Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Intel 13700K CPU Thermal Throttling - Air Cooler


Ir à solução Resolvido por KONIGABRIEL,

Posts recomendados

@Heuwald Você configurou o RPM das FANs e da bomba do seu Water Cooler? Não sei se isso poderia interferir, exemplo se a temperatura subir e a bomba e os FANs demorarem para aumentar os RPM então você pode ter esse pico ai até cair a temperatura novamente. Veja o print screen abaixo da minha configuração de PUMP e FANs.

cpu-fan.jpg

aio-pump.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...

Rapaz, muito legal você questionar isso... quem sabe posso ajudar um pouco. 

Saí de um i9-9900k + Z390 para o i7-13700KF + Z690 TUF D4

Eu usava um AIO da LianLi - Galahad 360 que após 10 meses de uso deu problema, e o pós vendas da LianLi com a Solid Power deixou a desejar, levei o WC na loja e foram exatos 30 dias sem resposta, então no dia 31 fui a loja pra resolver e os mesmos informaram que iriam devolver meu dinheiro. Como eu já estava pendendo pra fazer o upgrade aproveite os 1000,00 que eu tinha pago no Galahad e peguei a Z690 TUF com uma volta de pouco mais de 450,00. Aproveitei e comprei um i3-12100F pra já instalar a placa-mãe no setup.

Um amigo estava nos EUA, pedi pra ele trazer o 13700KF(começo de outubro 2022) ia demorar uns 15 dias pra chegar. Pra colocar esse upgrade usei um aircooler que comprei junto com o i9... e dava conta do recado, um Air 2 fans da PICHAU... e pensei, bom se ele dá conta do i3-12100F um AirCooler mais parrudo vai dar conta do i7... então comprei um DeepCool AK 620, e pra minha surpresa, após 1 semana de ter instalado o i3-12100F, quando fui substituir o AirCooler, percebi que o i3 estava empenado, então busquei informações no YT e ví que isso podia prejudicar a eficiência térmica. Então entrei em contato novamente com meu amigo e pedi pra ele trazer o backframe da Grizzly... eu não podia empenar o i7 também.

Chegou o i7 e o frame, instalei aqui com o AK620... e pra minha surpresa não deu conta do recado, nas especificações dele, diz que suporta um TGP de até 260W... o que é pura mentira, em testes sintéticos do AIDA64 ele chegava nos 230W e já dava o thermal throttling. Então parti pra um novo AIO... pequei um DeepCool LS720, meio descrente que daria conta, e deu bom... funcionou perfeitamente, não passou dos 93 graus no CinebenchR23...  fazem 7 meses que ele tá instalado aqui e tá tudo pela ordem.

***Nota - O AK620 dá conta do recado para uso normal, sem nenhum OC... para programas da Adobe e Jogos como CoD, RDR2 e GoW... mas como você citou, comprei uma placa-mãe final "Z" e um processador final "K", quero poder extrair tudo que meu dinheiro pode pagar... vejo muitos comentários de gente que diz pra kapar CPU e GPU fazendo Undervolt e acho isso ridículo. Uso constantemente em OC Xtreme na BIOS da ASUS. 5.5Ghz no talo.

 

IMG_9086.JPG

IMG_9093.JPG

Imagem do WhatsApp de 2023-03-03 à(s) 02.08.44.jpg

Imagem do WhatsApp de 2023-03-03 à(s) 02.09.45.jpg

@Jonatas Faura Pelo tempo que você perguntou eu creio que já tenha comprado a placa-mãe... mas eu tinha uma fonte de 850W da XPG e não deu conta do recado, o PC desligava do nada. Então tive que substituir por uma mais parruda

.

Hela 2.jpg

@KONIGABRIEL @Jonatas Faura Pelo tempo que você perguntou eu creio que já tenha comprado a placa-mãe... mas eu tinha uma fonte de 850W da XPG e não deu conta do recado, o PC desligava do nada. Então tive que substitui.

Em 14/12/2022 às 15:45, KONIGABRIEL disse:

@Heuwald Sim consegui resolver... no meu caso eu tinha um Noctua NH-D12L que é o Air Cooler mais reconhecido no mercado, mas não dá conta do 13700K não, infelizmente somente Water Cooler pra segurar o BO de temperatura desse processador. Foi o que eu fiz pra resolver o caso, e ainda ficou no limite do limite. Explico abaixo;

 

Comprei um Water Cooler da EK, o modelo é de 280mm "EK-AIO Elite 280 D-RGB" que vem com 4 FANs para fazer push/pull mas eu acabei colocando só 2 FAN porque não tive espaço no gabinete.

Fiz um teste antes e depois de remover o Noctua e instalar o EK, veja os resultados;

 

=========================

 

10/12/2022 as 13 horas

 

Air Cooler Noctua
18c temp ambiente

 

AIDA64
220W de consumo médio
236W de consumo max

pico de throttling 40%

Temperatura máxima 102 graus C

 

Cinebench R23
235W de consumo médio
262W de consumo max
pico de throttling 20%

Temperatura máxima 102 graus C

29619 pontos no multi core

 

=========================

 

10/12/2022 as 19 horas

 

Water Cooler EK
20c temp ambiente

 

AIDA64
225W de consumo médio
235W de consumo max
pico de throttling 0%

Temperatura máxima 97 graus C

 

Cinebench R23
250W de consumo médio
255W de consumo max
pico de throttling 0%

Temperatura máxima 95 graus C

30323 pontos no multi core

 

=========================

 

Eu tentei colocar algumas fotos aqui mas não consegui.

Eu acho que só consegui pegar 0% de thermal throttling porque onde eu moto é um pouco mais frio então a temperatura ambiente estava em torno de 18~20 graus C. Imagino que no Brasil somente um Water Cooler de 360mm boa qualidade, com uma pump que empurra pelo menos 3000 RPM pra dar conta do 13700K, se for o 13900K então esquece... veja o seguinte vídeo, no minuto 11: https://www.youtube.com/watch?v=Su5nfeFBHhE  está dando 22% de thermal throttling com um WC de 360mm, mas não dá pra saber a qualidade desse Rise Mode que me parece ser duvidosa.

Em resumo eu acho que a Intel deveria claramente anunciar "Processadores 13700 e 13900 não podem ser usados com Air Cooler, recomendação mínima Water Cooler 360mm". Simples assim!

 

Boa sorte ai na tentativa de resolver o seu problema. Eu só achei esquisito o que você mencionou "quando faço qq coisa de demande algo do processador está batendo 100, até mesmo quando simplesmente abro algum programa acontece dele bater nos 100 e voltar para a faixa dos 40 em fração de segundos" vale a pena dar uma revisada em todos os pontos da sua instalação. Não deveria atingir 100 graus só de abrir um programa qualquer, mesmo com o Noctua aqui eu estava conseguindo usar normalmente, só ficava ruim quando estressava muito o processador a 100% pra atingir o thermal throttling.

 

 

Tentando anexar algumas fotos.

wc1.jpg

temp_noctua.jpg

cinebenchR23_noctua.jpg

aida64_noctua.png

temp_watercooler.jpg

cinebenchR23_watercooler.jpg

aida64_watercooler.png

Cara vi que investiu uma bala num WC da EK... acho o produto deles top demais... queria saber quanto pagou? 

Como citei na resposta anterior comprei um DeepCool LS720... paguei pouco mais de 1300,00 e aqui deu conta do recado.

Será que um EK de 360mm mudaria esses número ai que você apresentou???

Aqui uso 5 fans (push and pull) só no radiador, total de 14 fans... deixei a pressão negativa dentro do gabinete, pra exaustar toda poeira... pra isso utilizei uma fan externa na parte de trás do gabinete... uma Gelid 6000RPM e deixo a curva de fan bem acentuada de forma que essa fan não passe dos 4500RPM's a 6000 é impossível trabalhar... kkk 

Jogar até vai... o heatset abafa completamente o som.

Cinebench teste.png

Imagem do WhatsApp de 2023-05-02 à(s) 04.17.03.jpg

Em 22/11/2022 às 13:35, 1lokos disse:

 

Embora o problema do IHS empenado seja típico dos Intel 12ª geração, porque o uso do BCF (Bending Correction Frame) invalidaria a garantia do CPU, ou mesmo da placa-mãe, já que ele não faz modificação permanente em nenhum dos dois?

 

O BCF original é o da Thelmalright.

Antes perder a garantia sabendo que não perderá eficiência térmica... alíás, os caras não tem como saber se você usou backFrame ou não... se der problema, só voltar o suporte de fixação original e abrir RMA. Vamos ser justos... no que o backFrame atrapalharia o sistema se ele existe justamente pra corrigir um erro de projeto?!?!?!

Vejo pessoas que usam memórias de 4000Mhzpara DDR4 sendo que o especificado seria 3200Mhz.

Até o próprio Peperaio teve problemas com um i9, ele não foi explícito, mas com certeza ele não estava usando 3200MHz... kkkkk

Outra coisa absurda é quanto ao uso de metal líquido... é impossível acreditar que você perde a garantia por usar... se não for problema de curto por vazamento de metal no processador, a Intel não poderia negar um RMA.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@DiRocha legal o seu depoimento... vai fazendo testes e aprendendo todos os dias. A diversão é aprender.

Realmente se você quer ter a máxima performance possível que o seu processador pode entregar então um WC de preferência custom seria necessário. Acho difícil de um AIO conseguir suportar um TDP de 253W de forma constante, mesmo sendo um EK de 360. Mas se você quer rodar coisas normais, sem fazer teste sintético de performance então um bom AIO vai dar conta, independente da marca. O meu EK AIO de 240 deu conta do 13700K sem thermal throttling porque o teste que eu fiz estava na temperatura ambiente de uns 15c mais ou menos (eu acho). Acho que se eu rodar o teste novamente daqui uns dias no pico do verão vai dar thermal throttling sim. Vou fazer um teste em Junho ~ Julho mais ou menos.

 

Respondendo a sua pergunta: "Cara vi que investiu uma bala num WC da EK... acho o produto deles top demais... queria saber quanto pagou?"

Paguei €171.97 já com impostos e taxa de entrega.

Não converta € para R$ porque não é a forma correta de se calcular o custo. Converta tempo. Salário mínimo é de €11.30 então pra uma pessoa que ganha o salário mínimo ela teria que trabalhar aprox 15 horas pra comprar isso.

 

Acho que vou trocar de computador só daqui uns 2 ou 3 anos. Quando eu fizer isso irei partir para um EK custom loop.

https://www.ekwb.com/custom-loop-configurator/

 

Abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Legal seus comentário... meu AIO LS720 deu conta em testes sintéticos, conseguiu dissipar 255/270W pelo menos por 15 minutos... creio que as fabricantes estejam inovando, aprimorando a cada dia seus projetos.

Perguntei com relação ao EK justamente porque não está tão distante da minha realidade.... como eu disse acima paguei cerca de R$1300,00... importar um EK 360mm ficaria algo em torno de R$2000,00(€375 com as taxas de importação). Sei que não se deve converter valores, minha realidade é um pouco diferente de uma grande maioria dos cidadãos normais, sou fotógrafo, logo a minha hora trabalhada passa um pouco dos R$250,00 (€46,7). O uso dessa máquina se dá em 80% do tempo pra trabalho, então creio que valha e justifique o investimento se caso o EK seja um produto tão superior, por isso meu interesse, mas teria que ser algo em torno de 10 graus a menos na temperatura. 

Meus testes aqui são com temperatura ambiente em torno de 25 a 27 graus... em testes sintéticos chegam a máximas(núcleo) 93  graus, o que é satisfatório, como você mesmo mencionou, em uso normal de programas, a temperatura tem um DELTA de 15 a 20 graus, não passando dos 58 a 63 graus.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, DiRocha disse:

Legal seus comentário... meu AIO LS720 deu conta em testes sintéticos, conseguiu dissipar 255/270W pelo menos por 15 minutos... creio que as fabricantes estejam inovando, aprimorando a cada dia seus projetos.

Perguntei com relação ao EK justamente porque não está tão distante da minha realidade.... como eu disse acima paguei cerca de R$1300,00... importar um EK 360mm ficaria algo em torno de R$2000,00(€375 com as taxas de importação). Sei que não se deve converter valores, minha realidade é um pouco diferente de uma grande maioria dos cidadãos normais, sou fotógrafo, logo a minha hora trabalhada passa um pouco dos R$250,00 (€46,7). O uso dessa máquina se dá em 80% do tempo pra trabalho, então creio que valha e justifique o investimento se caso o EK seja um produto tão superior, por isso meu interesse, mas teria que ser algo em torno de 10 graus a menos na temperatura. 

Meus testes aqui são com temperatura ambiente em torno de 25 a 27 graus... em testes sintéticos chegam a máximas(núcleo) 93  graus, o que é satisfatório, como você mesmo mencionou, em uso normal de programas, a temperatura tem um DELTA de 15 a 20 graus, não passando dos 58 a 63 graus.

 

DiRocha, se você me perguntar se vale a pena trocar o seu AIO LS720 por um AIO da EK então a minha resposta vai ser: Não vale fazer essa troca. Fica com o seu AIO LS720 e futuramente quando você trocar de CPU você pensa em um custom looping da EK usando o seguinte configurador: https://www.ekwb.com/custom-loop-configurator/

Com um custom loop ai sim você coloca um excelente CPU block, pump e principalmente um ou mais radiadores em série. Prepara o bolso. Mas seria um investimento que você poderia usar futuramente em outras CPU, bastaria comprar um novo CPU block para o socket correto.

 

Abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!