Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Upgrade vai dar gargalo e vai ser bom a longo prazo?


Ir à solução Resolvido por GuilhermeGB,

Posts recomendados

vou fazer um upgrade no pc com as peças: 

processador: i5-12600k

placa-mãe: ASUS TUF Gaming B660M-PLUS D4, Intel LGA 1700

cooler: Water Cooler Corsair H100 RGB, 240mm

RAM: (2x) Memória Corsair Vengeance RGB Pro, 8GB, 3200MHz

 

ja tenho uma placa de vídeo GeForce GTX 1060 3gb, minha questão seria se daria gargalo pela placa de vídeo ser mais inferior, teria que dar upgrade nela tb? e esse upgrade de processador da 12 geração, mesmo sendo i5, é melhor ao longo prazo do que um i7 ou i9 de 10 geração?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

Gargalo sempre existe e sempre vai existir em alguma parte do sistema, mas acho que a maioria das pessoas tem um entendimento errado do que é gargalo. O gargalo não impede o seu sistema de funcionar, ele é apenas uma limitação de desempenho imposta pela peça mais fraca do seu conjunto. No caso, sua placa de vídeo vai ser o fator limitante em 99% dos jogos que você for jogar, e isso não visto como um tipo ruim de gargalo, apesar de haver um desequilíbrio na configuração.

 

Pessoalmente eu acho esse seu upgrade um investimento muito alto pra ter pouco ganho na prática. Você poderia economizar muita grana com um Core i5 12400F, placa-mãe ASUS Prime H610M D4 e um cooler Gammaxx 400 V2. Mesmo colocando uma placa mais forte do que a sua atual, você raramente veria a diferença de desempenho entre os dois processadores, que poderia chegar a no máximo 10% (falando exclusivamente de jogos).

 

Lembrando que pra você conseguir ver a diferença entre os processadores você precisaria estar num cenário de gargalo de processador, ou simplesmente num cenário onde você opte por jogar com gráficos mais baixos para forçar uma taxa maior de FPS, e é aí que você começa a explorar o potencial do processador.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@lauramb não falei que o 12400F é melhor, só quis dizer que ele é mais viável do ponto de vista de jogos. Os núcleos a mais no 12600K não vão fazer diferença para os jogos que temos hoje e ainda vai demorar para sairem jogos que aproveitem eles da melhor maneira possível. O único motivo para ele se sair um pouco melhor que o 12400F nos games é por ter uma frequência um pouco maior.

 

Se você tivesse um orçamento folgado para montar o PC todo com uma placa de vídeo legal e tudo mais, talvez até compensaria pegar o 12600K pensando em alguns anos no futuro (se você ainda tiver o processador até lá). Mas no momento eu acho que você ganha mais economizando nessas peças que eu citei e investindo essa diferença de valor na placa de vídeo, isso é o que vai te trazer melhorias visíveis nos jogos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!