Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal,

Comprei um Aspire 5 com Ryzen 7 5700u e estou com um problema, não consigo aumentar a VRAM para o vídeo da APU de jeito nenhum.

De fábrica vem com apenas 512mb dedicado para o vídeo, mas eu queria colocar no mínimo 1gb.

No meu desktop consegui fazer isso tranquilamente, foi só alterar na BIOS.

Mas nesse notebook não achei nenhuma configuração na BIOS que permita fazer isso. Alguém sabe dizer se tem alguma outra maneira de fazer isso?

Instalei a última versão da BIOS que encontrei no site da acer, mas ainda assim não encontrei a opção de aumentar a VRAM.

Postado

Obrigado, acabei caindo nessa "lenda do youtube".

Entretanto, tem uma coisa que eu ainda não entendi bem.

A memória RAM que o adaptador gráfico puxa independe da quantidade instalada no sistema?

Por exemplo, o note veio com 8gb, se eu não me engano vi em algum lugar que essa APU puxa até 2gb.

Mas se eu colocar mais memória RAM o vídeo passa a puxar mais? 

Postado

@genelypse  independende de quanta memória dedicada você tem, o Windows permite que até metade da quantidade de RAM disponível no seu computador possa ser usada como memória de vídeom, isso é, se essa quantidade estiver disponível pra uso (não sendo usada para outra coisa). Por exemplo, se você tem 8GB de RAM, seu vídeo integrado poderá usar até 4GB, se você tem 16GB, até 8GB, etc. Você pode ver isso no próprio gerenciador de tarefas:

Screenshot_26.png.6fb0462ad4f537115f1f8aa733956098.png

No meu caso eu tenho uma placa de vídeo dedicada com memória dedicada GDDR6, mesmo assim o Windows dá a possibilidade de eu usar metade dos meus 16GB de RAM (8GB) como memória de vídeo caso os 6GB sejam totalmente utilizados. No entando, no caso de uma placa de vídeo dedicada, diversos problemas de desempenho e estabilidades podem ocorrer devido a diferença (enorme) de velocidade entre a memória de vídeo dedicada e a memória RAM e também por causa das latências de comunicação.

• 3 semanas depois...
Postado

Eu tava com a mesma dúvida. Comprei o mesmo notebook recentemente e estou tentando rodar gta V, mas o jogo está limitando o uso de VRAM em 512MB e não me permite rodar o jogo em uma resolução mais alta, mesmo que em outros jogos que testei como shadow of the tombraider isso não esteja acontecendo. Por isso estava tentando dedicar uma quantidade maior de VRAM pra pra conseguir forçar a compatibilidade do jogo. 

@genelypse @GuilhermeGB Eu tava com a mesma dúvida. Comprei o mesmo notebook recentemente e estou tentando rodar gta V, mas o jogo está limitando o uso de VRAM em 512MB e não me permite rodar o jogo em uma resolução mais alta, mesmo que em outros jogos que testei como shadow of the tombraider isso não esteja acontecendo. Por isso estava tentando dedicar uma quantidade maior de VRAM pra pra conseguir forçar a compatibilidade do jogo. 

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...