Ir ao conteúdo

Qual placa de vídeo se adapta ao meu computador?

Ir à solução Resolvido por Otávio Furoni,

Posts recomendados

Postado

Boa tarde amigos, volta e meia vejo meu pc sofrendo pra rodar joguinhos simples, então vem a ideia de uma placa de vídeo.

A questão que fica pra um mero iniciante idem à mim que não pode gastar e errar feio na hora da compra é:

Qual placa de vídeo se adapta ao meu computador?

Vejo tantos termos: DDR3, DDR4, DDR5, 1GB, 4GB, 8GB, 1050TI, 1650, RX e marcas das mais diversas, confesso que fico bem perdido, seguem minhas configurações:

processador: Intel(R) Core(TM) i5-3570 CPU @ 3.40GHz   3.40 GHz

ram: 12,0 GB (utilizável: 11,9 GB)

sistema: Sistema operacional de 64 bits, processador baseado em x64

Sistema: Windows 10 Home Single Language versão 22H2, compilação 19045.2251

SSD: 128 GB

HD: 1 TB

PC ACPI de base X64

placa-mãe Nova Positivo Pos-eih61ce LGA 1155 Para Processadores De 2º E 3º Geração

directx 12

fonte TDA 450W ATX230WP4

Se faltou alguma informação me avisem pra eu tentar encontrar por favor.

image.png

• Haha 1
Postado
6 minutos atrás, Otávio Furoni disse:

@Deltaprimo Quanto pretende gastar, qual é o modelo exato da fonte e o que pretende rodar?

fonte TDA 450W ATX230WP4

6 minutos atrás, Katagiri disse:

@Deltaprimo Numa pesquisa rápida, uma boa placa de vídeo para seu processador é a GTX 1060 ou a RX 580. Mas a sua fonte importa e muito... qual marca e modelo?

fonte TDA 450W ATX230WP4

Postado

@Deltaprimo É crucial realizar a troca da fonte.

Há modelos baratos e bons como: XPG Pylon 450w, MSI MAG 550w, Nidus 500w..

Quanto pretende gastar nessa placa de vídeo e o que pretende rodar? 

@Katagiri É arriscado colocar uma Radeon nesse setup, placas RX, principalmente da série 500 frequentemente não funcionam em LGA 1155, é uma verdadeira incognita apesar de na teoria ser compatível.

Portanto, é mais seguro partir para uma nvidia.

• Curtir 1
Postado
6 minutos atrás, Otávio Furoni disse:

@Deltaprimo É crucial realizar a troca da fonte.

Há modelos baratos e bons como: XPG Pylon 450w, MSI MAG 550w, Nidus 500w..

Quanto pretende gastar nessa placa de vídeo e o que pretende rodar? 

@Katagiri É arriscado colocar uma Radeon nesse setup, placas RX, principalmente da série 500 frequentemente não funcionam em LGA 1155, é uma verdadeira incognita apesar de na teoria ser compatível.

Portanto, é mais seguro partir para uma nvidia.

Trocando a fonte por uma dessas, qualquer DDR ou GB serve? Ou tenho que procurar algum especifico?

Digo isso porque tem memória ram que não encaixa, não sei se funciona igual

Postado

@Deltaprimo Sua placa-mãe só aceita memórias DDR3.

Porém, placas de vídeo possuem padrões de VRAM como GDDR5 E GDDR6, que são infinitamente mais rápidas que DDR3 e também não dependem do padrão da placa-mãe, ou seja, irá funcionar perfeitamente. "VRAM E RAM são coisas distintas", rezumindo, sua placa-mãe só aceita memórias DDR3 mas aceita placas de vídeo GDDR6, GDDR5, DDR5, etc..

Qualquer placa de vídeo com exceção das RTX que não funcionam em BIOS LEGACY(Que é o seu caso) e das Radeons mais modernas, irá funcionar.

Postado
1 minuto atrás, Otávio Furoni disse:

@Deltaprimo Sua placa-mãe só aceita memórias DDR3.

Porém, placas de vídeo possuem padrões de VRAM como GDDR5 E GDDR6, que são infinitamente mais rápidas que DDR3 e também não dependem do slot, ou seja, irá funcionar perfeitamente. "VRAM E RAM são coisas distintas".

Então isso quer dizer que tanto GDDR5 quanto GDDR6 encaixam no meu PC que é compatível com DDR3?

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...