Ir ao conteúdo

Temperatura do processador atingindo 90 graus jogando

Ir à solução Resolvido por bob_lino,

Posts recomendados

Postado

Eu recentemente começei a jogar FIFA no meu PC, ele é um i7 10700F e tá batendo 90% graus, tendo um water cooler. Queria saber se a temperatura é normal ou se tem algo que eu possa resolver pra melhorar.

Troquei a pasta térmica quando notei o problema, e desceu de 95 pra 90.

Postado

Tá, você disse qual é o problema - superaquecimento em jogos.

Mas não descreveu as condições.

Qual o tamanho, marca e modelo do WC?

Qual o modelo do gabinete - tem modelos com péssimo airflow, tem quantos fans de entrada e quantos de saída?

• Curtir 1
Postado

Certo, o WC é um MasterLiquid ML240L V2 da Cooler master, vou colocar os links abaixo pra facilitar.

Gabinete: https://www.kabum.com.br/produto/99469/gabinete-gamer-husky-gaming-avalanche-preto-mid-tower-3-fans-RGB-lateral-vidro-de-temperado-hgmc002

WC: https://www.kabum.com.br/produto/115540/water-cooler-cooler-master-masterliquid-ml240l-v2-RGB-240mm-preto-mlw-d24m-a18pc-r2

Tem 3 fans de entrada na frente, mas não parecem puxar muito ar até porque o gabinete na frente tem só umas frestas pequenas. O WC fica na parte de cima e tem 2 coolers puxando ar pra ele, e joga o ar direto pra fora do PC, tem um cooler de saida na parte de trás, e a fonte joga o ar quente direto pra fora.

Postado

O i7-10700F é TDP (nominal) 65w, então não é dos piores pare esquentar.

Verifique o assentamento do bloco do WC.

O gabinete não favorecer a entrada de ar, teste jogando sem o painel frontal, se a influência negativa da frente for relevante, não a o que fazer.

Postado

Não sei se seria o caso, retirou a película de proteção da base de contato do bloco (foto aqui)?

Qual é a sua placa-mãe?
Verifique se o conector da bomba está com controle de rotação desativado ou em full speed.

Confira se o backplate e a bomba foram fixados corretamente.
Se achar necessário poste fotos da instalação atrás da placa-mãe mostrando o backplate e na frente mostrando o bloco e o radiador instalados.

Postado

o que seria o assentamento do bloco do WC? Perdão não manjo muito dos termos.

Eu retirei a película de proteção da base de contato do bloco sim, a placa-mãe tá com o link abaixo também.

Não sei como exatamente verificar sobre o controle de rotação, e creio que o backplate e a bomba tão bem fixados sim. Se achar necessário posso mandar uma foto.

https://www.kabum.com.br/produto/165108/placa-mãe-ASUS-prime-b560m-a-intel-lga1200-matx-DDR4

• Solução
Postado

@1lokos Tem quanto tempo que você tem esse Watercooler?
pasta térmica é de boa qualidade? colocou certinho? 
porque o excesso ou a falta dela dá surtos de temperatura também.
Ele tinha que rodar na casa dos 70 graus, 80 estourando. 
Bater as vezes 90 é normal, o que não é normal é manter alto assim frequentemente.

Eu tinha i9 10 que rodava acima dos 90 frequentemente e era normal em jogos. fiz um undervolt pra manter abaixo dos 80. Não mudou nada em perfomance no meu caso. 

• Curtir 1
Postado

Watercooler deve ter no máximo 1 ano, a pasta é boa sim, até onde eu sei ao menos, coloquei da forma que sempre coloquei, uma camada fina em toda a parte ali do processador, e troquei recentemente pra testar.

Complementando, eu deixei as ventoinhas na rotação máxima, e agora tá batendo lá os 85

Postado
11 horas atrás, BrunoMestanza disse:

O controle de rotação no caso é a velocidade da FAN?

Se for tá no intermediário

Sim o controle de rotação é o da velocidade.
No caso da bomba precisa funcionar em 12V constantes e para isso o controle de rotação precisa ser desativado ou em full speed.

O PWM também atenderia o propósito.

Postado

@BrunoMestanza faz um undervolt nele. Tem uns tutorias bem ***** na internet, as vezes descendo 0.05V reduz até 20 graus de temp e mantém a mesma performance.
Tem que ir testando, cada processador é loteria do vale do silício.

quando eu tinha i9, só resolveu assim, e rodava tudo do mesmo jeito.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...