Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Ala amigos, eu sempre tive placas de Vídeo AMD e a minha RX 470 sempre parava as fans quando eu não estava jogando.

Recentemente comprei uma RTX 2080 Super, e diferente da RX 470, ela fica com os coolres ligados o tempo todo. 

Gostaria de saber se tem alguma configuração para ela economizar os coolers quando não estou jogando, e deixar eles parados.

Obrigado desde já

Postado
1 hora atrás, TheDemonLena disse:

Provavelmente ela está a mais de 50 graus... é seu gabinete é bem fechado... Quantos graus ela está no momento parada?

Agradeço a resposta amigo. Bem, ela não passou de 65 graus em jogos. No meu PC, sem uso, a mesma ficou em 38, 42 graus, não chegou em 50 graus não, mesmo desligada. Tenho um gabinete com 6 fans, é bem arejado. A Própria 2080 tem três fans. 

Postado
6 horas atrás, Matheus Bustamante disse:

As placas de vídeo mais modernas possuem esse sistema que as ventoinhas só ligam quando necessário. Você pode mudar isso alterando a curva de fan dela, se isso te incomodar.

E faço isso no mais afterbunner?

Postado

@Anderson.Lima A tecnologia "Fan Stop" ou "Zero RPM" (que convenhamos, é bem simples) não está inserida em todos os modelos de placa de vídeo, vai depender muito da marca e modelo.

Além do silêncio, há quem defenda que o Fan Stop é útil para aumentar a vida útil da placa, onde faz com que você saia de um jogo e no momento que chega em 50c, por exemplo, as ventoinhas param. Com isso, a temperatura demora mais a cair e assim faz com que a placa não tenha que passar por uma mudança brusca de temperatura, evitando a expansão e contração do material de forma rápida.

Também há o outro lado que não gosta pelo desgaste que isso pode trazer as ventoinhas. Toda vez que as ventoinhas da sua placa de vídeo começam a girar, começa um processo de lubrificação para que assim não haja problemas no funcionamento, tanto é que hoje a maioria das placas utilizam fans Hydraulic Bearing por terem um espaço a mais de fluído. Quando se utiliza Fan Stop, como diz o nome, a ventoinha irá parar diversas vezes e com isso o processo de lubrificação terá que ocorrer bem mais vezes também... Como consequência, traz um desgaste natural maior do que a ventoinha sempre trabalhando em condições normais.

Eu pessoalmente já tive uma 1080 Ti que era excelente e havia a tecnologia Fan Stop, não com muitos meses as ventoinhas começaram a fazer um ruído sempre quando começavam a girar, justamente por desgaste do fluído lubrificante, eu imaginei. Com isso, sempre mantenho as ventoinhas no mínimo de rotação possível para elas não desligarem. Nunca mais tive esse problema.

Agora sim, respondendo sua pergunta: Você pode fazer uma curva personalizada com programas como o MSI Afterburner, onde você fará o escalonamento do uso da ventoinha conforme a variação de temperatura. Na temperatura que você deseja que as fans parem, coloque elas em 0% ou 0 RPM... Às vezes, vejo que há algumas placas que tem 30% como 0 de rotação por alguma interferência da BIOS.

Espero que tenha lhe ajudado.

Postado
9 horas atrás, Anderson.Lima disse:

comprei uma RTX 2080

Foi do alli?

Porque algumas VGA como a RX6600M estão vindo com fans nåo PWM.

Nesse caso como não tem controle, não tem curva de fan que de jeito, só trocando os fans. 

Vide nos canais YT "fan clube do Allii,"

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!