Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Eu tô com uma dúvida sobre a instalação de fans, elas funcionam normalmente so que quando eu conecto aos pinos da fans na placa-mãe a luz N liga, ela giram normalmente, então eu tirei os pinos da fans e deixei só na SATA e ela ficam com as luzes ligadas e girando de boas, eu queria saber se posso deixar só no SATA ou se precisa deixar nos pinos de fans da placa-mãe?

Postado

Primeiramente você precisa especificar que fans são essas e qual o modelo da sua placa-mãe. Existe dois tipos de RGB, o RGB "comum" de 4 pinos e o RGB endereçável (A-RGB) de 3 pinos, e nem todas as placas-mãe dão suporte para os dois tipos. A alimentação do RGB é independente da ventoinha, geralmente é um conector para alimentação e outro conector para RGB. Algumas ventoinhas disponibilizam um conector com as duas conexões juntas, mas para utilizar esse tipo de ventoinha geralmente é necessário ter uma controladora que suporta esse tipo de entrada (costuma vir junta num kit de ventoinhas).

• Curtir 1
Postado

@GuilhermeGB eu tenho a controladora eu comprei um kit que veio de 3 pinos, o nome da saída é VDG, só que quando eu conecto os p3 pinos da na controladora ela liga Mais as luzes da RGB ficam apagadas, então eu eu tirei os pinos que ficam na controladora e na entrada de fan da placa-mãe e deixei só o SATA na controladora e as fans ficam girando com as luzes ligadas, só no sata, e eu controlo pelo controle assim

A minha dúvida é faz mal elas ficarem ligadas só no SATA?

Postado
14 minutos atrás, Eurene Silva disse:

@GuilhermeGB essa conector eu N tenho

IMG-20221201-WA0067.jpeg

Você está tentando conectar esse conector aqui na placa-mãe? E onde na placa-mãe? Qual é o modelo dela?

Esse conector aí você usa para sincronizar sua controladora com a placa-mãe, se ela não tiver compatibilidade com A-RGB ou se você não quiser sicronizar, você não conecta. Se por acaso você estiver tentando ligar ela no lugar errado, você estará fechando um curto-circuito, o que pode acionar um sistema de proteção e por isso que o RGB não funciona.

Postado
1 hora atrás, Eurene Silva disse:

A minha dúvida é faz mal elas ficarem ligadas só no SATA?

Não, inclusive esse é o melhor lugar para ligar fans do gabinete, pois estarão ligadas diretas num saída da fonte com boa corrente, e não no conector SYS_FAN/CHA_FAN da placa-mãe, em geral limitado a 1 Ampere. Dependendo do modelo, 5 ou 6 fans podem ultrapassar esse limite.

A desvantagem é que se ligr direto não terá controle da RPM da fans via BIOS nem controle do "fru fru rainbow" pelo software da placa-mãe.

Mas no seu caso a controlara faz esse controle através do controle remoto, só perde a sincronização com os LED da memória, do fan do CPU/WC....

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!