Ir ao conteúdo

Processador Ryzen COLADO NO COOLER, como remover?

Ir à solução Resolvido por alterTi,

Posts recomendados

Postado

Então, um cliente que foi limpar  máquina, à trouxe assim para mim, já com cooler fora e... GRUDADO!

Segue a foto:

1261774857_ImagemdoWhatsAppde2022-12-19(s)10_58_22.thumb.jpg.9e29361a3886cb09dfe526d6094d4fe6.jpg

Já conheço casos assim, peguei muito servidor com esse problema, porém, era de boa resolver, jogando álcool isopropílico isso se resolvia "fácil". Agora, igual esse nunca vi, o negócio parece que CHUMBOU até, já joguei álcool isopropílico para amolecer, já raspei o exesso de pasta nas lateráis, já esquentei e nada funcionou ainda. 

Queria saber se alguém tem alguma dica para tirar isso?! Pois realmente já esquentei no soprador térmico o dissipador e não soltou, estou sem ideias agora =/. Pior que tem pino torto, nem sei se o processador vai subir depois na hora de desentortar kkkkk.

Bom, agradeço à todos desde já, att

Postado

Olha, a situação tá complicada 😅. Você pode tentar desentortar os pinos e com muito cuidado coloca em uma placa-mãe e fazer um teste de estresse no processador, e se mesmo assim o processador tiver em baixas temperaturas, pode diminuir o RPM do cooler ou simplesmente desligar o cooler, provavelmente a pasta térmica vai estar mais mole, se não estiver, não deve ser pasta térmica.

Postado
30 minutos atrás, Alexsandro Krzj disse:

Olha, a situação tá complicada 😅. Você pode tentar desentortar os pinos e com muito cuidado coloca em uma placa-mãe e fazer um teste de estresse no processador, e se mesmo assim o processador tiver em baixas temperaturas, pode diminuir o RPM do cooler ou simplesmente desligar o cooler, provavelmente a pasta térmica vai estar mais mole, se não estiver, não deve ser pasta térmica.

Oi cara... não me leva a mal não em haha, mas se eu conseguir fazer isso eu jogo na loteria kkkkk... Cara, quase impossível conseguir algo assim haha xD

Postado

@alterTi entendo kkk, o único ponto a mais que eu poderia citar é usar maçarico no heat pipe, provavelmente vai conduzir bastante calor, já que o cobre é feito pra isso, mas é bem complicado, tem que ficar um termômetro do lado medindo. O mais seguro é continuar tentando com isopropílico, soprador e uma pinça bem fina de plástico para não arranhar o processador.

Postado

Esquenta com um secador de cabelo e vai forçando um movimento rotacional, alternando entre sentido horário e anti-horário, até amolecer. A partir daí fica fácil puxar.

Postado

@Shaman93

16 minutos atrás, Shaman93 disse:

Esquenta com um secador de cabelo e vai forçando um movimento rotacional, alternando entre sentido horário e anti-horário, até amolecer. A partir daí fica fácil puxar.

Fiz isso como o arquente a 250graus, não fez nada no processador, ai parei com medo de danificar o processardor também.

Um amigo falou para encher um pote de álcool isopropílico e deixar de molho uns dois ou três dias para ver se solta, mas... to pensando em fazer isso.

29 minutos atrás, 1lokos disse:

Devem ter usado JB Weld como pasta térmica, é cinza. 🙂 

kkkk... Me lembrou o dia que estraguei uma placa que fui tirar o dissipador dela para limpar, era colado com EPOX... fudi tudo xD

@Alexsandro Krzj

24 minutos atrás, Alexsandro Krzj disse:

@alterTi entendo kkk, o único ponto a mais que eu poderia citar é usar maçarico no heat pipe, provavelmente vai conduzir bastante calor, já que o cobre é feito pra isso, mas é bem complicado, tem que ficar um termômetro do lado medindo. O mais seguro é continuar tentando com isopropílico, soprador e uma pinça bem fina de plástico para não arranhar o processador.

***** .... tu já parte para violência mano kkkk xD

O cara quer se vingar do cooler também kkk xD

• Solução
Postado

Pessoa, consegui tirar o processador, gostaria de agradecer quem ajudou.

Fica a dica e a foto da arma que usei haha.

Dica é: Molhem em com alcool, esquetem a uma temperatura de 100 graus por 5 minutos e vão de leve com o estilete que sai, não é tão moleza assim, mas ele sai.

Duro que o processador quebrou uma perna quando fui desentortar, mas ainda ta funcionando parece. =/

Imagem do WhatsApp de 2022-12-19 à(s) 18.07.23.jpg

• 3 semanas depois...
Postado

Opa! Eai @alterTi. Beleza? 

então... Cara tô com o MESMO problema que o seu... Exatamente igual mesmo... Até o cooler. 

tu consegue entrar em contato comigo para me dar uma ajuda? Posso te passar meu contato... Porque eu já tentei de tudo e cheguei a arranhar a parte de baixo do meu processador. Isso tá me deixando "nervosa" demais... Tentei de tudo mesmo. 

Ainda não tentei o calor intensamente porque tenho medo de queimar o processador com o calor... Mas consegue me ajudar? E da onde tu é? Se for até pertinho de mim eu dou uma passada aí kkkkkkk computador de trabalho é complicado "brincar". Preciso dele "rápido". 

Valeu cara, aguardo resposta.

• Triste 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...