Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Hoje, testando a temperatura e porcentagem de uso da minha placa de vídeo, acabei percebendo que, meu processador I5 11400F estava tendo a temperatura no meio do game, de 80 a 86 graus, no jogo Squad. Testei em alguns outros, como Dayz, e ele se manteve em 80-82. Assim, já me fez tirar a ideia de manter o coolerbox, mas não sei escolher muito bem AirCooler. Não gostaria de pagar tão caro em um, mas se tiver alguns que eu não me preocupe e seja um custo benefico legal, não deixarei de pensar em comprá-lo.

Tenho uma placa-mãe ASRock B560M Pro4

2x 8gb RAM XPG TUF 3200mhz

MSI RTX 2060 OC

CORSAIR TX550M 

Gabinete com 5 fans 120mm

Pensei na DeepCool Gammaxx 400 V2, Red, 120mm e na Air Cooler Rise Mode Gamer G800, 180mm. Caso tenha alguma com o preço mais elevado, e que valha mesmo a pena comprar, não deixarei de pensar no caso. Não irei fazer overclock.

Postado

Além de mudar cooler, pode também fazer undervolt, não é prejudicial ao processador e reduz a temperatura sem perder desempenho. Procure tutorial throttlestop no youtube se tiver interesse.

Postado

O Gammaxx 400 é bem falado, se bem que eu pessoalmente prefiro peças da china quando se trata de componentes secundários e não processador, placa de vídeo, etc.

Postado
5 minutos atrás, ValeComp disse:

O Gammax 400 é bem falado, se bem que eu pessoalmente prefiro peças da china quando se trata de componentes secundários e não processador, placa de vídeo, etc.

Fiquei mais com a ideia do Gammax 400, mas vi poucos testes, tenho receio de comprar o mesmo e me arrepender logo após, por isso comentei sobre ter algum com o preço um pouco mais elevado mas que possa me deixar tranquilo quanto a refrigeração.

Postado
51 minutos atrás, TheFerente disse:

Pensei na DeepCool Gammaxx 400 V2, Red, 120mm e na Air Cooler Rise Mode Gamer G800, 180mm.

Compre o Gammaxx 400V2, da DeepCool, marca que é sinônimo de qualidade em CPU Cooler.

Esse Rise Mode não tem nada de "180mm", as fans que usa são de 90mm, provavelmente por usar duas somaram os diâmetros na propaganda. 😛 

Citação

Gammax 400, mas vi poucos testes,

Note que em jogos com um i5-10400F o Gammaxx 400 V2 ficou apenas 2 graus a mais que Water Cooler de 240mm.

Citação

...algum com o preço um pouco mais elevado 

Gammaxx 400 PRO - Dual Fan - R$ 199,90

Scythe Kotetsu Mk. II - R$ 219,90

DeepCool AK400 - Em falta no momento.

Acima deste, o preço sobe para R$400,00+ como o Scythe Fuma2, Noctua NH-U9S

Postado

@TheFerente Eu pegaria um da china simplesmente por ter uma construção mais completa, esse por exemplo tem 3X mais heatpipes que o noctua. Mas é um pouco mais caro do que eu gostaria de gastar

image.png.e18784f15374c3112c609b62e9470fed.png

Postado
8 minutos atrás, 1lokos disse:

Compre o Gammaxx 400V2, ou o Gammaxx 400 PRO Dual fan, ambos são da DeepCool, marca que é sinônimo de qualidade em CPU Cooler.

Esse Rise Mode não tem nada de "180mm", as fans que usa são de 90mm, provavelmente por usar duas somaram os diâmetros na propaganda. 😛 

Beleeeeza amigo, conseguiria conferir pra mim, porque não achei exatamente com esse nome. O preço fica um pouquinho mais elevado apenas, mas se for pra não ter dor de cabeça depois, por que não investir né...

https://www.pichau.com.br/cooler-deepcool-gammaxx-400ex-120mm-preto-dp-mch4-gmx400ex?gclid=Cj0KCQiA37KbBhDgARIsAIzce16KRJjPmGuoYDKVxbiBerFbwT09aUm8FJ_bimS7r7bi_fh1_gsHdH8aAh1HEALw_wcB

Postado

@1lokos Pasta térmica dessa marca é mediocre inclusive (Rise Frost) - depois de um mês há uma piora monstruosa em desempenho e é preciso reaplicar.

Postado
16 minutos atrás, ValeComp disse:

@TheFerente Eu pegaria um da china simplesmente por ter uma construção mais completa, esse por exemplo tem 3X mais heatpipes que o noctua. Mas é um pouco mais caro do que eu gostaria de gastar

image.png.e18784f15374c3112c609b62e9470fed.png

Irei rever ambas, aparentemente elas são mais grandinhas, e pode ser que eu tenha um leve probleminha com minhas memórias ram.

53 minutos atrás, 1lokos disse:

Compre o Gammaxx 400V2, da DeepCool, marca que é sinônimo de qualidade em CPU Cooler.

Note que em jogos com um i5-10400F o Gammaxx 400 V2 ficou apenas 2 graus a mais que Water Cooler de 240mm.

Gammaxx 400 PRO - Dual Fan - R$ 199,90

Scythe Kotetsu Mk. II - R$ 219,90

DeepCool AK400 - Em falta no momento.

Acima deste, o preço sobe para R$400,00+ como o Scythe Fuma2, Noctua NH-U9S

Essa gammax 400 v2 é bem mais pequena e, um preço BEEEM mais baixo que as outras, provavelmente mantenha ela. @ValeComp Terei que investir em uma pasta térmica, desse jeito?

Postado
11 horas atrás, TheFerente disse:

... não achei exatamente com esse nome.

Gammaxx 400 PRO - R$ 199,99 é o modelo novo, que vem  com duas fans "pull-push" e com 20% a mais de aletas (relativo ao 400 V2).

Citação

Essa gammax 400 v2 é bem mais pequena e, um preço BEEEM mais baixo que as outras, provavelmente mantenha ela.

O Gammax 400 V2 ou o PRO usa fan de 120mm então não é menor.

Alias o Wovibo do Allii usa fans de 90mm -menores, menos eficientes, mais ruidosas; consequentemente a area de aletas também é menor.

Numero de heatpipes não quer dizer muita coisa, se forem com tubos sem parede lisa internamente vão ser menos eficientes.

No Allii tem AC de boas marcas, mas o preço não é interessante, como Thermalright, Jonsbo, Noctua, DeepCool.

Postado
1 hora atrás, 1lokos disse:

Gammaxx 400 PRO - R$ 199,99 é o modelo novo, que vem  com duas fans "pull-push" e com 20% a mais de aletas (relativo ao 400 V2).

O Gammax 400 V2 ou o PRO usa fan de 120mm então não é menor.

Alias o Wovibo do Allii usa fans de 90mm -menores, menos eficientes, mais ruidosas; consequentemente a area de aletas também é menor.

Numero de heatpipes não quer dizer muita coisa, se forem com tubos sem parede lisa internamente vão ser menos eficientes.

No Allii tem AC de boas marcas, mas o preço não é interessante, como Thermalright, Jonsbo, Noctua, DeepCool.

Eu dizia na largura dele... para não afetar as memórias ram... Mas pelo que vi em testes, por 99 reais, ele vale a pena?? O Gammax 400 v2 (frete gratis) só se caso ele não valha a pena e não venha me ajudar mesmo na refrigeração, assim vejo pra comprar esses outros mais fortes... Não irei fazer overclock nem nada...

Postado

Agora fiquei na dúvida, tanto o 400 V2 como o 400 PRO é para TDP de até 180W.

O problema é que o i5-11400F puxa mais de 200 W quando em estresse. Acho que nem o AK400 segura isso:

power-stress.png

Usando o CPU cooler Noctua NH-U14S*  ficou com estas temperaturas - note que com o cooler box atingiu 100º com o Power Limit acima de 65W.

cpu-temperature.png

* Senta e abra esse link para ver o preço do Noctua NH-U14S. 😁 

Postado
12 minutos atrás, 1lokos disse:

Agora fiquei na dúvida, tanto o 400 V2 como o 400 PRO é para TDP de até 180W.

O problema é que o i5-11400F puxa mais de 200 W quando em estresse. Acho que nem o AK400 segura isso:

power-stress.png

Usando o CPU cooler Noctua NH-U14S*  ficou com estas temperaturas - note que com o cooler box atingiu 100º com o Power Limit acima de 65W.

cpu-temperature.png

* Senta e abra esse link para ver o preço do Noctua NH-U14S. 😁 

😳

Estou testando aqui, no SQUAD, q é pesado, no coolerbox tá batendo no máximo 83C config no alto 

Postado
6 minutos atrás, 1lokos disse:

80's esta OK para o Cooler Box, mas no BIOS você esta com o Power Limit em 65W ou liberado?

Não sei informar, deixei como estava, verei ao chegar em casa 

Postado

A ASRock B560M Pro4 tem VRM suficiente para fazer o i5-11400F subir o clock do Turbo para o anunciado pela Intel, de 4.4.GHz, porém gerando mais calor.

Com o Power Limite em 65W - que é vem ajustado por padrão em algumas placa-mãe; o clock nem chega nos 4.GHz, algumas mal passa dos 3.5 GHz.

Postado
4 horas atrás, 1lokos disse:

power-stress.png

A imagem é o consumo do PC TODO que usaram no teste (Whole System).. Esse Core i5 bate em 120 ~ 125 Watts, no máximo..

@TheFerente

Olhe na BIOS, algo relacionado a Turbo Boost e Power Limit.. Mesmo com um cooler melhor, eu dei uma limitada nele pois, 120W é meio alto, mesmo pro Hyper T4 que uso aqui.. LÓGICO, pra uso intenso pois, pra jogos, o consumo é bem menor.. No seu caso, seria só o cooler box da Intel, sendo o lixo que sempre foi..

Postado
7 minutos atrás, RS Faria disse:

A imagem é o consumo do PC TODO que usaram no teste (Whole System).. Esse Core i5 bate em 120 ~ 125 Watts, no máximo..

@TheFerente

Olhe na BIOS, algo relacionado a Turbo Boost e Power Limit.. Mesmo com um cooler melhor, eu dei uma limitada nele pois, 120W é meio alto, mesmo pro Hyper T4 que uso aqui.. LÓGICO, pra uso intenso pois, pra jogos, o consumo é bem menor.. No seu caso, seria só o cooler box da Intel, sendo o lixo que sempre foi..

Perfeito, irei verificar quando chegar em casa (06:30), assim já envio aqui pra vocês.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...