Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Oi pessoal, tenho uma GTX 550Ti com as seguintes configurações:

Core Clock 700MHz

Memory Clock 1700

Core Voltage 1075

tenho uma fonte de 450w e gostaria de fazer um overclock médio/forte, qual a configuração? tentei no jogo teardown com 900mhz de core clock, 1850 de memory clock e 1075 core voltage e o driver parou de responder

Postado

@Henriquelme Mas qual fonte de 450W?

Mas já vou adiantar que diferente de CPU, overclock em GPU é muito mais difícil e da ganhos muito menores, além de aumentar muito o consumo e a temperatura (e as GTX 500 já eram bem quentes e consumiam bastante energia), recomendo evitar o OC de GPU e só fazer upgrade mesmo.

Postado
agora, PlayerUzumaki disse:

@Henriquelme Mas qual fonte de 450W?

Mas já vou adiantar que diferente de CPU, overclock em GPU é muito mais difícil e da ganhos muito menores, além de aumentar muito o consumo e a temperatura (e as GTX 500 já eram bem quentes e consumiam bastante energia), recomendo evitar o OC de GPU e só fazer upgrade mesmo.

É uma Corsair CX 450w, e a temperatura da GTX 550Ti tem uma máxima de 70 graus em testes de stress pesados, mas em jogos pesados ela fica no máximo até 60graus, então não vejo problema

é que tem alguns jogos (tipo teardown) que ficam oscilando entre 35~40 fps, queria aumentar um pouco isso

Postado

Aumentar de 700MHz para 900MHz é algo muito drástico, isso significa uma aumento de quase 29% na frequência. A regra fundamental do overclock é fazer aumentos pequenos e ir testando, tudo com calma e paciência.

• Curtir 1
Postado
3 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

Aumentar de 700MHz para 900MHz é algo muito drástico, isso significa uma aumento de quase 29% na frequência. A regra fundamental do overclock é fazer aumentos pequenos e ir testando, tudo com calma e paciência.

Ok, mas já vi pessoas fazendo isso e diziam ser overclock básico. porque então o driver apresenta problemas?

Eu vi em vídeos também q eles aumentam a tensão

Postado
15 minutos atrás, Henriquelme disse:

Ok, mas já vi pessoas fazendo isso e diziam ser overclock básico. porque então o driver apresenta problemas?

Eu vi em vídeos também q eles aumentam a tensão

Pelo que eu estava vendo aqui nas especificações da GTX 550 Ti, a frequência padrão dela já é 900MHz, bem curioso a sua estar rodando a 700MHz. Alguns modelos mais parrudos rodam até a 1000+MHz. A frequência da memória variando por volta dos 1000MHz, bem estranho a sua estar a 1700MHz. Você teria um print do GPU-Z da sua placa?

Postado
5 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

Pelo que eu estava vendo aqui nas especificações da GTX 550 Ti, a frequência padrão dela já é 900MHz, bem curioso a sua estar rodando a 700MHz. Alguns modelos mais parrudos rodam até a 1000+MHz. A frequência da memória variando por volta dos 1000MHz, bem estranho a sua estar a 1700MHz. Você teria um print do GPU-Z da sua placa?

Sim, eu comprei ela mas só percebi depois que era um modelo mais "baixo". Mas parece ser normal, apenas tinha um custo menor, e especificava lá que ela era de 700MHz. Era "Knup", algo assim

image.png

Postado

@Henriquelme ah, entendi. Ela realmente tem frequências mais baixas que o normal, não é uma placa oficial, provavelmente é algum modelo recondicionado e modificado, coisa que essas empesas chinesas fazem muito.

O chip GF116 não foi utilizado apenas a 550 Ti, foi utilizado também em outros modelos de placas, modelos esses que saíram com clocks mais baixos. Inclusive algumas também tinham barramento 128-bit igual a sua placa, pois a versão "normal" da 550 Ti era 192-bit. A GTS 450 rev. 2 tem especificações mais próximas da sua:

https://www.techpowerup.com/gpu-specs/GeForce-gts-450-rev-2.c595

É importante ressaltar que essas versões do chip GF116 podem estar rodando num clock mais baixo porque são chips que não foram aprovados para rodar na frequência mais alta, então talvez você não consiga alcançar esses clocks com estabilidade.

Postado
3 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

@Henriquelme ah, entendi. Ela realmente tem frequências mais baixas que o normal, não é uma placa oficial, provavelmente é algum modelo recondicionado e modificado, coisa que essas empesas chinesas fazem muito.

O chip GF116 não foi utilizado apenas a 550 Ti, foi utilizado também em outros modelos de placas, modelos esses que saíram com clocks mais baixos. Inclusive algumas também tinham barramento 128-bit igual a sua placa, pois a versão "normal" da 550 Ti era 192-bit. A GTS 450 rev. 2 tem especificações mais próximas da sua:

https://www.techpowerup.com/gpu-specs/GeForce-gts-450-rev-2.c595

É importante ressaltar que essas versões do chip GF116 podem estar rodando num clock mais baixo porque são chips que não foram aprovados para rodar na frequência mais alta, então talvez você não consiga alcançar esses clocks com estabilidade.

Entendi, muito obrigado pela informação. 

Não há mesmo como eu fazer um overclock alto nela? Que dê pelo menos pra jogar um jogo pesado com um frametime um pouco menor?

Postado
4 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

@Henriquelme talvez até consiga com uma tensão mais alta, mas pode ser que o chip nem aguente uma tensão maior, e isso também vai degradar a placa mais rápido, fazer aquecer mais, etc. Tente ver o mais alto que você consegue chegar sem aumentar a tensão.

você tem tempo pra vir anydesk?

Postado

@Henriquelme cara, o ideal é não aumentar muito e ir aumentando aos poucos conforme necessário. Você disse que a sua placa está rodando a 1075mV, você pode começar com 1100mV. Não é bom subir de uma vez porque o risco do overclock é justamente quando precisa mexer com a tensão, se você subir muito pode dar problema para a GPU.

Postado
1 minuto atrás, GuilhermeGB disse:

@Henriquelme cara, o ideal é não aumentar muito e ir aumentando aos poucos conforme necessário. Você disse que a sua placa está rodando a 1075mV, você pode começar com 1100mV. Não é bom subir de uma vez porque o risco do overclock é justamente quando precisa mexer com a tensão, se você subir muito pode dar problema para a GPU.

primeira vez que eu mudei isso eu fui pra 1080mV achando que era muito sauhdsua

aumentar + 100mhz de tudo e colocar em 1100mV é uma boa?

Postado
8 minutos atrás, Henriquelme disse:

primeira vez que eu mudei isso eu fui pra 1080mV achando que era muito sauhdsua

aumentar + 100mhz de tudo e colocar em 1100mV é uma boa?

Só os testes vão dizer, cada placa (mesmo sendo do mesmo modelo) se comporta de um jeito diferente.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!