Ir ao conteúdo

Placa de Vídeo fazendo DWM falhar? software ou hardware?

Ir à solução Resolvido por MauricioBMS,

Posts recomendados

Postado

Bom dia caros amigos!
Eu venho enfrentando um problema ja a algum tempo, e eu não sei direito o que fazer, não sei se o problema esta no sistema, na placa de vídeo ou em algum outro fator externo, antes de tudo, fica ai a config do meu pc e tudo que esta conectado:
image.png.71168f597075043f8de2ddc579bd28ee.png

O problema é: em alguns momentos, mais quando meu pc esta sob algum uso moderado, não precisa ser intenso pra acontecer, meus monitores apagam, meus fans vão a loucura e eu não consigo mais usar o PC, eu ainda continuo a ouvir o que acontece no PC, se eu estou em uma call no discord, meus amigos conseguem me ouvir e eu tambem consigo ouvir eles, o computador so volta ao normal apos eu forçar reinicialização, eu não consigo mexer nele, dando alt f4 pra desligar ou fechar o que eu tinha aberto, nem qualquer outro comando para por exemplo, resetar o driver de vídeo usando windows+ctrl+shift+B ele não responde a esse comando tambem, o que me leva a crer que é um problema de software, porém, mesmo formatando, configurando bonitinho tudo novamente e não instalando mais coisas inuteis no PC, ele continua apresentando a mesma coisa, e eu acabei de me deparar com isso no visualizador de eventos do windows:
image.thumb.png.8ade60dcf6ed03d34346978be4c54da7.png

image.thumb.png.7689d5f387019578eb2b6afe94768c2e.png

image.thumb.png.c0b16ca51b7cc3dd303880a627a93e73.png

O nivel critico foi quando eu forçei o desligamento, provavelmente, acho que não esta ligado a mais nada, porém eu acho muito estranho, eu acho muito que pode ser minha VGA com defeito, ou simplesmente algum outro software interferindo no DWM, e eu percebi que normalmente isso só ocorre alguns segundos depois que eu dou um alt+tab e mexo no segundo monitor ou algo do tipo, enquanto estou com algum game aberto, e as vezes nem é um game pesado, eu não uso nenhum em tela cheia, sempre borderless, e as vezes até limito o FPS pra placa não ficar sob 100% de uso, mesmo ela sendo feita pra isso...

Postado

@Marduk061 Nessa situação, pode ser que esteja havendo algum crash do driver gráfico e com isso pode ocasionar erros no gerenciador de janelas (DWM).

Seria bom você reinstalar os drivers da placa de vídeo. Comece desinstalando com o software DDU. Em seguida, baixe os drivers via site Nvidia ou GeForce Experience.

Já vi problemas parecidos relacionados com fonte, onde o monitor fica com a tela preta e em seguida você não consegue abrir nada, somente reiniciando. No entanto, sua fonte é de qualidade e fora um defeito, dificilmente seria culpa dela.

Como você disse que isso acontece ao utilizar mais de um monitor e ao apertar ALT+TAB, onde você estaria utilizando o processo DWM.exe e levando em consideração que a o driver gráfico tem função crucial nesse gerenciamento, pode ser um problema com ela mesmo ou o próprio Windows.

Caso o erro continue também seria bom fazer uma instalação limpa do Windows e se ainda assim não resolver, testar com outra placa de vídeo no possível.

• Curtir 1
Postado

@MauricioBMS Eu achei que seriam os drivers tambem, esqueci de mencionar, ja tentei reinstalar o driver usando o DDU tambem, reinstalando do zero, fiz uma instalação limpa do windows esses dias tambem, você acha que alguma instabilidade nos clocks da placa ou um overclock pode ocasionar os crashes no driver? eu normalmente uso um recomendado pelo proprio software da minha placa, acha que se eu retirar esse over pode acabar com os crashs?

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!