Ir ao conteúdo

3200MHz para 3600MHz em um Ryzen 7 5800X (CL17)

Ir à solução Resolvido por Shaman93,

Posts recomendados

Postado

Bom dia/boa tarde/boa noite turma!

Estou tendo uma dúvida em relação a velocidade máxima de memória suportada pelo meu processador, um Ryzen 7 5800X.

Ao montar meu PC no inicio de outubro olhei o site da AMD sobre a velocidade máxima suportada de memória pelo cpu e nas especificações do R7 5800X diz que suporta até 3200MHz, porém em alguns vídeos no YouTube pude notar uma melhora no desempenho ao utilizar 3600MHz com XMP ativo, principalmente memórias que tenham CL16 ou até mesmo CL14, mas não me atentei e comprei uma memória RAM de CL17.

Em alguns vídeos recomenda-se a compra de memórias 3600MHz pois se houver algum problema, poderia ser reduzido a 3200MHz via BIOS.
Atualmente tenho mantido meu XMP ativo em 3200MHz para usar o "máximo seguro" da CPU e da placa-mãe.

Minha dúvida é: Realmente há essa "trava" de capacidade da CPU para 3200MHz ou eu conseguiria usar em 3600MHz conforme alguns vídeos relatam no YouTube no meu setup sem problema? Qual o efeito colateral de seu uso prolongado? Pois subir de 3200MHz para 3600MHz, em alguns jogos houve um aumento considerável em 1% LOW de fps, e até mesmo um aumento de 5%-15% de desempenho médio.

Meu setup completo para dúvidas:

CPU: Ryzen 7 5800X

RAM: Kingston Fury Beast 16GB (2x8GB), 3600MHz, DDR4, CL17

PLACA-MÃE: Gigabyte B550M Aorus Elite

PLACA DE VÍDEO: Galax GeForce RTX 3060

SSD: Kingston NV1, 500GB, M.2 2280 NVMe

FONTE: Gamemax GP650 650W, 80 Plus Bronze

• Solução
Postado
2 minutos atrás, felpspacharoni disse:

Realmente há essa "trava" de capacidade da CPU para 3200MHz ou eu conseguiria usar em 3600MHz conforme alguns vídeos relatam no YouTube no meu setup sem problema?

Não tem trava nenhuma. É só questão de sorte com o controlador de memória do processador. 100% dos processadores faz 3200 MHz sem problema, senão você pode acionar a garantia. Mas praticamente todos ainda conseguem tranquilamente 3600 MHz, e frequências superiores (quanto mais alto, mais sorte tem que ter dado com o chip).

3 minutos atrás, felpspacharoni disse:

Qual o efeito colateral de seu uso prolongado?

Desde que as tensões sejam mantidas em níveis adequados, nenhum.

• Curtir 2
  • Membro VIP
Postado
7 minutos atrás, felpspacharoni disse:

@Edvaldo J. Frederico obrigado pela resposta antecipadamente e a última dúvida que fica é se há necessidade de alterar algo além do clock da memória na BIOS para 3600MHz ou se preciso mudar algo mais.

Não, só aumente a frequência das memória e veja se fica estável.

Se não ficar estável você pode aumentar a latência das memórias.

Como te falei evite mexer com tensões para não reduzir a vida útil das memória do processador.

Só altere tensão se for para fazer algum teste rápido sem abusar muito, como por exemplo para benchmark.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...