Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Tenho que me preocupar com chat que identificou meu nome e número?


Posts recomendados

Olá Razor, como vai?

 

Ha um tempo atrás o pessoal pegava o IP provavelmente com algum software de Sniff, agora você vir falar que o sujeito conseguiu o seu nome e número já soa meio diferenciado, ainda mais você dizendo que não baixou nada.

 

Em primeiro lugar, o que me passou pela cabeça é se esse suposto site de bate-papo pede login? Pode ser de varias maneiras: e-mail, redes sociais, número de telefone etc? Se sim, pode estar atrelado, quem sabe numa suposta rede de streaming, todos os dados ficam trafegando na comunicação para a comunicação não ser perdida, mas mesmo assim não faz sentido para mim.

 

Em segundo lugar, cogitei um suposto auto-infect, mas essas coisas nem existem mais hoje, talvez até dê para fazer, só que tem que ser muito leigo para cair.

 

Em terceiro lugar, você pode ter caído num Phishing, você não explicou se entrou em algum link que o sujeito te enviou ou algo do tipo.

 

Para finalizar, a questão se você deve se preocupar ou não, é relativa, qual o seu nível de paranóia e anonimato? Se você for aquelas pessoas discretas e bem "anonimas", isso é ruim, por que eu imagino a situação que você não tem nenhuma rede social, não sai para rua, não fala seu nome verdadeiro e de repente um "random" na internet consegue?

 

Agora se você tem varias redes sociais, varios telefones, fala seu nome para geral, está em varios fórums, você é conhecido, provavelmente os seu "nome e telefone", não são muito importante, até por que ha um tempo atrás teve um vazamento de dados de 220 milhões de brasileiros, ou seja, TODOS, até pessoas mortas.

 

"Dá para fazer o que com o meu nome e telefone?"

 

Talvez se o atacante for acintoso(mal-intencionado), até consiga clonar o seu CHIP, utilizando metadados das suas redes sociais, por exemplo, com o seu Nome Completo, o sujeito acha seu FACEBOOK e INSTAGRAM, ele começa a vasculhar e acha sua DATA DE ANIVERSARIO, verifica que tem o NOME DA SUA EMPRESA, mapeia sua MÃE E PAI pelo seu sobrenome, por exemplo, se seu nome é Joaozinho Borges, ele só coloca verifica quem tem sobrenome Borges, pois há grande probabilidade de ser da família, sabe todos os seus AMIGOS DO PEITO, opa agora ele descobriu que você sempre vai no Sushi perto do emprego almoçar, pois você sempre posta às 12:01 com a legenda "Meu sonho é ir para o Japão", então o mal-intencionado já sabe onde te encontrar, agora ele já sabe o seu assunto favorito, você adora anime, afinal, você só compartilha isso, coisinhas japonesas, coreanas, KPOP, sushi, ou seja, Engenharia social perfeita, percebe que o atacante já está mapeando para um suposto-futuro ataque? Os ataque são diversos. TUDO ISSO POR CONTA DO NOME E O NUMERO.

 

QUAL É O SEU NÍVEL DE PARANOIA?

 

Adeus,

 

Até a próxima.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!