Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom dia Senhores, preciso da ajuda de vocês. 

Nesse fim de semana, montei o computador da minha namorada, e escolhemos uma build mini itx

Ryzen 5 5600
2x8GB DDR4
Gigabyte A520I AC
NVMe PCIe 4.0 1TB
Fonte SF750 Corsair

Fora horas tentando e testando componentes, até a BIOS atualizei. e quando tirei o NVMe e coloquei um SSD Sata deu vídeo e pude seguir a formatação.

Senhores, a pergunta que não quer calar. Por que isso está acontecendo, devo acionar a garantia de algum produto? tenho algo que posso fazer? Ou realmente é isso, não posso usar os 2 juntos?

Postado

@leozw Talvez haja uma incompatibilidade entre a placa-mãe e o SSD. Pelo que está no site da Gigabyte, o conector M2 NVMe é PCIe 3.0 e o seu SSD é PCI-Express 4.0.

Postado

Quanto ao SSD ser 4.0 e sua placa-mãe ser 3.0, não implica em nada isso apenas reflete na velocidade de transmissão de dados, que para o uso cotidiano fazer 0 diferença.  

O que pode estar acontecendo aí é que pode não ter linhas PCIe suficientes para SSD NVMe + GPU.  

O processador é pra ter o suficiente, mas pode ser que a placa-mãe não os tenham.

Uma vez que SSD Sata não utiliza dessas linhas o problema não aparece com o uso do mesmo. 

Postado

@leozw Se o Ryzen tiver vídeo onbord, pode tirar a GPU e fazer o teste só com o SSD para ver se funciona.

Quanto a hipótese que levantei, pode descartar, conforme o colega disse, realmente o SSD PCIe 4 é compatível com as versões anteriores, isso significa que um SSD PCIe 4 conectado a uma placa-mãe PCIe 3 funcionará, mas ficará limitado ao PCIe 3. 

Postado

Tem como eu saber mesmo se o problema é a falta de linhas? Algum teste algo que eu possa fazer para ter a certeza, que assim posso vender esse SSD que está parado aqui!

@PanicMagic Já fiz esse teste, usei 4 processadores AM4 diferentes e não obtia vídeo, no caso o processador que escolhemos também não tem vídeo integrado 

Postado
1 hora atrás, leozw disse:

Já fiz esse teste, usei 4 processadores AM4 diferentes e não obtia vídeo

Em um ultimo teste, se possível teste em outra placa-mãe, pode estar levando a uma assistência técnica para isso se quiser. 

Por via onde pode o SSD estar com algum defeito também.  É importante fazer este teste e se apresentar o mesmo resultado documentar com vídeo e foto, e posteriormente abrindo o RMA com a Loja. 

procurando no site do fabricante, não encontrei informações que afirmem que realmente não tem linhas PCIe suficiente, mas minha suspeita é essa por ser uma Placa mesmo que com enfeites, um tanto inferior a DS3H por exemplo.   

Mas não descarte-se a opção do SSD estar defeituoso também.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...