Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom dia gente, 

 

Peço desculpas se a pergunta for meio burra heheh não conheço mesmo sobre o assunto

 

Minha config atual:


Quadcore Intel Core i7-4770 3978 MHz (39x102)
ASUS Z87M-Plus (2 PCI-E x1, 2 PCI-E x16, 4 DDR3 DIMM, Audio, vídeo, Gigabit LAN)
Corsair Vengeance CMZ16Gx3M2A1600C11 4 x 8 GB DDR3-1333 DDR3 SDRAM
MSI GeForce GTX 980 4GB
Samsung SSD 850 EVO 1TB SATA-III
ST2000VX008-2E3164 (1863 GB)
Gabinete Gamer de Frame Aberto Thermaltake Core P5
Water Cooler Corsair Hydro Series H80i V2
Fonte Corsair Atx 600w Cx600

 

Comprei esse PC já montado, usado. Estive usando para trabalhar, mas fui testar um jogo (GTA V), configurações dentro do que a máquina permite. Joguei sem problemas por uns dias. Lá pelas tantas, percebi uns traços verdes no meio da tela e resolvi desligar.

 

Beleza. No outro dia trabalhei normal. Uns dias depois fui jogar (acho que era CSGO), já tinha jogado antes tranquilamente também, mas dessa vez o PC todo desligou no meio do jogo.

 

Agora apenas a luz led da placa-mãe (standby) fica piscando, mas não liga. Tentei fazer o teste onde coloca um clips no fio verde e no terra (desconectando tudo antes da placa-mãe e VGA), não sei se fiz certo mas não ligou. Tenho um multímetro mas não sei usar.

 

Minha dúvida é saber se o problema é da fonte mesmo, se posso testar isso em casa. E se for o caso, pra essa config, será que devo comprar uma fonte com maior potência?

 

Valeu

Postado
1 minuto atrás, Rgm disse:

Percebi uns traços verdes no meio da tela e resolvi desligar.

 

isso pode ser indicio de problemas na placa de vídeo, na verdade..

1 minuto atrás, Rgm disse:

Uns dias depois fui jogar (acho que era CSGO), e o PC todo desligou. Apenas a luz led da placa-mãe (standby) fica piscando, mas não liga.

 

mas so se desligou ao jogar ou antes estava ok?

2 minutos atrás, Rgm disse:

Minha dúvida é saber se o problema é da fonte mesmo, se posso testar isso em casa.

 

o q acontece hj se você liga o pc? ele simplesmente deixou de dar vídeo mas funciona todo o restante ou não dá nenhum sinal de vida?

Postado

@rodrigo.dcvieira

Citação

isso pode ser indicio de problemas na placa de vídeo, na verdade..


Também pensei nisso. Não sei se houve superaquecimento.  Ouvi o cooler trabalhando, bastante ruidoso. Mas dentro das configurações do jogo, estava dentro daquilo que a capacidade permite

 

Citação

mas so se desligou ao jogar ou antes estava ok?

 

Antes estava ok, nunca havia dado esse tipo de problemas. Desligou quando estava jogando. E agora não liga mais.

 

 

Citação

o q acontece hj se você liga o pc? ele simplesmente deixou de dar vídeo mas funciona todo o restante ou não dá nenhum sinal de vida?

 

Não dá sinal de vida, nenhum "bip", ao tentar ligar. Único sinal que percebi no momento foi o led piscando (vi no manual da placa-mãe e significa "standby"). Pensei se tinha a ver com ficar em suspensão, até tentei ver se aceitava um hard reset, mas não fez sentido.

Citação

Tenta tirar a placa de vídeo, usando o vídeo onboard, e veja se ele liga. 

 

@Kleber PetersBeleza amigo. Não vou poder testar agora, preciso sair pro trabalho mas testo isso à noite e retorno.

@rodrigo.dcvieira Valeu pelas dicas também

Postado

Boa noite galera.

 

Então, como @Kleber Peters recomendou, tentei ligar sem a placa de vídeo. Tirei a placa tranquilo aqui, mas fiquei em dúvida de onde conectar esses outros terminais aqui que estão na foto (esses que tô segurando com a mão). Esses eram os que iam pra placa de vídeo antes. Aí nesse caso onde preciso conectar? Ou deixo assim mesmo?

WhatsApp Image 2022-11-24 at 21.55.44 (1).jpeg

WhatsApp Image 2022-11-24 at 22.08.51.jpeg

Postado

@Kleber Peters Beleza. Liguei aqui sem a placa de vídeo e o resultado é o mesmo de antes. Nenhuma alteração, ou seja, não há sinal sonoro ao tentar ligar o PC. 

 

A luz led de standby da placa-mãe segue piscando como antes.

Postado
9 minutos atrás, Kleber Peters disse:

Teste com outra fonte. 

Não faço ideia de como arrumar outra fonte emprestada. É normal levar o PC numa assistencia só pra testar esse tipo de coisa? 

Postado
15 minutos atrás, Tiberio disse:

Eu pegaria a XPG Core Reactor 750w, a GTX 980 tem uma demanda de mais de 200w e exige uma fonte mais robusta.

 

🥲 tristeza... é quase o dobro do preço da outra. Pensei que ia conseguir me escapar dessa sem estourar o orçamento. Mas se for esse o jeito mesmo...
 

Postado
13 minutos atrás, Rgm disse:

Fiz umas pesquisas e o consumo dessa GTX 980 é de 165w

Confundi com a GTX 980 ti, caso seja a GTX 980 normal realmente uma boa fonte de 500w já é suficiente.

  • Amei 1
Postado

Pessoal, 

 

Comprei a fonte nova e estou em dúvidas sobre como e onde conectar alguns componentes da fonte de alimentação na placa-mãe (ASUS Z87M-Plus). Precisei abrir todo este gabinete para retirar a fonte antiga, registrei como estava antes mas me perdi nos detalhes. Tenho medo de ligar tudo errado

 

Como este tópico é sobre alimentação e fontes resolvi reabrir, mas favor avisem caso precise abrir em outro lugar.

 

Graças a esse tutorial aqui já consegui posicionar o PCI-E para a placa de vídeo, o de 24 pinos pra placa-mãe, a alimentação para SSD e HDD e também pro CPU.

 

No entanto estou em dúvidas sobre onde conectar os seguintes pontos:

 

1) Do bloco do Water cooler que fica em cima do processador (radiador?), sai um cabo com uma ponta parecida com a de alimentação de smartphones, e a outra ponta é essa:

 

IMG_20221203_083805.thumb.jpg.c5042eb621078082ad160d1864fa0abf.jpg

 

A entrada "CPU FAN", que fica acima das memórias RAM, já está ocupada pelo outro componente do water cooler (o fan mesmo, aquele que não fica em cima do processador).

 

Existem duas entradas na placa-mãe onde acho que essa ponta solta pode se conectar, e estou em dúvidas sobre qual dela usar.

 

A primeira opção que vi seria essa da foto abaixo, onde diz "COM"

 

IMG_20221203_090416.thumb.jpg.ab538567b7039e1573f4d35e1bb8a116.jpg

 

A segunda opção creio que seriam essas (na foto a seguir, abaixo da entrada PCI-EX16, um pouco à esquerda). Na placa diz que são USB (910, 1112, 1314).

 

IMG_20221203_084713.thumb.jpg.e7325db6ad8d47d927f64cdf8cae248a.jpg

 

Qual dessas opções é a correta pra conectar o cabo que sai do water cooler?

 

2) Há um cabo "HD AUDIO" que vêm do painel frontal (plugs do fone de ouvido e microfone). Devido ao desenho dos pinos não parece poder encaixar em nenhuma das opções (foto anterior).

 

Aqui o detalhe da ponta deste conector "HD AUDIO". Ele tem esse ponto cego que, se eu tentasse encaixar ali nessas entradas "USB" da foto anterior, acabaria quebrando um dos pinos.

 

IMG_20221203_092842.thumb.jpg.f1fecbb0e32f5e2d06e8c6060bab2eec.jpg

 

3) Este cabo aqui estava atrás do gabinete, conectado a uma saída do painel.

 

IMG_20221203_094321.thumb.jpg.b0aa5571f0bd4a08a9a287bfc3db6d0e.jpg

 

O painel tem quatro portas USB 3.1, no entanto só duas funcionam. Vi agora o motivo: a placa-mãe só aceita duas conexões desse tipo mesmo. Mas então é correto deixar solta essa ponta? Não seria melhor tirar? Ou não faz diferença?

 

Agradeço desde já! 

Postado

Salve pessoal, atualizando aqui, solicitei mudança do tópico pra cá. Se alguém puder ajudar agradeço

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...