Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Estou trocando de placa-mãe e processador, porém minha placa-mãe nova são esses conectores abaixo: 
image.png.e1b5abcc14b6ea03cce2b7e9fe220a05.png

Tenho um whatercooler que a bomba é apenas de 3 pinos, devo ligar ainda sim no PUMP_FAN1 ? 

Outra pergunta, a bomba sempre tem que trabalhar no máximo certo ? Então Porque o PUMP_FAN1 esta como PWM que assim ela seria controlada pela placa-mãe, fiquei na duvida.

Quais seriam as conexões e configurações mais precisas para esse meu setup ? 

Postado
26 minutos atrás, Rennan Carv4lho disse:

Tenho um whatercooler que a bomba é apenas de 3 pinos, devo ligar ainda sim no PUMP_FAN1 ? 

Sim.

27 minutos atrás, Rennan Carv4lho disse:

Outra pergunta, a bomba sempre tem que trabalhar no máximo certo ? Então Porque o PUMP_FAN1 esta como PWM que assim ela seria controlada pela placa-mãe, fiquei na duvida.

Porque se você não tiver um WC, você pode usar esse conector com um fan normal. E nesse caso, você não vai querer rodar em 100%.

Postado
4 minutos atrás, Rennan Carv4lho disse:

@Imakuni

Mas se eu colocar a bomba de 3 pinos nele, vai ficar como default PWM mesmo assim vai ficar "rodando" 100% ?

Sim

4 minutos atrás, Rennan Carv4lho disse:

Eu não teria que mudar o pump fan de PWM pra DC não ? 

Mas você não quer controlar a tensão. A tensão vai ser sempre 12v.

Postado

O que importa é que a bomba receba sempre 12v.

Se ela tiver 4 pinos no modo PWM, vai trabalhar em 12v, com sinal pwm para reduzir a rotação de maneira adequeda. E se só tiver 3, vai trabalhar em 12v do mesmo jeito, com o sinal PWM não fazendo nada. Se estiver no modo DC, a placa-mãe vai tentar controlar a rotação através da tensão, e isso é prejudicial para a bomba.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...