Ir ao conteúdo

Ryzen 5 5500 e RX 6600 com FPS caindo muito durante o jogo

Ir à solução Resolvido por Red X,

Posts recomendados

Postado

Opa galera tudo bom? Estou precisando de uma ajuda urgente de vocês com o meu computador novo, vou contar a história.

Recentemente eu terminei de montar um PC novo, peça por peça e achei que ficaria extremamente contente com  o resultado, mas foi ai que cai do cavalo kkk porquê o desempenho do computador está bem abaixo do esperado, e bem abaixo dos benchmarks que eu vejo na internet! papo de 30 a 40 fps, essa e a config q montei:

placa-mãe: ASUS A520M-E

Processador: Ryzen 5 5500

Placa de vídeo: Rx 6600 saphire

memória RAM: um pente de 16gb 2666mhz

SSD: XPX M.2

Eu to jogando warzone 2.0 e desde o antigo eu só pego 60 a 70 fps, e ta tudo bem se fosse só isso, o problema e que tenho muito drop de FPS! fica altentando dos 75 a 61 fps e isso atrapalha demais, ja liguei a SAM(Smart Memory Acess) e não adiantou muito, já testei todos os drivers da placa de vídeo e nada, ja atualizei a BIOS e o chipset da placa-mãe e nada! Eu fico pensando, será q a memória pode estar gargalando a config? é uma HyperX 16gb 2.666mhz, não sei o que pode ser mais!

Obs: Já formatei do zero instalei todos os drivers e tentei novamente e nada!

Postado

tenta jogar e fazer esses benchmarks com o msi monitorando o seu computador, dessa forma fica mais fácil de encontrar o gargalo, e qual a sua fonte ? vai que ela não esta dando conta. Mas eu também acho que pode ser sua memória so um pente e com uma frequência baixa assim talvez esteja gargalando o processador

Postado
39 minutos atrás, JoaoHeroo disse:

será q a memória pode estar gargalando a config?

Pelo setup citado, não seria pela quantidade de RAM, mas sim por não estar usando o dual-channel (quando usa pentes de RAM em pares). Muitos jogos já mostraram sofrer com desempenho ao usar apenas 1 pente de memória.

Sugiro que faça um teste com algum outro pente de memória junto, se possível, peça 2x8GB emprestado.

Postado

Bom dia pessoal! Como estão?

Estou com alguns prints aqui, o presset que estou tentando jogar e no ULTRA. Não reparei nenhum gargalo, a placa de vídeo nem chega a 100% mostrando que dá pra empurrar mais fps… A memória pode tá fazendo toda essa diferença mesmo? Achei que isso de dual channel n impactasse tanto, meu amigo tem um Ryzen e uma rtx3050 e usa single e n tem problemas 2.PNG.55e2276eff45f43cc5a2707b64de53d4.PNG3.PNG.66625833ba4d11089390a70368e54ad3.PNGCapturar.PNG.d761d9e6a67a7a500b8a19b1098cfc2e.PNG4.PNG.4b901f034dbdd46222a54861fe4633bf.PNG945048469_2022-11-23(1).thumb.png.c18acbc2ef1e392342fca129c4a36164.png2127449445_2022-11-23(5).thumb.png.58a96c7bd1f0b02c8a1679c9e1e0ffb0.png

• Solução
Postado

mas a sua gpu não chega a 100% justamente por ter um gargalo, como foi falado antes o problema não é a quantidade de GB  de memória RAM  que seu pc tem, mas sim a quantidade de canais, você disse que olhou o desempenho no youtube né, mas você viu se eles estavam usando single channel ? acredito que estejam usando sempre em dual, olha na descrição desse vídeo que o cara esta usando sim em dual channel

Postado

Eu reparei que estão sempre em dual channel e com memória de 3.200mhz, porém n pensei q a memória poderia interferir tanto assim. Vou comprar 2 de 3.200 logoe fazer o teste! valeu pela ajuda pessoal

• Membro VIP
Postado
1 hora atrás, JoaoHeroo disse:

Bom dia pessoal! Como estão?

Estou com alguns prints aqui, o presset que estou tentando jogar e no ULTRA. Não reparei nenhum gargalo, a placa de vídeo nem chega a 100% mostrando que dá pra empurrar mais fps… A memória pode tá fazendo toda essa diferença mesmo? Achei que isso de dual channel n impactasse tanto, meu amigo tem um Ryzen e uma rtx3050 e usa single e n tem problemas 2.PNG.55e2276eff45f43cc5a2707b64de53d4.PNG3.PNG.66625833ba4d11089390a70368e54ad3.PNG

Print da aba memory.

Postado

@JoaoHeroo olha se não lhe fizer falta esse dinheiro o ideal seria 2 boas memórias de 3200 para extrair o máximo de desempenho da sua cpu(no caso o máximo que a amd da suporte que são 3200mhz para o 5500), mas colocar outro pente idêntico já ajudaria muito

porque no seu caso a memória gargala a cpu e a cpu gargala a gpu

Postado

Ja postei um print da aba memory do CPUZ

Só pra ver se eu entendi, a memória ta gargalando o CPU e por isso ele n ta usando mais que 50%? e consequentemente isso impede a GPU de trabalhar mais??

Pretendo comprar  2 memórias de 3.200mhz mês que vem, só n sei a marca, to na duvida entre xpg ou hyper X

Postado

@JoaoHeroo isso mesmo que esta acontecendo, no caso sobre as marcar de memória eu não tenho conhecimento sobre qual é melhor, mas você pode abrir um novo tópico, até melhor que mais gente vai poder opinar

o que o @Math.Pi pediu foi um print da aba memory, no caso você so mandou da aba CPU e SPD

Postado
22 horas atrás, JoaoHeroo disse:

Achei que isso de dual channel n impactasse tanto, meu amigo tem um Ryzen e uma rtx3050 e usa single e n tem problemas

Dual-channel até alguns anos atrás realmente quase nem fazia diferença, mas devido a evolução das peças que hoje podem trabalhar melhor com mais velocidade de leituras e escritas, o dual-channel passou a ter um papel importante.

Quanto a seu amigo, tudo depende também do setup completo do PC dele, configurações, modelos das peças etc.

15 horas atrás, JoaoHeroo disse:

a memória ta gargalando o CPU e por isso ele n ta usando mais que 50%? e consequentemente isso impede a GPU de trabalhar mais??

O uso de CPU varia de acordo com a otimização do programa/jogo. CS:GO por exemplo raramente vai passar de 25% de uso com este Ryzen 5500 devido a não utilizar todos os núcleos dos processadores.

Mas teoricamente, sim, a falta de velocidade na transmissão de dados na RAM faz com que todas as informações que passam entre o CPU e GPU não sejam o suficiente para extrair todo o potencial.

Aliás, qual o sistema operacional que está usando? Se for Windows 11, talvez seja um dos fatores que estão fazendo gerar menos desempenho, pois há muitos relatos que este sistema está com alguns problemas nos jogos.

Postado

Não consigo mandar o print da aba memory porque ja utilizei todo os espaço disponivel aqui.

Eu vou ver se consigo 2 memórias de 3.200 emprestada pra fazer o teste mais rápido e trazer uma solução aqui.

Só to achando muito curioso o fato de um dual channel fazer tanta diferença, minha média ta de 68fps sendo que conversando com um pessoal a média era pra ta acima de 100fps  sem drops... eu to usando o windows10 home padrão, chateado da vida com essa placa de vídeo da AMD por causa desse desempenho kkk.

Postado

@JoaoHeroomas assim, se seu intuito é so testar da so um jeito de ativar o dual chanel, nem precisa que seja com memórias com uma frequência tão alta, obviamente seria melhor a 3200mhz mas so de ativar o dual channel mesmo que seja a 2666mhz você ja notaria a diferença.

Postado

Vou fazer o seguinte, vou comprar 1 memória da hyperX de 3.200 e colocar junto com essa minha de 2.666, as duas vão nivelar a 2.666 e em janeiro eu compro mais uma de 3.200.

• 2 semanas depois...
Postado

@cicero nillo Comprei uma memória de 16gb de 3.200mhz e coloquei junto com essa antiga q eu tenho e os drops de FPS foi resolvido!! notei que a taxa de fps de 75 a 60 fps foram pra 90 - 80 -75 fps! não está igual os benchmarks que eu vi ainda e suponho que é por conta q a memória ta nivelando pra mais fraca, vou comprar mais 1 de 3.200 e acho q vai melhorar ainda mais! obrigado pela ajuda pessoal!!

• Curtir 2
Postado

@JoaoHeroo realmente como eu disse, só de ativar o dual channel mesmo em uma frequência mais baixa ja daria para notar a diferença, e sobre a questão da memória so não demora muito para comprar pois as vezes elas some do mercado de uma tal forma que so acha usada, outra coisa, quando tiver com os modulos direitinho não esquece de ativar o XMP, pois vejo muita gente esquecer inclusive eu quando montei meu pc pela primeira vez kkkkk

• Curtir 1
Postado

@JoaoHeroo Novidades ? To com problema de baixo desempenho tb na RX 6600, comprei essa semana e não consigo ultrapassar 40 fps NUNCA, mesmo em jogos antigos como Watch Dogs 2, mesmo jogando em configurações baixas o jogo tem dificuldades em bater 40 fps, vive caindo pra 30...Watch Dogs 2 é um game de 2016, to quase pedindo reembolso e ficando com minha RX 580.

Postado

Opa mano, tranquilo?? informa qual o seu o setup ai.

Vou falar um breve resumo com essa placa aqui novamente!

Após comprar uma memória da adata xpg 16gb 3.200mhz e colocar em dual channel com a minha antiga memória da hyper x 16gb 2.666mhz os problemas de queda de fps no warzone pararam e consideravelmente melhorou outros jogos! Sei q amemória da hyper x ta fazendo nivelar para baixo por isso é algo temporário, visto que jogando red dead redemption 2 eu to tendo alguns stuttering, nada que atrapalhe muito a gameplay, mas eu montei o pc do zero então quero algo zero 0 defeitos kkk. To achando que o problema é essa memória então eu comprei uma nova, por conta de uma promoção eu comprei uma memória da mesma geração que esta da adata d10 de 16gb só que 3.600mhz e vou colocar ela com a outra e fazer um dual channel, ligar o XMP(D.O.C.P) na minha placa-mãe e nivelar tudo em 3.200mhz e esperar que os stuttering no red dead pare! alguém que entende mais do assunto acha q isso irá resolver o problema??

Assim que a memória chegar eu irei voltar aqui

Postado
17 horas atrás, JoaoHeroo disse:

mas eu montei o pc do zero então quero algo zero 0 defeitos kkk

As vezes pode ser problema do outro lado, que é na otimização dos programas/jogos, logo nestes casos não tem muito o que fazer. Mesmo assim, que bom que conseguiu confirmar o motivo do seu problema inicial.

• 2 semanas depois...
Postado

Rapaziada a memória chegou, já liguei o D.O.C.P (xmp), no warzone o fps n vi muita diferença mas ta com tudo no ultra 100,83 fps tanto que a média do jogo ta em 83fps sem drops! então to satisfeito, no red ded to jogando no ultra online também e sem lag!! obrigado pela ajuda galera

• Curtir 2

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!