Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

UPGRADE no PC (Placa de Vídeo + memória RAM)


Ir à solução Resolvido por Dratted,

Posts recomendados

Boa tarde.

 

Estou pensnado em substituir a placa de vídeo e memória RAM do meu computador. Mas não sei como funciona a questão das compatibilidades e entre outros, como a questão do DDR, que a placa-mãe tem que ter suporte e essas coisas.

 

Gostaria de saber se a placa de vídeo e memória RAM que pretendo comprar, irão funcionar corretamente no PC.

 

CONFIGURAÇÃO ATUAL:

Placa-Mãe: B360M-PLUS TUF GAMING/BR

Processador: Intel(R) Core(TM) i7-8700 CPU @ 3.20GHz 3.19 GHz

Memória-RAM: 2x 4GB 2400MHz (HyperX Fury DDR4 TUF GAMING)

Placa de Vídeo: NVidia GTX 1660 6GB

Fonte: 600W (Acredito que seja, não lembro!)

 

CONFIGURAÇÃO FUTURA (PRETENDIDA):

Placa-Mãe: B360M-PLUS TUF GAMING/BR

Processador: Intel(R) Core(TM) i7-8700 CPU @ 3.20GHz 3.19 GHz

Memória-RAM: 2x 8GB (ou 2x 16GB)

Placa de Vídeo: NVidia RTX 3060 12GB (ou 8GB)

Fonte: 600W (Acredito que seja, não lembro!)

 

Os que estão em vermelho, são os que serão modificados.

 

Minha dúvida é:

  • Posso dar upgrade na placa de vídeo, e não ocorrerá nenhum problema?
    • O que eu preciso saber?
    • Devo estar atento ao GDDR, ou na placa de vídeo isso não importa, por conta do PCI-Express 3.0?
    •  O processador, placa-mãe e entre outros, acompanham o desempenho do RTX 3060?
  • Posso dar upgrade na memória-RAM, e não ocorrerá nenhum problema?
    • O que eu preciso saber?
    • Minha placa-mãe tem suporte a DDR4, então só devo comprar RAM de DDR4?
    • Eu preciso comprar da mesma marca (HyperX Fury TUF GAMING)?
    • Estou ciente de que a frequência (MHz) deve ser igual, senão nivelará por baixo, mais isso vale para os GB também ou não? Posso ter 2x 4GB + 2x 8GB, totalizando 24GB de RAM?

 

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

@Joao Victor Lagos de Aguiar A conexão da placa de vídeo é PCI-Express 3.0 e as mais novas são 4.0 se não me engano a 3060 é 4.0 então se a entrada a sua placa-mãe for PCI 3.0 ela vai ficar com o desempenho levemente comprometido, o padrão da memória da placa de vídeo não importa em relação a da placa-mãe. O seu processador consegue levar a 3060 no entanto não vai tirar o máximo de desempenho dela. Em relação a memória RAM é isso mesmo que você tá pensando, a placa-mãe tem um suporte de DDR4 então tem que comprar memórias RAMS DDR4, em relação a marca você pode escolhar uma outra sem problema.

Em relação a frequência da RAM o ideal é comprar mesmo o máximo suportado pelo seu processador, por exemplo o seu processador suporta até 2666Mhz sem overclock. Se você comprar uma memória de 8 GB e o outro pente de 4 GB, o pente de 8 GB ficará em dual channel apenas em 4 GB.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
30 minutos atrás, Joao Victor Lagos de Aguiar disse:

Devo estar atento ao GDDR, ou na placa de vídeo isso não importa, por conta do PCI-Express 3.0?

Se a GTX 1660 funciona a 3060 vai também, é o mesmo encaixe na placa-mãe (se era essa a dúvida). Ambas são x16. Se a 3060 for 4.0x16 e sua placa-mãe 3.0x16 só vai limitar um pouco do desempenho.

Sim, precisa ser DDR4, a frequência (MHz) pode pegar até o limite de suporte da placa-mãe. Pode ser outra marca, mas o ideal a manter a mesma ou mais próxima da mesmo modelo para não haver conflito. Pode usar 2x4 + 2x8, pode usar 1x4 + 2x8 +1x16. A quantidade de gb não vai causar problema.

A fonte dependendo do modelo seria bom a troca, a RTX 3060 tem a fonte recomendada em 650W. Pode ser inferior a isso, mas precisa ser de qualidade.

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa, em relação a fonte me informe qual é o modelo da sua?

 

Já que vai estar colocando uma placa de vídeo mais cara vale a pena você pegar uma fonte de boa qualidade também, o que mais tem no mercado é fonte bomba e uma fonte dessas pode comprometer o seu PC por completo. É o famoso barato que sai caro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 minutos atrás, Dratted disse:

@Joao Victor Lagos de Aguiar A conexão da placa de vídeo é PCI-Express 3.0 e as mais novas são 4.0 se não me engano a 3060 é 4.0 então se a entrada a sua placa-mãe for PCI 3.0 ela vai ficar com o desempenho levemente comprometido, o padrão da memória da placa de vídeo não importa em relação a da placa-mãe. O seu processador consegue levar a 3060 no entanto não vai tirar o máximo de desempenho dela. Em relação a memória RAM é isso mesmo que você tá pensando, a placa-mãe tem um suporte de DDR4 então tem que comprar memórias RAMS DDR4, em relação a marca você pode escolhar uma outra sem problema.

Em relação a frequência da RAM o ideal é comprar mesmo o máximo suportado pelo seu processador, por exemplo o seu processador suporta até 2666Mhz sem overclock. Se você comprar uma memória de 8 GB e o outro pente de 4 GB, o pente de 8 GB ficará em dual channel apenas em 4 GB.

Obrigado.

O desempenho da RTX pode ficar um pouco comprometida, caso, futuramente, eu queira corrigir isso, precisaria dar um upgrade na placa-mãe para uma que houvesse a PCI 4.0 (levando em conta uma que suporte Intel 8 geração?

 

Citação

O seu processador consegue levar a 3060 no entanto não vai tirar o máximo de desempenho dela.

Porque o processador não tiraria o máximo da 3060? Para jogos rodaria de boa?

 

 

5 minutos atrás, Dratted disse:

Boa, em relação a fonte me informe qual é o modelo da sua?

 

Já que vai estar colocando uma placa de vídeo mais cara vale a pena você pegar uma fonte de boa qualidade também, o que mais tem no mercado é fonte bomba e uma fonte dessas pode comprometer o seu PC por completo. É o famoso barato que sai caro.

Não lembro ao certo. Tem como ver isso dentro do computador mesmo?

 

Mas ACHO que é uma Corsair 600W.

22 minutos atrás, Pedroou disse:

Se a GTX 1660 funciona a 3060 vai também, é o mesmo encaixe na placa-mãe (se era essa a dúvida). Ambas são x16. Se a 3060 for 4.0x16 e sua placa-mãe 3.0x16 só vai limitar um pouco do desempenho.

Sim, precisa ser DDR4, a frequência (MHz) pode pegar até o limite de suporte da placa-mãe. Pode ser outra marca, mas o ideal a manter a mesma ou mais próxima da mesmo modelo para não haver conflito. Pode usar 2x4 + 2x8, pode usar 1x4 + 2x8 +1x16. A quantidade de gb não vai causar problema.

A fonte dependendo do modelo seria bom a troca, a RTX 3060 tem a fonte recomendada em 650W. Pode ser inferior a isso, mas precisa ser de qualidade.

Entendi, obrigado.

 

A ideia é futuramente ir dando umas melhoras, então poderia comprar a RTX 3060 e futuramente uma placa-mãe com PCI 4.0?

Sobre a quantidade de GB, eu não sabia não. Que bom kkkk.

A fonte eu preciso ver qual é, não lembro. Se souber uma maneira de verificar, agradeço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, Dratted disse:

@Joao Victor Lagos de Aguiar Porque existem processadores mais rápido que esse que aproveitariam melhor o desempenho da 3060, mas dá pra levar tranquilamente a 3060. 

@Joao Victor Lagos de Aguiar Qual modelo em específico? Temos que saber pra ter certeza que a fonte é boa mesmo.

@Dratted Ok. Como faço para ver um processador ideal para essa placa de vídeo? Tipo algum site ou que informação de processador e placa de vídeo analisar.

Então, eu não lembro qual era a fonte. Não fui eu que comprei.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Joao Victor Lagos de Aguiar Então mano, se eu fosse você ficaria com essa que você tem mesmo, porque apesar dela não levar a 3060 ao máximo de desempenho ainda sim não compensa você trocar o seu processador. Não é uma boa relação custo-benefício. Dê uma olhada em algum vídeo no youtube de como ficar o desempenho do seu processador mais a sua placa de vídeo em jogos e veja se serve bem pra o que você tá pensando. Eu acredito que seja uma boa combinação para 1080p.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E tipo, também não entendi isso.

 

Qual a diferança nessas versões:

  • Placa de Vídeo RTX 3060 1-Click OC LHR Galax GeForce, 12GB GDDR6, 15 Gbps, Ray Tracing, DLSS

  • Placa de Vídeo RTX 3060 Gaming X MSI NVIDIA GeForce, 12GB GDDR, RGB, DLSS, Ray Tracing

  • Placa de Vídeo RTX 3060 O12G V2 Gaming ASUS TUF, LHR, 12GB GDDR6, 15 Gbps, RGB, Ray Tracing, DLSS

Minha dúvida está nas partes em negrito.

E porque uma omite o seu GDDR, aparecendo só GDDR em vez de GDDR6, por exemplo? É normal isso?

 

Obrigado.

3 minutos atrás, Dratted disse:

@Joao Victor Lagos de Aguiar Então mano, se eu fosse você ficaria com essa que você tem mesmo, porque apesar dela não levar a 3060 ao máximo de desempenho ainda sim não compensa você trocar o seu processador. Não é uma boa relação custo-benefício. Dê uma olhada em algum vídeo no youtube de como ficar o desempenho do seu processador mais a sua placa de vídeo em jogos e veja se serve bem pra o que você tá pensando. Eu acredito que seja uma boa combinação para 1080p.

@Dratted Vou ver esses desempenhos aqui, e ver se satisfaz. Particularmente, acha uma boa combinação?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
16 minutos atrás, Joao Victor Lagos de Aguiar disse:

houvesse a PCI 4.0 (levando em conta uma que suporte Intel 8 geração?

Trocar somente e placa-mãe para ir para um 4.0 não trazia desempenho. Seu processador ainda não vai levar 100% dela.

Para ter ganho de desempenho teria que realizar a troca de processador e placa-mãe. 

4 minutos atrás, Joao Victor Lagos de Aguiar disse:

E porque uma omite o seu GDDR, aparecendo só GDDR em vez de GDDR6, por exemplo? É normal isso?

Digitaram errado a anúncio provavelmente, veja na descrição dela. 

A Nvidia fabrica os chips (processadores), as marcas (galax, msi ASUS tuf, etc) fazem algumas configuração de desempenho e colocam seus dissipadores (cooler da placa de vídeo). Algumas possuem maior clock (overclock), e melhor resfriamento. Tem diferença no tempo de garantia também.

O chip é o mesmo nas 3, eu escolheria entre preço e melhores dissipadores. Se quiser pode fazer overclock depois.

25 minutos atrás, Joao Victor Lagos de Aguiar disse:

A fonte eu preciso ver qual é, não lembro. Se souber uma maneira de verificar, agradeço.

Abre a lateral do computador.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, Pedroou disse:

Trocar somente e placa-mãe para ir para um 4.0 não trazia desempenho. Seu processador ainda não vai levar 100% dela.

Para ter ganho de desempenho teria que realizar a troca de processador e placa-mãe. 

@Pedroou Ok.

O ideal, caso quisesse tirar o melhor desempenho dela, seria trocar a placa-mãe para um 4.0 e um processador que esteja na 10th geração para cima, por exemplo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutos atrás, Dratted disse:

Cara, dei uma olhada aqui. A sua placa de vídeo e o seu processador combinam bem juntos, se você pegasse um processador melhor você só faria um upgrade mesmo.

Uma solução seria, em vez da placa de vídeo, trocar o processador?

 

Minha intenção era aumentar os GB da memória RAM, pois 8GB tá muito pouco para os jogos aqui.

E, de calha, gostaria de atualizar a placa de vídeo, pois pelo que tenho visto elas estão com preços baixos, se comparado a 2020 ou 2021.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Joao Victor Lagos de Aguiar Qualquer mexida que você for fazer no seu PC será um upgrade tá ligado, por exemplo o mais importante de se trocar aí é adicionar + 8GB de ram e também trocar por uma placa de vídeo melhor, no entanto a sua 1660 também é uma boa placa. Então vai do que você estiver precisando mesmo. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutos atrás, Dratted disse:

@Joao Victor Lagos de Aguiar Qualquer mexida que você for fazer no seu PC será um upgrade tá ligado, por exemplo o mais importante de se trocar aí é adicionar + 8GB de ram e também trocar por uma placa de vídeo melhor, no entanto a sua 1660 também é uma boa placa. Então vai do que você estiver precisando mesmo. 

@Dratted Obrigado.

Vou dar uma analisada aqui. Adicionar mais GB de RAM é certo. Tá muito ruim só com 8GB.

 

Mas sobre isso:

21 minutos atrás, Dratted disse:

Cara, dei uma olhada aqui. A sua placa de vídeo e o seu processador combinam bem juntos

Como você chegou a essa conclusão?

Existe um site que calcula a combinação, ou viu as especificações de ambos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E como uma última dúvida.

 

ESPECIFICAÇÃO PLACA-MÃE:

Memória 4 x DIMM, máximo de 64GB.

 

ESPECIFICAÇÃO PROCESSADOR:

Tamanho máximo de memória (de acordo com o tipo de memória): 128 GB.

 

Isso quer dizer que, pela placa-mãe, ele aceita no máximo 64GB de RAM.

E, pelo processador, ele aceita no máximo 128GB de RAM.

Com isso, só seria possível usar, no máximo, 64 de RAM no meu PC?

1 minuto atrás, Dratted disse:

@Joao Victor Lagos de Aguiar Tem sim mano. https://pc-builds.com/bottleneck-calculator/ Realmente 16 GB de ram é bem necessário em muitos jogos atuais.

@Dratted Obrigado pela disponibilidade do site.

Verdade kkkk.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
38 minutos atrás, Joao Victor Lagos de Aguiar disse:

seria trocar a placa-mãe para um 4.0 e um processador que esteja na 10th geração para cima, por exemplo?

Pelo valor, acredito que pular para uma 12ª geração. Com o lançamento da 13ª os preços das anteriores tendem a cair, além que as placas para 12ª vão dar suporte pra 13ª. (LGA 1700)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Pedroou disse:

Pelo valor, acredito que pular para uma 12ª geração. Com o lançamento da 13ª os preços das anteriores tendem a cair, além que as placas para 12ª vão dar suporte pra 13ª. (LGA 1700)

Sim. Espero que caia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Dratted disse:

@Joao Victor Lagos de Aguiar Exatamente João, mas não compensa ter mais que 16 GB de RAM, dificilmente os jogos atuais pedem mais que 16 GB.

 

 

@Dratted Sim. Mais como curiosidade mesmo.

Vou ver com calma isso.

 

Obrigado@Dratted e @Pedroou pela ajuda.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!