Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Intel 13700K CPU Thermal Throttling - Air Cooler


Ir à solução Resolvido por KONIGABRIEL,

Posts recomendados

Montei um computador novo pra mim. O processador é um Intel 13700K dessa nova geração. Air Cooler da Noctua NH-D12L.

No uso normal em idle a temperatura fica em torno de 40 graus, mas quando eu faço um teste com o Cinebench R23 por exemplo a temperatura vai facilmente para 100 graus e começa a acontecer Thermal Throttling.

 

Alguém mais com processador Intel de 13 geração e air cooler está passando por essa mesma situação?

 

Já reapliquei pasta térmica, fiz teste na bancada fora do gabinete e etc. Mesmo comportamento de Thermal Throttling. Estou desconfiado que esses processadores da 13 geração Intel não aceitam mais Air Cooler, e se este for o caso infelizmente vou ter que fazer um upgrade para um Water Cooler.

 

image.png.74e9bf1f30312648e59f01f873b69c57.png

image.png.1801bf510cf850a0b074525f1fee6f84.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 horas atrás, RS Faria disse:

@KONIGABRIEL 

 

Tu pode ir na BIOS e diminuir o Boost máximo da CPU.. É normal as placas atuais, deixarem a CPU ir pro boost máximo, pelo tempo que for necessário.. Aí, o TDP de 125W, vira 250W..

 

De toda forma, prepare o bolso pra um WC..

Sim, eu conheço essa opção na BIOS mas é injusto. Penso que se eu comprei um processador desses eu queria usar ele na capacidade plena, sem exageros (overclock). Seria como comprar um carro potente e não engatar a quinta marcha.

Realmente, acho que vou ter que comprar um WC. O ***** é que deveria ter uma boa comunicação de capacidade de dissipação de calor desses processadores, exemplo; Requisito mínimo, WC de xxx milímetros. Deixar claro a impossibilidade de utilizar Air Cooler.

7 horas atrás, Diego Both disse:

@KONIGABRIEL  Compre um WC de 360mm. 

Não sei se vou conseguir comprar um de 360mm pelo fato de não ser possível instalar no meu gabinete, mas acho que seria possível um de 280mm com sistema de push and pull (4 fans sendo 2 de cada lado do radiador).

 

Fico no prejuízo porque comprei um Air Cooler achando que iria dar conta por ser de uma marca reconhecida no mundo (Noctua) e ter informações clara na área deles de suporte, veja no link abaixo, há até a informação que suportaria overclock então realmente foi uma enganação;

https://ncc.noctua.at/cpus/model/Intel-Core-i7-13700K-1640

 

image.thumb.png.5c35ec6e5261f8e01d2af57d97854bea.png 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No teste do i7-13700K pelo Adrenaline usaram um (Cooler Master) Master Masterliquid PL360 Flux e "...liquid cooling conseguimos estabilizar sua temperatura em alta carga na casa dos 90ºC".

 

Usaram também um Noctua NH-U12A mas não comentam sobre o resultado com esse Air Cooler.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 horas atrás, 1lokos disse:

No teste do i7-13700K pelo Adrenaline usaram um (Cooler Master) Master Masterliquid PL360 Flux e "...liquid cooling conseguimos estabilizar sua temperatura em alta carga na casa dos 90ºC".

 

Usaram também um Noctua NH-U12A mas não comentam sobre o resultado com esse Air Cooler.

 

Obrigado por compartilhar. Eu acho que o resultado com o Noctua foi parecido com o que eu tenho aqui. Imagino que esses novos processadores só podem chegar a performance máxima se estiverem sendo refrigerados por Water Cooler. Eu mandei um email para o suporte da Noctua questionando eles já que no site deles fala que o Noctua que eu tenho suporta até overclock o que é uma enorme mentira. Assim que eles responderem, se responderem, eu compartilho com vocês aqui. Acredito que vou ter que comprar um Water Cooler mesmo, infelizmente.

@Kold. Eu também vi esse vídeo, cheguei até a fazer o pedido do frame que fizeram pra isso mas desisti da compra porque eu não quero perder a garantia do processador e nem da placa-mãe. O freme é esse aqui abaixo;

 

image.thumb.png.307a4adb84db37b06e9817df4462c487.png

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 21/11/2022 às 06:02, KONIGABRIEL disse:

Fico no prejuízo porque comprei um Air Cooler achando que iria dar conta por ser de uma marca reconhecida no mundo (Noctua) e ter informações clara na área deles de suporte, veja no link abaixo, há até a informação que suportaria overclock então realmente foi uma enganação;

https://ncc.noctua.at/cpus/model/Intel-Core-i7-13700K-1640

 

Essa classificação dos coolers quanto a performance seria mais teórica sendo baseada em uma metodologia e equipamento de medição que a Noctua padronizou para o seus produtos.
O NSPR é um valor calculado para estimar a eficiência do cooler.

 

Se quiser, veja mais detalhes da metodologia:

https://noctua.at/fr/noctua-standardised-performance-rating

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

25 minutos atrás, EdsonSM disse:

 

Essa classificação dos coolers quanto a performance seria mais teórica sendo baseada em uma metodologia e equipamento de medição que a Noctua padronizou para o seus produtos.
O NSPR é um valor calculado para estimar a eficiência do cooler.

 

Se quiser, veja mais detalhes da metodologia:

https://noctua.at/fr/noctua-standardised-performance-rating

 

 

 

Realmente, a resposta da Noctua foi o que eu estava imaginando. Fizeram um malabarismo de interpretação pra dizer que o Air Cooler deles consegue suportar acima do clock base mas isso não significa que consegue suportar o processador por completo, ou seja, se eu quiser atingir a performance máxima do processador que eu comprei então certamente terei que adquirir um Water Cooler e colocar esse Noctua no fundo do meu armário, infelizmente.

Veja a resposta deles;

image.png.af59bd80da7da2a56a63b05e7f1cdd2a.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, KONIGABRIEL disse:

Eu também vi esse vídeo, cheguei até a fazer o pedido do frame que fizeram pra isso mas desisti da compra porque eu não quero perder a garantia do processador e nem da placa-mãe. O freme é esse aqui abaixo;

 

Embora o problema do IHS empenado seja típico dos Intel 12ª geração, porque o uso do BCF (Bending Correction Frame) invalidaria a garantia do CPU, ou mesmo da placa-mãe, já que ele não faz modificação permanente em nenhum dos dois?

 

O BCF original é o da Thelmalright.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@KONIGABRIEL Ué perde garantia ? Mas não ta alterando nada só ta exercendo menos pressão no processador, e outra, ao meu ver eles nem teriam como alegar que você usou ou deixou de usar o frame !

Mas comenta mais sobre o que você soube aí de perder a garantia pra eu saber também ! Não sabia disso não 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

25 minutos atrás, 1lokos disse:

 

Embora o problema do IHS empenado seja típico dos Intel 12ª geração, porque o uso do BCF (Bending Correction Frame) invalidaria a garantia do CPU, ou mesmo da placa-mãe, já que ele não faz modificação permanente em nenhum dos dois?

 

O BCF original é o da Thelmalright.

 

15 minutos atrás, Kold. disse:

@KONIGABRIEL Ué perde garantia ? Mas não ta alterando nada só ta exercendo menos pressão no processador, e outra, ao meu ver eles nem teriam como alegar que você usou ou deixou de usar o frame !

Mas comenta mais sobre o que você soube aí de perder a garantia pra eu saber também ! Não sabia disso não 

 

Sim, pelo menos foi o que a Intel disse ao site Tom's Hardware, disseram "that modifying the socket can void the chip's warranty". Veja no seguinte link https://www.tomshardware.com/news/intel-comments-on-alder-lakes-warping-and-bending-issues-mods-void-warranty

Fora que existe o risco de dependendo da força que você fizer no parafuso do frame pode afetar alguma coisa da placa-mãe relativo a memória, veja no minuto 8 deste vídeo neste link mas assista o vídeo completo também que é bem legal, esse alemão faz uns overclock avançado.

Tem uns loucos que até desgastam o processador com uma lixa pra ter mais contato, etc, etc, etc. Mas há o lado contrário também, teve gente que testou o frame e não viu diferença nenhuma. Tem uns vídeos no YouTube mas eu não encontrei agora pra mandar.

 

Então eu acabei desistindo dessa ideia, sei lá, gastei uma boa grana no 13700K, placa-mãe e memória. Não quero arriscar dessa forma não. Melhor só substituir o Air Cooler por um Water Cooler e ver o que acontece. O RMA de garantia de processador e placa-mãe eu não tenho ideia de como funciona, mas imagino que se voltar o frame original não teria como saber se estava instalado ou não. Prefiro seguir o que é oficial e evitar problemas, mas não sou contra quem faz isso não, vale testes, experiência e aprendizado, desde que obviamente assuma os riscos.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E a frequência Turbo dos Intel é mais propaganda do que fato, o fabricante não garante que o chip atingira tais frequências sem entrar em thermal throttling:

 

"However, there's some nuance to Intel's definition of spec'd performance: Intel does not guarantee that you will hit the rated boost frequencies — it only guarantees that you will reach the base frequency. It's worth noting that the flagship Core i9-12900K and the Special Edition Core i9-12900KS have both hit up to 100C in our testing, and that's during normal operation. The chip downclocks itself to stay within the 100C envelope, so an extra 5C of lost cooling capability could result in less performance at peak load because the chip will not boost as high. However, this doesn't fall under Intel's definition of not being within spec — Turbo Boost frequencies aren't guaranteed."

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução
10 horas atrás, 1lokos disse:

E a frequência Turbo dos Intel é mais propaganda do que fato, o fabricante não garante que o chip atingira tais frequências sem entrar em thermal throttling:

 

"However, there's some nuance to Intel's definition of spec'd performance: Intel does not guarantee that you will hit the rated boost frequencies — it only guarantees that you will reach the base frequency. It's worth noting that the flagship Core i9-12900K and the Special Edition Core i9-12900KS have both hit up to 100C in our testing, and that's during normal operation. The chip downclocks itself to stay within the 100C envelope, so an extra 5C of lost cooling capability could result in less performance at peak load because the chip will not boost as high. However, this doesn't fall under Intel's definition of not being within spec — Turbo Boost frequencies aren't guaranteed."

 

Pois é, lamentável. É como se eu comprar uma Ferrari e o fabricante me falar que o motor é fortíssimo mas não é garantido que dá pra engatar a sexta marcha.

 

 

Agora com a minha curta experiência com o i7 13700K, gostaria de deixar claro que Air Cooler você jamais vai ter a possibilidade de chegar no limite do processador. Talvez quem sabe com o Water Cooler, mas isso eu ainda vou pagar pra ver assim que eu comprar um pra instalar no meu 13700K.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

@KONIGABRIEL, estou na mesma decepção
Montei semana passada um 13700kf com um water cooler de 240mm e qd ocioso fica abaixo de 40º, mas quando faço qq coisa de demande algo do processador está batendo 100, até mesmo quando simplesmente abro algum programa acontece dele bater nos 100 e voltar para a faixa dos 40 em fração de segundos.
Vi que o post é de um mês atrás, conseguiu solucionar o problema ou tem alguma recomendação?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Heuwald Sim consegui resolver... no meu caso eu tinha um Noctua NH-D12L que é o Air Cooler mais reconhecido no mercado, mas não dá conta do 13700K não, infelizmente somente Water Cooler pra segurar o BO de temperatura desse processador. Foi o que eu fiz pra resolver o caso, e ainda ficou no limite do limite. Explico abaixo;

 

Comprei um Water Cooler da EK, o modelo é de 280mm "EK-AIO Elite 280 D-RGB" que vem com 4 FANs para fazer push/pull mas eu acabei colocando só 2 FAN porque não tive espaço no gabinete.

Fiz um teste antes e depois de remover o Noctua e instalar o EK, veja os resultados;

 

=========================

 

10/12/2022 as 13 horas

 

Air Cooler Noctua
18c temp ambiente

 

AIDA64
220W de consumo médio
236W de consumo max

pico de throttling 40%

Temperatura máxima 102 graus C

 

Cinebench R23
235W de consumo médio
262W de consumo max
pico de throttling 20%

Temperatura máxima 102 graus C

29619 pontos no multi core

 

=========================

 

10/12/2022 as 19 horas

 

Water Cooler EK
20c temp ambiente

 

AIDA64
225W de consumo médio
235W de consumo max
pico de throttling 0%

Temperatura máxima 97 graus C

 

Cinebench R23
250W de consumo médio
255W de consumo max
pico de throttling 0%

Temperatura máxima 95 graus C

30323 pontos no multi core

 

=========================

 

Eu tentei colocar algumas fotos aqui mas não consegui.

Eu acho que só consegui pegar 0% de thermal throttling porque onde eu moto é um pouco mais frio então a temperatura ambiente estava em torno de 18~20 graus C. Imagino que no Brasil somente um Water Cooler de 360mm boa qualidade, com uma pump que empurra pelo menos 3000 RPM pra dar conta do 13700K, se for o 13900K então esquece... veja o seguinte vídeo, no minuto 11: https://www.youtube.com/watch?v=Su5nfeFBHhE  está dando 22% de thermal throttling com um WC de 360mm, mas não dá pra saber a qualidade desse Rise Mode que me parece ser duvidosa.

Em resumo eu acho que a Intel deveria claramente anunciar "Processadores 13700 e 13900 não podem ser usados com Air Cooler, recomendação mínima Water Cooler 360mm". Simples assim!

 

Boa sorte ai na tentativa de resolver o seu problema. Eu só achei esquisito o que você mencionou "quando faço qq coisa de demande algo do processador está batendo 100, até mesmo quando simplesmente abro algum programa acontece dele bater nos 100 e voltar para a faixa dos 40 em fração de segundos" vale a pena dar uma revisada em todos os pontos da sua instalação. Não deveria atingir 100 graus só de abrir um programa qualquer, mesmo com o Noctua aqui eu estava conseguindo usar normalmente, só ficava ruim quando estressava muito o processador a 100% pra atingir o thermal throttling.

 

 

Tentando anexar algumas fotos.

wc1.jpg

temp_noctua.jpg

cinebenchR23_noctua.jpg

aida64_noctua.png

temp_watercooler.jpg

cinebenchR23_watercooler.jpg

aida64_watercooler.png

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde pessoal!

Aproveitando, gostaria de recomendação de um WC para o 13700KF.

Outra coisa, também vou ter que comprar uma B660, quais são as melhores custo-benefício nesse chipset que aguentem esse CPU? Vou ter que atualizar a BIOS dela, né?

 

Hoje tenho uma fonte da Gigabyte de 750W 80plus Gold, creio que ela aguente esse CPU.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Jonatas Faura disse:

Aproveitando, gostaria de recomendação de um WC para o 13700KF.

 

Baseado na experiência do colega acima, um WC de 360mm de boa marca, como Cooler Master, DeepCool... o (PcYes) Sangue Frio tem boas avaliações, já Rise Mode é "mehh". O Peperaio usa o CoolerMaster ML360L V2 para testar os CPU "Chernobyl" com o i9-13900K, Ryzen 7950X.

 

 

1 hora atrás, Jonatas Faura disse:

Outra coisa, também vou ter que comprar uma B660, quais são as melhores custo-benefício nesse chipset que aguentem esse CPU? Vou ter que atualizar a BIOS dela, né?

 

Sim, vai ter que atualizar o IOS de qualquer B660, pois são anteriores ao i3700KF.

 

Pegue uma ASUS TUF, como a TUF B660M-Plus ou gigabyte B660M Aorus PRO, ou melhor uma placa-mãe Z690, já que o KF é desbloqueado e assim você poderá fazer ele... esquentar mais. 🔥 😁

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, 1lokos disse:

 

Baseado na experiência do colega acima, um WC de 360mm de boa marca, como Cooler Master, DeepCool... o (PcYes) Sangue Frio tem boas avaliações, já Rise Mode é "mehh". O Peperaio usa o CoolerMaster ML360L V2 para testar os CPU "Chernobyl" com o i9-13900K, Ryzen 7950X.

 

 

 

Sim, vai ter que atualizar o IOS de qualquer B660, pois são anteriores ao i3700KF.

 

Pegue uma ASUS TUF, como a TUF B660M-Plus ou gigabyte B660M Aorus PRO, ou melhor uma placa-mãe Z690, já que o KF é desbloqueado e assim você poderá fazer ele... esquentar mais. 🔥 😁

O problema é que hoje tenho esse gabinete. https://www.nox-xtreme.com/cajas/hummer-fusion https://www.kabum.com.br/produto/97564/gabinete-nox-hummer-fusion-lateral-em-vidro-temperado-faixas-de-iluminacao-RGB-rainbow-1-fan-RGB-controlador-de-fan-e-RGB-nxhummerfsn

 

image.png.ef617adc6b46651747c6204ac89ba9e7.png

 

 

Então tenho que descartar os de 360mm certo? Preciso de um help para saber os melhores que se encaixem no meu gabinete...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E esse gabinete Nox só tem a metade da entrada de ar frontal que poderia ter...

 

Bom - se não considera trocar o gabinete, arrisque com o Master MasterLiquid ML280 Mirror - tem dois fans de 140mm no radiador, e espere temperaturas na casa dos 80 graus.

 

Veja que o autor do tópico apenas conseguiu minimizar o problema com o Water Cooler EK de 280mm.

 

Nesse teste - com um i7-10700K, menos esquentado que o 13700K; o EK 280MM  ficou com um delta de 57.6 sobre a temperatura ambiente, ou seja num dia com temperatura de 30 graus estaria a 87.6 graus.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, 1lokos disse:

E esse gabinete Nox só tem a metade da entrada de ar frontal que poderia ter...

 

Bom - se não considera trocar o gabinete, arrisque com o Master MasterLiquid ML280 Mirror - tem dois fans de 140mm no radiador, e espere temperaturas na casa dos 80 graus.

 

Veja que o autor do tópico apenas conseguiu minimizar o problema com o Water Cooler EK de 280mm.

 

Nesse teste - com um i7-10700K, menos esquentado que o 13700K; o EK 280MM  ficou com um delta de 57.6 sobre a temperatura ambiente, ou seja num dia com temperatura de 30 graus estaria a 87.6 graus.

E se eu optar por pegar o 13600K? Como meu foco são os games, talvez possa deixar o i7 de lado e pegar uma z690 para subir um pouco a Frequência do i5 e EM GAMES talvez até mais fps que i7 em stock (porque ele estaria em uma B660).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Atualizando: Depois de pensar um pouco e ver os preços das z690 em relação as b660, acho que vou optar por gastar menos e ter um custo-benefício melhor do que gastar mais com placa-mãe e water cooler para ter pouco desempenho a mais em jogos. E não vou optar por Plataforma Ryzen pelo preço da plataforma sair bem mais caro (apesar de ter longevidade no socket AM5).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Jonatas Faura Melhor decisão mesmo. Se o seu foco é game então imagino que um i5 13600K com uma placa-mãe de chipset Z seria melhor do que um i7 13700K com uma placa-mãe de chipset B.

 

Sobre a sua pergunta da fonte de 750W, se suportaria ou não. Você basicamente tem que validar toda a sua config: Processador, GPU, etc.

Vai no google e digita Intel Ark, esse é o repositório oficial da Intel, procura por 13600K e depois o TDP máximo dele. Eu vi aqui agora que chega até 181W. Então vai somando esses números e deixa uma margem de segurança de pelo menos 20%

 

Fica esperto que Z690 também precisaria de atualização de BIOS para suportar a geração 13. Mas essa atualização é tranquila de fazer se houver suporte offline de atualização, se for possível fazer só com o sistema ligado então você vai precisar de ajuda.

 

Boa sorte

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@KONIGABRIEL estou pensando o q fazer ainda, já reinstalei o wc e qd tirei vi q a pasta estava espalhada direito, então mesmo antes tinha contato, mas acho muito estranho em como a temp salta da casa dos 30 pra 100 e volta pros 30 de forma instantânea, não é gradual, não sei se pode ter algum problema no processador também.
De qq forma ontem desativei o turbo boost, e com isso a temp não passou de 50º, mesmo no cinebench, vou deixar assim até achar uma solução.

não encontrei ninguém com situação igual na internet.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!