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Meu computador novo está congelando do nada


Kelki
Ir à solução Resolvido por AlexMmf2,

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 De umas semanas pra cá meu computador está travando do nada em IDLE, ele congela a imagem e n consigo mexer no mouse e teclado, só fica o som do computador e a imagem estática, só volta ao normal forçando o desligamento pelo botão power do gabinete.

 Já chequei temperatura e uso e tudo está normal, hj ele travou enquanto eu estava com meu illustrator e photoshop abertos, mas teve vezes q com nada além do navegador ele também congelou.

 

- Meu computador é todo novo e n tem nem 5 meses de uso..

Config:

- Ryzen 7 5700x.

- Air Cooler CM MasterAir MA410P MAP.

- ASUS TUF Gaming B550M-Plus.

- XPG Spectrix D41 TUF, RGB, 16GB (2x8GB), 3200MHz

- SSD XPG S41 TUF, 1TB, M.2, PCIe, Leituras: 3500MB/s, Gravações: 3000MB/s.

- Fonte XPG Core Reactor, 650W, 80 Plus Gold Modular

- Galax RTX 3060.

- Gabinete ATX Sharkoon M25-W

 

Windows 10 versão 21H2 Original

 

Dei uma olhada no visualizador de eventos LOG DO WINDOWS/SISTEMA e vi esses erros recorrentes:

Meu computar estava suspenso, liguei ele 13:00 do dia 11/12/22 e ele ficou dando esse erro várias vezes até as 17:54, sempre mencionando isso "Microsoft.GamingApp_2212.1001.36.0_x64__8wekyb3d8bbwe":

 

-

As configurações de permissão específico do aplicativo não concedem permissão Local Ativação para o aplicativo de Servidor COM com CLSID 

{37399C92-DC3F-4B55-AE5B-811EE82398AD}

 e APPID 

{37399C92-DC3F-4B55-AE5B-811EE82398AD}

 ao usuário DESKTOP-AQNTUAQ\Bryam Q SID (S-1-5-21-3849666188-4195646615-1463132041-1001) do endereço LocalHost (Usando LRPC) que está sendo executado no contêiner de aplicativos Microsoft.GamingApp_2212.1001.36.0_x64__8wekyb3d8bbwe SID (S-1-15-2-1723189366-2159580849-2248400763-1481059666-1951766778-2756563051-3565589001). Essa permissão de segurança pode ser modificada com a ferramenta administrativa Serviços de Componentes.

ID do evento: 10016

-

 

Quando marcou 17:55 ele apareceu isso: (não sei se tem haver com o comando q fiz, ctrl+shift+alt+B para reiniciar os drivers de vídeo, pois foi mais ou menos nesse momento q a tela apagou e só ficou rolando o áudio do vídeo que estava rodando no navegador)

 

-

O driver de vídeo nvlddmkm parou de responder e se recuperou com êxito.

-

 

-

Não é possível localizar a descrição da Identificação de Evento 0 na origem "nvlddmkm". O componente que gera esse evento não está instalado no computador local ou a instalação está danificada. Você pode instalar ou reparar o componente no computador local.

Se o evento foi originado em outro computador, as informações de exibição tiveram que ser salvas com o evento.

As seguintes informações foram incluídas com o evento: 

\Device\000000c0

Error occurred on GPUID: 700

O recurso está presente, mas a mensagem não foi encontrada na tabela de mensagens

-

 

Outros erros que achei no visualizador LOG DO WINDOWS/SISTEMA que ocorreram depois dos citados acima:

 

-

O servidor {AB8902B4-09CA-4BB6-B78D-A8F59079A8D5} não se registrou no DCOM dentro do tempo limite necessário.

-

 

-

As configurações de permissão específico do aplicativo não concedem permissão Local Ativação para o aplicativo de Servidor COM com CLSID 

{2593F8B9-4EAF-457C-B68A-50F6B8EA6B54}

 e APPID 

{15C20B67-12E7-4BB6-92BB-7AFF07997402}

 ao usuário DESKTOP-AQNTUAQ\Bryam Q SID (S-1-5-21-3849666188-4195646615-1463132041-1001) do endereço LocalHost (Usando LRPC) que está sendo executado no contêiner de aplicativos Não Disponível SID (Não Disponível). Essa permissão de segurança pode ser modificada com a ferramenta administrativa Serviços de Componentes.

-

 

-

As configurações de permissão específico do aplicativo não concedem permissão Local Ativação para o aplicativo de Servidor COM com CLSID 

{2593F8B9-4EAF-457C-B68A-50F6B8EA6B54}

 e APPID 

{15C20B67-12E7-4BB6-92BB-7AFF07997402}

 ao usuário DESKTOP-AQNTUAQ\Bryam Q SID (S-1-5-21-3849666188-4195646615-1463132041-1001) do endereço LocalHost (Usando LRPC) que está sendo executado no contêiner de aplicativos Não Disponível SID (Não Disponível). Essa permissão de segurança pode ser modificada com a ferramenta administrativa Serviços de Componentes.

-

 

Foi então que tentei reiniciar pelo botão power do gabinete ai ele apareceu aquela janela perguntando se eu tinha certeza que queria desligar, cancelei e abri novamente o chrome e restaurei as páginas, quando voltou a página com vídeo o computador congelou novamente, então forcei o desligamento e reiniciei a máquina.

Iniciou normalmente, testei um jogo pesado (COD WZ2) e estava tudo normal, o game funcionando perfeitamente e as temperaturas normais (GPU: 67/70 graus e CPU 70/72 graus), então fechei e segui trabalhando com meus app Illustrator e Photoshop + Chrome abertos.

Olhei no visualizador de eventos LOG DO WINDOWS/SISTEMA que logo em seguida da inicialização (18:00 +/-) esse erro ficou aparecendo diversas vezes mencionando isso "Microsoft.Windows.ShellExperienceHost_10.0.19041.1949_neutral_neutral_cw5n1h2txyewy":

 

-

As configurações de permissão padrão-computador não concedem permissão Local Ativação para o aplicativo de Servidor COM com CLSID 

{C2F03A33-21F5-47FA-B4BB-156362A2F239}

 e APPID 

{316CDED5-E4AE-4B15-9113-7055D84DCC97}

 ao usuário DESKTOP-AQNTUAQ\Bryam Q SID (S-1-5-21-3849666188-4195646615-1463132041-1001) do endereço LocalHost (Usando LRPC) que está sendo executado no contêiner de aplicativos Microsoft.Windows.ShellExperienceHost_10.0.19041.1949_neutral_neutral_cw5n1h2txyewy SID (S-1-15-2-155514346-2573954481-755741238-1654018636-1233331829-3075935687-2861478708). Essa permissão de segurança pode ser modificada com a ferramenta administrativa Serviços de Componentes.

-

 

-

As configurações de permissão específico do aplicativo não concedem permissão Local Ativação para o aplicativo de Servidor COM com CLSID 

{2593F8B9-4EAF-457C-B68A-50F6B8EA6B54}

 e APPID 

{15C20B67-12E7-4BB6-92BB-7AFF07997402}

 ao usuário DESKTOP-AQNTUAQ\Bryam Q SID (S-1-5-21-3849666188-4195646615-1463132041-1001) do endereço LocalHost (Usando LRPC) que está sendo executado no contêiner de aplicativos Não Disponível SID (Não Disponível). Essa permissão de segurança pode ser modificada com a ferramenta administrativa Serviços de Componentes.

-

 

Então que as 23:30 o computador congelou novamente, porém ficou com sua tela estática, sem apagar, desliguei ele pelo botão novamente, ligou novamente de forma normal e em seguida fui buscar ajuda com esse erro, atualizei o windows da versão 21H2 para versão 22H2, atualizei os drivers da placa de vídeo (que estranhamente estavam com uma versão do inicio do ano sendo que a menos de 1 mês eu atualizei eles), reiniciei o computador e fui ver no Visualizador se havia alguma coisa e até agora nada.

Não é a primeira vez que esse congelamento ocorreu, eles acontecem de vez em quando e sempre foram quando estava no desktop usando o chrome sozinho ou PS e ILL e algumas poucas quando estava jogando (com essa sendo estranha, primeiro a internet parou de funcionar, meu game apresentou problemas e logo em seguida minha área de trabalho e mouse um atrás do outro travaram, tive que fazer o desligamento no botão power e reiniciar novamente o pc que voltou ao normal). Gostaria de uma solução ou um esclarecimento desse erro, pois hoje os dois congelamentos arruinaram meu trabalho..

 

Agora só esse erro persiste no Visualizador em Eventos Administrativos:

 

-

Autopilot.dll wil error was reported.
HRESULT: 0x80070491
File: onecoreuap\admin\moderndeployment\autopilot\dll\dllmain.cpp, line 191
Message: NULL

-

 

Erros que encontrei no Visualizador de Eventos LOG DO WINDOWS/APLICATIVO:

 

- (! Erro 17:57)

Nome do aplicativo com falha: dwm.exe, versão: 10.0.19041.746, carimbo de data/hora: 0x6be51595

Nome do módulo com falha: KERNELBASE.dll, versão: 10.0.19041.2193, carimbo de data/hora: 0x7f7062e1

Código de exceção: 0xe0464645

Deslocamento da falha: 0x000000000010fdf2

ID do processo com falha: 0x530

Hora de início do aplicativo com falha: 0x01d90a9b99859bc3

Caminho do aplicativo com falha: C:\Windows\system32\dwm.exe

Caminho do módulo com falha: C:\Windows\System32\KERNELBASE.dll

ID do Relatório: 7bc02497-edf1-4d7c-b5e3-dd5721b70ec0

Nome completo do pacote com falha:

ID do aplicativo relativo ao pacote com falha:

-

 

-

Falha no bucket 1804470029562742116, tipo 5

Nome do Evento: RADAR_PRE_LEAK_64

Resposta: Não disponível

ID do CAB: 0

Assinatura do problema:

P1: illustrator.exe

P2: 26.5.0.223

P3: 10.0.19044.2.0.0

P4: 

P5: 

P6: 

P7: 

P8: 

P9: 

P10: 

Arquivos anexados:

\\?\C:\Users\BRYAMQ~1\AppData\Local\Temp\RDR6249.tmp\empty.txt

\\?\C:\ProgramData\Microsoft\Windows\WER\Temp\WER624A.tmp.WERInternalMetadata.xml

\\?\C:\ProgramData\Microsoft\Windows\WER\Temp\WER624B.tmp.xml

\\?\C:\ProgramData\Microsoft\Windows\WER\Temp\WER6262.tmp.csv

\\?\C:\ProgramData\Microsoft\Windows\WER\Temp\WER6282.tmp.txt

Esses arquivos talvez estejam disponíveis em:

Símbolo da análise: 

Verificando novamente se há uma solução: 0

ID do Relatório: d56107e9-0b05-40e6-9c1e-6671fdec2165

Status do Relatório: 268435456

Bucket com hash: d03d570512dfef5ed90ac3ee6fed0564Guid do CAB: 0

-

 

-

Falha no bucket 1447503234619979881, tipo 4

Nome do Evento: APPCRASH

Resposta: Não disponível

ID do CAB: 0

Assinatura do problema:

P1: dwm.exe

P2: 10.0.19041.746

P3: 6be51595

P4: KERNELBASE.dll

P5: 10.0.19041.2193

P6: 7f7062e1

P7: e0464645

P8: 000000000010fdf2

P9: 

P10: 

Arquivos anexados:

\\?\C:\ProgramData\Microsoft\Windows\WER\Temp\WERACAC.tmp.mdmp

\\?\C:\ProgramData\Microsoft\Windows\WER\Temp\WERAD2A.tmp.WERInternalMetadata.xml

\\?\C:\ProgramData\Microsoft\Windows\WER\Temp\WERAD3A.tmp.xml

\\?\C:\ProgramData\Microsoft\Windows\WER\Temp\WERAD60.tmp.csv

\\?\C:\ProgramData\Microsoft\Windows\WER\Temp\WERAD71.tmp.txt

Esses arquivos talvez estejam disponíveis em:

\\?\C:\ProgramData\Microsoft\Windows\WER\ReportArchive\AppCrash_dwm.exe_77f45e541408c2ebb64ca31ca81946a8b13be_c2f10bab_0bd7ebdd-ec7c-471a-b30d-1c4a6f4c80ec

Símbolo da análise: 

Verificando novamente se há uma solução: 0

ID do Relatório: 7bc02497-edf1-4d7c-b5e3-dd5721b70ec0

Status do Relatório: 268435456

Bucket com hash: 612efbde0a25495f64169085cec0b869Guid do CAB: 0

-

 

-

Falha no bucket , tipo 0

Nome do Evento: LiveKernelEvent

Resposta: Não disponível

ID do CAB: 0

Assinatura do problema:

P1: 141

P2: ffffe68fbdb13050

P3: fffff805697cbd30

P4: 0

P5: 530

P6: 10_0_19044

P7: 0_0

P8: 256_1

P9: 

P10: 

Arquivos anexados:

\\?\C:\Windows\LiveKernelReports\WATCHDOG\WATCHDOG-20221211-1756.dmp

\\?\C:\Windows\TEMP\WER-333056625-0.sysdata.xml

\\?\C:\ProgramData\Microsoft\Windows\WER\Temp\WER1657.tmp.WERInternalMetadata.xml

\\?\C:\ProgramData\Microsoft\Windows\WER\Temp\WER1668.tmp.xml

\\?\C:\ProgramData\Microsoft\Windows\WER\Temp\WER1685.tmp.csv

\\?\C:\ProgramData\Microsoft\Windows\WER\Temp\WER1695.tmp.txt

Esses arquivos talvez estejam disponíveis em:

\\?\C:\ProgramData\Microsoft\Windows\WER\ReportQueue\Kernel_141_b7222e25ff73792a35ccef8a631650a5471afc9c_00000000_cab_e29812e5-b3da-402c-86b5-9ef4915b1bcc

Símbolo da análise: 

Verificando novamente se há uma solução: 0

ID do Relatório: e29812e5-b3da-402c-86b5-9ef4915b1bcc

Status do Relatório: 4

Bucket com hash: Guid do CAB: 0

-

 

-

Falha no bucket , tipo 0

Nome do Evento: WindowsBlackScreenDiagnosticsV1

Resposta: Não disponível

ID do CAB: 0

Assinatura do problema:

P1: DWM

P2: Unknown

P3: CaptureBitsFailure

P4: Hotkey

P5: 10.0.19041.746

P6: 

P7: 

P8: 

P9: 

P10: 

Arquivos anexados:

Esses arquivos talvez estejam disponíveis em:

\\?\C:\ProgramData\Microsoft\Windows\WER\ReportQueue\Critical_DWM_f276f18b86d989251da3798672df84c94e11b1f_00000000_4eae375e-8219-46b9-94b6-8b134210571d

Símbolo da análise: 

Verificando novamente se há uma solução: 0

ID do Relatório: 4eae375e-8219-46b9-94b6-8b134210571d

Status do Relatório: 4100

Bucket com hash: Guid do CAB: 0

-

 

-

O mecanismo de regras relatou uma falha na tentativa de ativação da LV.
Motivo:0xC004F074
AppId = 0ff1ce15-a989-479d-af46-f275c6370663, SkuId = 4f414197-0fc2-4c01-b68a-86cbb9ac254c
Gatilho=NetworkAvailable

-

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  • Solução

Faça um seguinte: Desinstale todos os Drivers da Placa de Vídeo e do Chipset da sua placa-mãe e depois baixe e execute o DDU para remover todos os Restos de Registros deixados pelos Drivers e instale os Drivers novamente e atualizado baixando-os dos sites dos fabricantes. Afinal de contas atualizar uma versão nova de sistema em cima da outra senpre irá manter os arquivos temporários, de programas, componentes e dados de aplicativos do anterior gerando conflitos com a nova versão. Recomendo que também apague todos os Rastros deixados em AppData, %TEMP% e na Common Files também. Também te recomendo a baixar e executar o RevoUnistaller para Desinstalar os Programas com a Remoção de Rastros deixados por eles e reinstalar os programas do Zero!

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6 horas atrás, Kelki disse:

Meu computador é todo novo e n tem nem 5 meses de uso

os motivos desse problema estar ocorrendo pode ser uma simples limpeza nos drivers de vídeo como nosso amigo falou acima

 

ou pode ser talvez alguma atualizaçao do windows update que veio com defeito voce ja verificou? ou pode ser tambem que o sistema esteja necessitando de alguma atualizaçao e pode ser instalada atraves do update

 

ou pode ser tambem alguma coisa que voce executou e agora esta em segundo plano e dependendo doque voce for fazer pode estar dando algum conflito nos arquivos e consequentemente congela o sistema

 

recomendo voce fazer uns procedimentos, aperta a tecla windows e escreve cmd quando aparecer o cmd aperta em executar como adm, e quando abrir escreva sfc /scannow e de enter pois assim o sistema vai verificar arquivos defeituosos e tentar recuperar e voce tambem pode dar o comando dism /online /cleanup-image /CheckHealth pois assim o sistema vai verificar a saude do sistema

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Alguns programas após a atualização nova em cima da velha irão causar erros ao tentar entrar neles como o famoso e misterioso 0xc0000007b que é causado pela a corrupção ou ausência dos componentes e das bibliotecas da Directx que ficam instaladas nas Pastas System32 e Syswow64!

 

25dde965-aeb3-41c5-b9ef-5d363a00a84d

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@AlexMmf2 Como já mencionado acima, provavelmente o problema deve estar no driver de vídeo.

 

Porém já vi relatos de problemas parecidos com computadores novos e a causa era a versão do BIOS da placa-mãe, se puder checar em qual versão está.

 

Se estiver na última versão do BIOS, baixe e instale uma versão anterior.

Se não estiver na última versão do BIOS, ai você baixa e instala a versão mais atualizada.

 

Sua placa-mãe tem Q-flash, então o procedimento é bem "tranquilo"

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Em 12/12/2022 às 07:54, AlexMmf2 disse:

Alguns programas após a atualização nova em cima da velha irão causar erros ao tentar entrar neles como o famoso e misterioso 0xc0000007b que é causado pela a corrupção ou ausência dos componentes e das bibliotecas da Directx que ficam instaladas nas Pastas System32 e Syswow64!

 

25dde965-aeb3-41c5-b9ef-5d363a00a84d

O engraçado é que esses congelamentos são muito aleatórios e não são recorrentes e não me mostram nenhuma caixa de dialogo de erro ou tela azul. Vou fazer essa limpeza de drivers como você me recomendou, eu tentei inclusive atualizar o driver do chipset da placa-mãe ontem, mas o sistema ficou todo bugado, a barra de % da instalação do drive ficou parada no 55%, a barra de ferramentas começou a bugar e depois se espalhou pro resto do sistema até congelar tudo e eu não conseguir mexer mais em nada, então eu desliguei a força o pc no botão power e reinicia-lo para voltar ao normal.

 

Respondendo o outro amigo, a versão da minha BIOS é a mais recente do site da ASUS, versão 2806.

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