Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

placa-mãe : ASUS Strix Z490I 

Versão da BIOS: 2.20.1276

CPU: Intel i9 10900K

Case / water cooler : NZXT H1

Comprei um i9 10900K e ao colocar no  meu pc percebi que ele estava com clocks absurdos e temperaturas altíssimas sem esforço, só de iniciar o Windows chegava a 90-96C e 4800-5000MHZ de clock.

No início eu pensei que a minha placa-mãe poderia estar fazendo um overclock automático no processador e o clock alto estaria resultando na temperatura alta.

Com isso tentei algumas coisas,

-verifiquei o rpm do water cooler e estava funcionando corretamente,

-troquei a pasta térmica 3x verificando se tudo estava corretamente encaixado, 

-por não saber fazer overclock tentei configurar a BIOS vendo um vídeo do mesmo processador com objetivo de abaixar o clock, com isso consegui abaixar o clock de 5000MHZ para 3200MHZ, mas a temperatura ainda estava altíssima então resetei a BIOS novamente

-desativei funções de alto desempenho do Windows. 

Eu tinha um i5-10400f ele costumava ficar em média, a 30-45C no máximo, utilizando discord e com várias abas abertas com a mesma config.

Também enviei um ticket para Intel do ocorrido e estou esperando resposta. 

Segue foto do processador superaquecendo.

177DF006-1E18-405D-81AC-8C6BD3B21C26.jpeg

Postado

Acabei de atualizar, tá variando bastante entre 70 a 90C só de abrir o discord e algumas páginas no navegador 

2 horas atrás, EdinhoGomes disse:

placa-mãe : ASUS Strix Z490I 

Versão da BIOS: 2601

CPU: Intel i9 10900K

Case / water cooler : NZXT H1

Comprei um i9 10900K e ao colocar no  meu pc percebi que ele estava com clocks absurdos e temperaturas altíssimas sem esforço, só de iniciar o Windows chegava a 90-96C e 4800-5000MHZ de clock.

No início eu pensei que a minha placa-mãe poderia estar fazendo um overclock automático no processador e o clock alto estaria resultando na temperatura alta.

Com isso tentei algumas coisas,

-verifiquei o rpm do water cooler e estava funcionando corretamente,

-troquei a pasta térmica 3x verificando se tudo estava corretamente encaixado, 

-por não saber fazer overclock tentei configurar a BIOS vendo um vídeo do mesmo processador com objetivo de abaixar o clock, com isso consegui abaixar o clock de 5000MHZ para 3200MHZ, mas a temperatura ainda estava altíssima então resetei a BIOS novamente

-desativei funções de alto desempenho do Windows. 

Eu tinha um i5-10400f ele costumava ficar em média, a 30-45C no máximo, utilizando discord e com várias abas abertas com a mesma config.

Também enviei um ticket para Intel do ocorrido e estou esperando resposta. 

Segue foto do processador superaquecendo.

177DF006-1E18-405D-81AC-8C6BD3B21C26.jpeg

Postado

As configurações estão normais. Como está seu gerenciamento do processador, nas opções de energia? Pra reduzir o estresse, eu costumo deixar o desempenho mínimo em 1% e o máximo em 100%, assim, o próprio sistema operacional vai calcular a potência despejada pelo processador, de acordo com a demanda necessária. 

Postado
12 minutos atrás, gustavocarreragt disse:

As configurações estão normais. Como está seu gerenciamento do processador, nas opções de energia? Pra reduzir o estresse, eu costumo deixar o desempenho mínimo em 1% e o máximo em 100%, assim, o próprio sistema operacional vai calcular a potência despejada pelo processador, de acordo com a demanda necessária. 

82A95935-70C9-40A0-A2E0-CAD3998BE37F.jpeg
estava desse jeito, coloquei em 1% agora.

Postado

No caso então, eu desativaria o Enhanced Multi-Core Performance e o Intel(R) Adaptive Boost Technology ?  

1 hora atrás, Diego Both disse:

@EdinhoGomes A sua placa automaticamente liberou o TDP para 255w. 

Essa opção passou a ser incorporada na 10ª geração.

Desligando essa opção o TDP vai baixar um pouco, gerado menos calor

Veja o vídeo e você vai entender:

Desativei o Enhanced Multi-Core Performance e o Intel(R) Adaptive Boost Technology. Tivemos uma melhora na temperatura na tela principal do Windows, mas ao abrir qualquer coisa chega a 90C e permanece o tempo todo com mais de 4800MHZ 

Postado

@EdinhoGomes  A bomba do WC deve estar sempre em 100% de rotação.

Na BIOS, faça um undervolt no Vcore para 1.320v. Dessa forma vai gerar menos calor.

Faça uma curva de fans do WC, sendo o início em 40% de RPM à 50ºC e o final em 100% de RPM à 85ºC.

Eu uso no meu i9-10900 o WC ML240L V2, as temperaturas em jogos pesados não passam de 70ºC.

Qual o modelo de WC você tá usando?

Isso é um problema simples de resolver.

Os processadores não "k" aceitam as configurações automaticas.

Já os processadores "K", precisam de um refinamento manual para o seu pleno funcionamento.

Postado
9 horas atrás, Diego Both disse:

@EdinhoGomes  A bomba do WC deve estar sempre em 100% de rotação.

Na BIOS, faça um undervolt no Vcore para 1.320v. Dessa forma vai gerar menos calor.

Faça uma curva de fans do WC, sendo o início em 40% de RPM à 50ºC e o final em 100% de RPM à 85ºC.

Eu uso no meu i9-10900 o WC ML240L V2, as temperaturas em jogos pesados não passam de 70ºC.

Qual o modelo de WC você tá usando?

Isso é um problema simples de resolver.

Os processadores não "k" aceitam as configurações automaticas.

Já os processadores "K", precisam de um refinamento manual para o seu pleno funcionamento.

Tenho um water cooler de 140mm do nzxt h1, ja vi algumas configurações com o mesmo processador e do mesmo water cooler e estava tudo normal. 

Postado

@EdinhoGomes Esse WC não suporta esse processador. 

Troque esse WC por um de 240mm. Caso o gabinete não suporte um WC de 240mm, adicione uma segunda fan no WC de 140mm, fazendo um sistema Push/Pull. 

Testes de temperatura no YouTube eu não levo muito a sério, eles são feitos em ambientes com temperatura controlada por Ar-condicionado. 

Postado
11 minutos atrás, Diego Both disse:

@EdinhoGomes Esse WC não suporta esse processador. 

Troque esse WC por um de 240mm. Caso o gabinete não suporte um WC de 240mm, adicione uma segunda fan no WC de 140mm, fazendo um sistema Push/Pull. 

Perfeito, já pedi um fan novo para fazer o push/pull, chega dia 2/12, quando chegar trago atualizações. 

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!