UEFI baseados no código AMI Aptio 4 são problemáticos. Em teoria, Aptio 4.6.5.1, apesar de antigo, implementa a especificação UEFI 2.3.1, que é o ponto de corte do Windows 8 e suficiente para máquinas atuais. Talvez seja implementação porca do fabricante da placa? (é possível não implementarem o Graphics Output Protocol?) Não sei; demanda pesquisa. Apenas a interface de configuração não tem ligação direta com um BIOS UEFI implementar corretamente a especificação ou não. Do contrário, o que seria dos Alienware caríssimos com placas de vídeo top de linha (UEFI-only provavelmente) e BIOS UEFI InsydeH2O com interface em modo texto... 💓 ou mesmo meu finado Inspiron 5675 😭.

Observação irrelevante: infelizmente a Dell sucumbiu à moda e os Alienware de uns anos para cá estão com interface gráfica na configuração do BIOS. Mesmo assim, é uma interface minimalista e racional, não aquela coisa ridícula da ASRock, Gigabyte, etc, em que os caras pensam que é a sala de controle da Nabucodonosor do Matrix.

• Curtir 2

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!