Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde pessoal. Gostaria de uma ajuda, se possível.

Eu tenho um SSD SATA Crucial BX500 de 1TB.

Coloco algum jogo pra baixar/instalar pela Steam e fica um gráfico enjoado, onde de repente está baixando e do nada zera o download. Achei um vídeo no youtube onde o cara fala que o USO DO DISCO sempre deve estar acima da velocidade da internet, senão vai indicar q o disco está limitando o download. Só então q eu passei a reparar nisso e vi q realmente o meu SSD estava limitando esse processo de instalação. Além disso eu já vinha notando algumas dificuldades pra entrar nos jogos às vezes .. daí pensei q poderia ser isso tb.

Então eu pensei: vou otimizar, já q fazia muito tempo q não mandava fazer isso. Abri o Defraggler e mandei Analisar, exibiu um bocado de Fragmentações. Então mandei otimizar e, praticamente, levou o dia inteiro (ele tinha 200gb livres). Então depois de ter acabado eu tentei instalar algum jogo e, mesma coisa.

Daí hj eu resolvi formatar ele. Fiz um backup dos arquivos q estavam nele (praticamente só jogos) e fui pela opção de formatação do windows mesmo, igual aquele processo de formatação de pendrive. Reiniciei o PC, mandei instalar o jogo e tá aqui do mesmo jeito, numa peleja danada pra instalar com sucesso.

No Defraggler tem um botão de Benchmark Drive, e quando mando fazer o processo ele diz q a velocidade é de 70mb, mas ali no download ele mal passa dos 10mb, porém fica variando, subindo e descendo sempre.

Então fica a dúvida: o SSD estaria mesmo com problema ou é um comportamento normal? Teria algo a ser feito pra melhorar?

Internet aqui é de 300mb

O SSD Crucial BX500:

Velocidade de leitura: 540 MB/s
Velocidade de gravação: 500 MB/s

Está com firmware atualizado.

Outra informação importante é que o Windows fica em outro SSD e não nesse.

Postado

Reaumente tem algum problema relacionado ao seu SSD pois até o mais básicos chegam a velocidade de 450mb/s facilmente, 70mb e velocidade de HD ruim pois vários modelos passa de 100mb fácil, recomendo testar no crystal disk info e também crystal diskmark, se possível postar os prints

também qual o resto das configs do seu pc e qual a velocidade da sua intenet ?

outra coisa, você esta usando um cabo sata que veio com sua placa-mãe ? se tiver pegado um cabo sata muito antigo pode ser ele o problema

Postado
47 minutos atrás, cicero nillo disse:

Reaumente tem algum problema relacionado ao seu SSD pois até o mais básicos chegam a velocidade de 450mb/s facilmente, 70mb e velocidade de HD ruim pois vários modelos passa de 100mb fácil, recomendo testar no crystal disk info e também crystal diskmark, se possível postar os prints

também qual o resto das configs do seu pc e qual a velocidade da sua intenet ?

Enqto você digitava eu tava complementando as infos, porque vi q esqueci de colocar a velocidade da internet.

Internet de 300mb. Durante os downloads d jogos assim costumava dar uns picos de até 50mb.

O pc é i5-10400, 16gb Ram dual channel, RTX3060, Fonte Seasonic Gm550, placa-mãe Prime H510M-E.

Vou fazer os testes nos programas q indicou e trazer os logs depois.

EDIT.:

Conforme solicitado pelo colega

126841733_WhatsAppImage2022-12-19at16_17_58.jpeg.a27547f6554bc24f555d503a65ea9302.jpeg1850754770_WhatsAppImage2022-12-19at16_17_57.jpeg.760298c2e0f65bf5792b3cbcf41e699a.jpegCrystalDiskMark_20221219161343.txtCrystalDiskInfo_20221219161357.txt

Postado

muito estranho pois o mesmo não apresentou nem um erro mínimo e nos testes teve velocidade esperada, mas na hora que esta instalando o jogo seu SSD fica a 100% no gerenciador de tarefas 

• 4 semanas depois...
Postado

É, sei lá viu.

Vendedor trocou o SSD pra mim, chegou ontem.

Coloquei pra transferir arquivo pra ele e ficou na casa dos 45mb a 60mb .. até ok. Instalei jogo pelo app da Ubisoft e foi ok tb. Mas é colocar pra instalar com a Steam e a coisa tá igualzinho antes. Q coisa 😒

Não sei se o fato de a Steam estar instalado em outro SSD pode fazer diferença (pro app da ubisoft não fez, de fato). Já cheguei a desinstalar e instalar novamente a Steam e não adiantou.

CrystalDiskMark_20230117133708.png.f904b7ef0ac2a453a92c739426d81ee7.png

image.thumb.png.e2ce933822563d6aa1a5ca202dcb14bd.png

• mês depois...
Postado

Olá.

Não acredito que o problema seja no teu SSD. Possuo um SSD NVMe e estava acontecendo a mesma coisa.

Depois de muito pesquisar e tentar alguns métodos, inclusive a formatação, o que resolveu o problema no meu caso foi desabilitar a gravação em cache no dispositivo:

1) Clica com o botão direito do mouse no botão Iniciar do Windows e seleciona Gerenciador de Dispositivos;

2) Em Unidades de Disco, dá um clique duplo no teu SSD;

3) Na aba Políticas, desmarca a caixa "Habilitar gravação em cache no dispositivo".

O ideal é fazer esse procedimento durante a atualização de um jogo na Steam, pois a mudança é imediata.

No meu caso, os jogos instalados no SSD demoravam horas para concluir pequenas atualizações pois a gravação em disco na Steam era toda hora interrompida e retomada. Assim que desabilitei essa opção as atualizações voltaram à velocidade normal.

Ah, só um detalhe, toda vez que o Windows a caixa "Habilitar gravação em cache no dispositivo" fica marcada novamente. Não pesquisei se há uma forma de mantê-la sempre desmarcada.

Abraço!

• Curtir 1
  • 2 semanas depois...
Postado

@Ricardo Lameira EStou com o mesmo problema, mesmo SSD, antes de migrar para o Windows 11 eu baixava rapidão tudo e instalava direto nele, agora ele inicia em 95mbs e depois cai pra zero travando até a steam por alguns momentos, outros lauchers como da Ubi, EA, e EPIC baixam na velocidade maxima, a dica acima de desmarcar aparentemente não funcionou comigo, se alguém ter outra dica, fico grato!

• 9 meses depois...
Postado

Ressuscitando O TÓPICO 

Interessante a estou com exatamente o mesmo problema e não encontrei solução em lugar algum. Estou impressionado de como é um problema comum e não se tem uma solução.

No Windows 10 o SSD funciona bem, vai para o 11 da esse galho. Já desabilitei o cachê, instalei drive do Chipset mais atual e nada de resolver. No meu caso, só 1 dos ssds fazem isso (TB não tem o sistema instalado. Testei cristal disk. Tudo ok.

Tô achando q a solução é voltar para o W10. 

• Membro VIP
Postado

Olá, você quando compra um SSD da marca Crucial deve baixar do site oficial a App que vai gerenciar o SSD como atualizar o Firmware lá você vê tudo relacionado ao SSD eu tenho vários SSDs da Crucial e nunca tive problemas de desempenho.

Aqui vai o Link:  Crucial Storage Executive Tool | Firmware Download | Crucial.com escolha o seu modelo e instale a App.

Por vezes o SSD pode estar muito fragmentado e a controladora nesse caso é preciso uma desfragmentação também pode ter arquivos do sistema corrompidos.

Olá, Moriusrj pode-me dizer qual é a marca do seu SSD para eu o poder ajudar melhor o ele estar bem de saúde não quer dizer que esteja funcionando bem como você o diz há vários fatores do SSD funcionar lento. 

• 3 meses depois...
Postado

Alguém conseguiu solucionar estou com o mesmo problema... um jogo que baixo no M.2 do sistema em 10 min esta levando 2 horas no SSD que coloquei...
obs- já fiz tudo que recomendaram acima...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...