Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

SSD Lento para Otimizar, baixar/instalar jogos ...


Posts recomendados

Boa tarde pessoal. Gostaria de uma ajuda, se possível.

 

Eu tenho um SSD SATA Crucial BX500 de 1TB.

 

Coloco algum jogo pra baixar/instalar pela Steam e fica um gráfico enjoado, onde de repente está baixando e do nada zera o download. Achei um vídeo no youtube onde o cara fala que o USO DO DISCO sempre deve estar acima da velocidade da internet, senão vai indicar q o disco está limitando o download. Só então q eu passei a reparar nisso e vi q realmente o meu SSD estava limitando esse processo de instalação. Além disso eu já vinha notando algumas dificuldades pra entrar nos jogos às vezes .. daí pensei q poderia ser isso tb.

 

Então eu pensei: vou otimizar, já q fazia muito tempo q não mandava fazer isso. Abri o Defraggler e mandei Analisar, exibiu um bocado de Fragmentações. Então mandei otimizar e, praticamente, levou o dia inteiro (ele tinha 200gb livres). Então depois de ter acabado eu tentei instalar algum jogo e, mesma coisa.

 

Daí hj eu resolvi formatar ele. Fiz um backup dos arquivos q estavam nele (praticamente só jogos) e fui pela opção de formatação do windows mesmo, igual aquele processo de formatação de pendrive. Reiniciei o PC, mandei instalar o jogo e tá aqui do mesmo jeito, numa peleja danada pra instalar com sucesso.

 

No Defraggler tem um botão de Benchmark Drive, e quando mando fazer o processo ele diz q a velocidade é de 70mb, mas ali no download ele mal passa dos 10mb, porém fica variando, subindo e descendo sempre.

 

Então fica a dúvida: o SSD estaria mesmo com problema ou é um comportamento normal? Teria algo a ser feito pra melhorar?

 

 

Internet aqui é de 300mb

 

O SSD Crucial BX500:

Velocidade de leitura: 540 MB/s
Velocidade de gravação: 500 MB/s

Está com firmware atualizado.

 

Outra informação importante é que o Windows fica em outro SSD e não nesse.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Reaumente tem algum problema relacionado ao seu SSD pois até o mais básicos chegam a velocidade de 450mb/s facilmente, 70mb e velocidade de HD ruim pois vários modelos passa de 100mb fácil, recomendo testar no crystal disk info e também crystal diskmark, se possível postar os prints

também qual o resto das configs do seu pc e qual a velocidade da sua intenet ?

outra coisa, você esta usando um cabo sata que veio com sua placa-mãe ? se tiver pegado um cabo sata muito antigo pode ser ele o problema

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

47 minutos atrás, cicero nillo disse:

Reaumente tem algum problema relacionado ao seu SSD pois até o mais básicos chegam a velocidade de 450mb/s facilmente, 70mb e velocidade de HD ruim pois vários modelos passa de 100mb fácil, recomendo testar no crystal disk info e também crystal diskmark, se possível postar os prints

também qual o resto das configs do seu pc e qual a velocidade da sua intenet ?

 

Enqto você digitava eu tava complementando as infos, porque vi q esqueci de colocar a velocidade da internet.

 

Internet de 300mb. Durante os downloads d jogos assim costumava dar uns picos de até 50mb.

 

O pc é i5-10400, 16gb Ram dual channel, RTX3060, Fonte Seasonic Gm550, placa-mãe Prime H510M-E.

 

Vou fazer os testes nos programas q indicou e trazer os logs depois.

 

EDIT.:

 

Conforme solicitado pelo colega

 

126841733_WhatsAppImage2022-12-19at16_17_58.jpeg.a27547f6554bc24f555d503a65ea9302.jpeg1850754770_WhatsAppImage2022-12-19at16_17_57.jpeg.760298c2e0f65bf5792b3cbcf41e699a.jpegCrystalDiskMark_20221219161343.txtCrystalDiskInfo_20221219161357.txt

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

É, sei lá viu.

 

Vendedor trocou o SSD pra mim, chegou ontem.

 

Coloquei pra transferir arquivo pra ele e ficou na casa dos 45mb a 60mb .. até ok. Instalei jogo pelo app da Ubisoft e foi ok tb. Mas é colocar pra instalar com a Steam e a coisa tá igualzinho antes. Q coisa 😒

Não sei se o fato de a Steam estar instalado em outro SSD pode fazer diferença (pro app da ubisoft não fez, de fato). Já cheguei a desinstalar e instalar novamente a Steam e não adiantou.

 

CrystalDiskMark_20230117133708.png.f904b7ef0ac2a453a92c739426d81ee7.png

 

image.thumb.png.e2ce933822563d6aa1a5ca202dcb14bd.png

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Olá.

 

Não acredito que o problema seja no teu SSD. Possuo um SSD NVMe e estava acontecendo a mesma coisa.

Depois de muito pesquisar e tentar alguns métodos, inclusive a formatação, o que resolveu o problema no meu caso foi desabilitar a gravação em cache no dispositivo:

 

1) Clica com o botão direito do mouse no botão Iniciar do Windows e seleciona Gerenciador de Dispositivos;

2) Em Unidades de Disco, dá um clique duplo no teu SSD;

3) Na aba Políticas, desmarca a caixa "Habilitar gravação em cache no dispositivo".

 

O ideal é fazer esse procedimento durante a atualização de um jogo na Steam, pois a mudança é imediata.

No meu caso, os jogos instalados no SSD demoravam horas para concluir pequenas atualizações pois a gravação em disco na Steam era toda hora interrompida e retomada. Assim que desabilitei essa opção as atualizações voltaram à velocidade normal.

 

Ah, só um detalhe, toda vez que o Windows a caixa "Habilitar gravação em cache no dispositivo" fica marcada novamente. Não pesquisei se há uma forma de mantê-la sempre desmarcada.

 

Abraço!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

@Ricardo Lameira EStou com o mesmo problema, mesmo SSD, antes de migrar para o Windows 11 eu baixava rapidão tudo e instalava direto nele, agora ele inicia em 95mbs e depois cai pra zero travando até a steam por alguns momentos, outros lauchers como da Ubi, EA, e EPIC baixam na velocidade maxima, a dica acima de desmarcar aparentemente não funcionou comigo, se alguém ter outra dica, fico grato!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 9 meses depois...

Ressuscitando O TÓPICO 

 

Interessante a estou com exatamente o mesmo problema e não encontrei solução em lugar algum. Estou impressionado de como é um problema comum e não se tem uma solução.

 

No Windows 10 o SSD funciona bem, vai para o 11 da esse galho. Já desabilitei o cachê, instalei drive do Chipset mais atual e nada de resolver. No meu caso, só 1 dos ssds fazem isso (TB não tem o sistema instalado. Testei cristal disk. Tudo ok.

 

Tô achando q a solução é voltar para o W10. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Olá, você quando compra um SSD da marca Crucial deve baixar do site oficial a App que vai gerenciar o SSD como atualizar o Firmware lá você vê tudo relacionado ao SSD eu tenho vários SSDs da Crucial e nunca tive problemas de desempenho.

 

Aqui vai o Link:  Crucial Storage Executive Tool | Firmware Download | Crucial.com escolha o seu modelo e instale a App.

 

Por vezes o SSD pode estar muito fragmentado e a controladora nesse caso é preciso uma desfragmentação também pode ter arquivos do sistema corrompidos.

 

 

Olá, Moriusrj pode-me dizer qual é a marca do seu SSD para eu o poder ajudar melhor o ele estar bem de saúde não quer dizer que esteja funcionando bem como você o diz há vários fatores do SSD funcionar lento. 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!