Ir ao conteúdo

Tuf B550M-Plus com o led indicador de boot sempre aceso e não dá Vídeo

Ir à solução Resolvido por Marcos Caique,

Posts recomendados

Postado

Olá, boa tarde pessoal. Fiz um upgrade no meu setup e troquei a placa-mãe por uma TUF B550M-M da ASUS com um Ryzen 7 5700x e dois pentes de memória da kingston fury Beast 3200mhz. Fiz toda a montagem das peças, mas quando ligo PC, ela começa a acender os Q-leds indicadores, entretanto ela trava no led verde de boot e o computador não mostra nenhum vídeo. Todos os leds acendem, as fans giram, mas nenhum sinal de vídeo é mostrado. De imediato fiz algumas pesquisas e tentei realizar alguma das soluções encontradas:

• Aparentemente a BIOS já veio atualizada, mas decidi novamente instalar a versão mais recente disponibilizada pela ASUS e não resolveu;
  • Pesquisei em fóruns e recomendaram utilizar somente um pente de memória para o primeiro boot, mas também não resolveu para mim;
  • Já verifiquei todos os cabos inclusive o SATA onde está o meu sistema operacional e está tudo ok;
  • Tentei utilizar outra memória RAM e também não obtive sucesso;
  • Reinstalei a placa de vídeo e reconectei os cabos.

A única ideia que me restou foi colocar um speaker que tinha aqui, quando o computador é ligado o primeiro bipe é emitido como esperado, entretanto ao acender o Q-led de boot da placa-mãe um outro beep diferente é emitido e não faço ideia do que seja. Segue um vídeo de demonstração: Vídeo

Alguém já passou por esse problema ou saberia dizer qual o problema que posso estar tendo? Desde já agradeço a quem puder ajudar

• Solução
Postado

Opa pessoal, passando para atualizar que consegui resolver o problema. Como mencionei, muito provavelmente antes de a placa ser enviada para mim o vendedor realizou a atualização da BIOS, acredito que pelo BIOS Flashback da placa-mãe. O que acontece é que após a atualização, ao ligar o computador, uma tela é mostrada pedindo para pressionar o F1 para entrar nas configurações da BIOS, entretanto de uns tempos para cá minha placa de vídeo parou de mostrar vídeo na logo da placa-mãe e na tela da BIOS, isso desde a placa-mãe antiga que estava usando, não sei o porque. Estive lendo em alguns foruns e vi relatos de pessoas dizendo que isso ocorre as vezes com algumas saídas de vídeo da placa e basta trocar, mas nenhuma das outras saídas é compatível com meu monitor então não pude confirmar a hipotese. Então basicamente o que estava ocorrendo é que ao ligar o PC, ele entrava nessa tela, mas como não estava mostrando nenhum vídeo, não era possível saber. O pior é que esse novo processador não possui vídeo integrado, por sorte tinha uma plaquinha mais antiga aqui e acabei testando com ela e consegui sair dessa tela. Fica como dica para quem passar pelo mesmo problema.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...