Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado
2 horas atrás, Gutemberg Rios Lisboa disse:

Olá galera, estou com um problema no meu computador

Ele trava depois de um tempinho, simplesmente trava, já troquei o cabo sata e o HD várias vezes e continua assim, o que pode ser ? Será que meu processador está pifando?

Várias possibilidades.

• Windows atualizando num sistema não autenticado (acontece isso comigo) Antes de aparecer a marca d’água pedindo para ativar Windows da uma travada.
  • Fonte de alimentação no limite e quando esquenta demais fornece energia de forma errada travando o sistema.
  • Cooler do processador parando depois de um tempo, cooler velho e travando.
  • Temperatura alta.... troque cooler e pasta térmica por uma de qualidade.
  • Poeira... limpe
  • Maresia, oxidação
  • HD Pifando. troque-o
  • Patina no conector do HD (não no cabo) Use WD40 Limpe depois remova o WD40 com Álcool isopropílico, funcionou comigo.

Para ter certeza poste sua configuração COMPLETA.

citei algumas coisas que aconteceram comigo ao longo dos anos e eram esse problemas.

Postado

@Henrique PP

Em 22/12/2022 às 18:48, Henrique PP disse:

Várias possibilidades.

• Windows atualizando num sistema não autenticado (acontece isso comigo) Antes de aparecer a marca d’água pedindo para ativar Windows da uma travada.
  • Fonte de alimentação no limite e quando esquenta demais fornece energia de forma errada travando o sistema.
  • Cooler do processador parando depois de um tempo, cooler velho e travando.
  • Temperatura alta.... troque cooler e pasta térmica por uma de qualidade.
  • Poeira... limpe
  • Maresia, oxidação
  • HD Pifando. troque-o
  • Patina no conector do HD (não no cabo) Use WD40 Limpe depois remova o WD40 com Álcool isopropílico, funcionou comigo.

Para ter certeza poste sua configuração COMPLETA.

citei algumas coisas que aconteceram comigo ao longo dos anos e eram esse problemas.

- Ja formatei o pc inclusive com 3 HDs diferente

-Minha fonte é 180W, coloquei uma de 250W e continua mesma coisa

-Meu cooler não para (porém ele é um cooler simples)

-Ja baixei o app de temperatura e ele congela/trava mesmo em temperatura baixa

-Nâo esta ssim

-Já troquei por 3 HDs

-Já tentei também 😕 

Só não troquei o processador ainda 

#Edit

Normalmente trava quando não estou mexendo no computador, quando vou pegar no mouse depois de deixar parado ele trava ou quando vou ver esta travado. 

Postado
3 horas atrás, Gutemberg Rios Lisboa disse:

Já até troquei as memórias também kkk

cara 250Wsem saber qual a configuração ainda me parece pouco para um computador que gasta em média 350W nos picos. mas como digo, pode ser uma configuração bem econômica. tem que dizer o que tem para calcular aqui... ou você mesmo calcula a fonte adequada.

https://outervision.com/power-supply-calculator

outra coisa... pode estar com baixa de carga por mau contato do neutro no poste, se esse problema é recente e como começou a chuvas de verão está a dificultar a conexão do neutro do poste, baixando a carga de sua casa, liga lâmpadas na sua casa depois liga um motor forte (liquidificador batedeira no máximo, até bombas d'agua") o que estiver na mesma fase do computador e veja se o brilho da lâmpada diminui ou a rotação do motor aumenta ao desligar qualquer coisa, chuveiro elétrico é o melhor para saber, mas geralmente tem 1 fase so para o chuveiro.

Postado

A sua fonte me parece fraca demais, pode estar causando paralizações quando o pc exige mais energia.

Quando trava, depois destrava ou continua travado direto? 

• 2 semanas depois...
Postado
Em 25/12/2022 às 19:04, Henrique PP disse:

cara 250Wsem saber qual a configuração ainda me parece pouco para um computador que gasta em média 350W nos picos. mas como digo, pode ser uma configuração bem econômica. tem que dizer o que tem para calcular aqui... ou você mesmo calcula a fonte adequada.

https://outervision.com/power-supply-calculator

outra coisa... pode estar com baixa de carga por mau contato do neutro no poste, se esse problema é recente e como começou a chuvas de verão está a dificultar a conexão do neutro do poste, baixando a carga de sua casa, liga lâmpadas na sua casa depois liga um motor forte (liquidificador batedeira no máximo, até bombas d'agua") o que estiver na mesma fase do computador e veja se o brilho da lâmpada diminui ou a rotação do motor aumenta ao desligar qualquer coisa, chuveiro elétrico é o melhor para saber, mas geralmente tem 1 fase so para o chuveiro.

Ele não tem uma configuração pesada

I3 3 geração

8 gb de ram 2x4

Não tem placa de vídeo 

2 HDs 

Em 26/12/2022 às 20:16, RM30 disse:

A sua fonte me parece fraca demais, pode estar causando paralizações quando o pc exige mais energia.

Quando trava, depois destrava ou continua travado direto? 

Ele trava e continua travado, não reinicia

Coloquei uma fonte de 300w nele hoje e ainda travou.

A única coisa que não testei ainda foi trocar a pasta termica do processador, cooler ou o próprio processador.

Postado

@Gutemberg Rios Lisboa Descartando erros de hardware e da sua rede elétrica so sobra uma opção. Como já dizia o https://www.youtube.com/@williamazarado Não existe nenhum PC bom que funciona que não possa ser estragado pela atualização do sistema operacional. O gordinho da Microsoft estragou seu PC, não sei como corrigir isso, vai ter de ver os vídeos do azarado que ele sabe como resolver afinal é técnico... ponto de restauração do Windows.. se seu Windows Tiver um ponto de restauração antes do problema... DDU (mesmo não tendo placa de vídeo) os Drives de vídeo da Intel (GPUi) ainda podem estar em conflito, DDU também podes ter que usar.... E se for outro Drive...... ai não sei Reinstalar o Windows.

• Claro pode ser vírus..... também. E se for Vírus.... recomendo comprar um HD novo ou zerado.... Reinstalar tudo nele sem ter nenhuma mídia conectada no PC (entenda como outros HDs ou pendrive), conectados ao PC somente as mídias de confiança... Instalar tudo incluindo antivírus, com firewall, e um removedor de malware.. tipo esse https://br.malwarebytes.com/ recomendado pelo azarado do YouTube. De preferência esperar 1 mês... atualizar tudo.. assim o malware vai estar desatualizado... ai conecta os outros HDs e faz sua limpeza.
Postado
8 horas atrás, Henrique - RJ disse:

@Gutemberg Rios Lisboa

Tenta montar teu computador fora do gabinete e liga ele pra ver se trava que pode ser algum tipo de curto entre a placa-mãe e o gabinete.

Faz isso só pra testar.

verdade, pode um um parafuso que caiu e ele não viu... mas estou começando a achar que é vírus.. porque de tanto mexer já era para ter piorado ou melhorado... se fosse algum metal solto ou alguma peça defeituosa era para ter mudado os sintomas...

isso me lembra o filme de 1999... kkkkk

Ainda acho que é vírus. HISTORINHA: uma vez a muito tempo baixei um vírus (TENTARAM ME ENGANAR), sabia porque o tamanho do arquivo não batia com o arquivo sem vírus, dai guardei por anos... sai do Windows xp 32bits para o Windows 7 64 bits... ai falei vou abrir esse vírus (executar e ver o que acontece) resultado vírus apresentou problemas.. começou e se copiar para memória de forma infinita (mas originalmente era um vírus para capturar senhas), enchendo a memória do computador .. reiniciei antes do computador travar e lá se foi o vírus apresentou problemas tanto que nem voltou a ser executado.

Moral da historia: Vírus também Bugam e são a causa de muitos problemas no computador como travamento e quebra do Windows.

kBJWMCX17xARkevvyHSFln1kRva.jpg

Postado
Em 04/01/2023 às 23:45, Henrique PP disse:

@Gutemberg Rios Lisboa Descartando erros de hardware e da sua rede elétrica so sobra uma opção. Como já dizia o https://www.youtube.com/@williamazarado Não existe nenhum PC bom que funciona que não possa ser estragado pela atualização do sistema operacional. O gordinho da Microsoft estragou seu PC, não sei como corrigir isso, vai ter de ver os vídeos do azarado que ele sabe como resolver afinal é técnico... ponto de restauração do Windows.. se seu Windows Tiver um ponto de restauração antes do problema... DDU (mesmo não tendo placa de vídeo) os Drives de vídeo da Intel (GPUi) ainda podem estar em conflito, DDU também podes ter que usar.... E se for outro Drive...... ai não sei Reinstalar o Windows.

• Claro pode ser vírus..... também. E se for Vírus.... recomendo comprar um HD novo ou zerado.... Reinstalar tudo nele sem ter nenhuma mídia conectada no PC (entenda como outros HDs ou pendrive), conectados ao PC somente as mídias de confiança... Instalar tudo incluindo antivírus, com firewall, e um removedor de malware.. tipo esse https://br.malwarebytes.com/ recomendado pelo azarado do YouTube. De preferência esperar 1 mês... atualizar tudo.. assim o malware vai estar desatualizado... ai conecta os outros HDs e faz sua limpeza.

Isso está quebrando minha cabeça, tenho quase certeza que é o processador, eu estava com o windows que baixei do William azarado, eu pensando nesse comentário seu, decidir tentar em outro windows.

Eu tenho um HD de um netbook com windows 8.1, ele estava instalado mas sem drivers, meu computador com esse windows 8.1 não travou nenhuma vez, eu fiquei animado achando que era o windows, e coloquei pra instalar o driver do processador (driver de vídeo), mas depois de instalar o driver de vídeo, olha a supressa, o computador travou, é o computador travou depois que instalei o driver de vídeo. 

Agora eu desativei o driver de vídeo e estou conseguindo comentar isso aqui, mano estou com uma dor de cabeça louca. 

driver.jpg

Em 05/01/2023 às 00:08, Henrique - RJ disse:

@Gutemberg Rios Lisboa

Tenta montar teu computador fora do gabinete e liga ele pra ver se trava que pode ser algum tipo de curto entre a placa-mãe e o gabinete.

Faz isso só pra testar.

Tentei e travou do mesmo jeito 

Postado

@Gutemberg Rios Lisboa Tenta uma coisa... só para testar... liga o computador espera ligar completamente e coloca para reiniciar, depois de reiniciar ve se trava se travar reinicia de novo mais 1 vez e ve se trava.... depois me diz o resultado.

OBS:Tive um problema de drive assim muitos anos atrás (4 anos) era bug com o Windows 10 quando sai do 7... talvez voltar para o Windows 7 resolva. Mas resolvia o bug reiniciando o computador.. não sei porque reiniciar resolvia.

Postado
22 horas atrás, Henrique PP disse:

@Gutemberg Rios Lisboa Tenta uma coisa... só para testar... liga o computador espera ligar completamente e coloca para reiniciar, depois de reiniciar ve se trava se travar reinicia de novo mais 1 vez e ve se trava.... depois me diz o resultado.

OBS:Tive um problema de drive assim muitos anos atrás (4 anos) era bug com o Windows 10 quando sai do 7... talvez voltar para o Windows 7 resolva. Mas resolvia o bug reiniciando o computador.. não sei porque reiniciar resolvia.

Nada, descobrir o motivo de travar, ou estou perto de descobrir, mas esta relacionado ao processador ou placa-mãe

Ele trava quando o driver do processador é instalado, quando desativo o driver do processador como na imagem la em cima ele não trava, tenho uma placa de vídeo fulera aqui de 1gb, vou colocar ela e instalar o driver e ver o que acontece.

• Curtir 1
Postado
Em 09/01/2023 às 09:01, Gutemberg Rios Lisboa disse:

Nada, descobrir o motivo de travar, ou estou perto de descobrir, mas esta relacionado ao processador ou placa-mãe

Ele trava quando o driver do processador é instalado, quando desativo o driver do processador como na imagem la em cima ele não trava, tenho uma placa de vídeo fulera aqui de 1gb, vou colocar ela e instalar o driver e ver o que acontece.

Coloquei a placa de vídeo fulera que tinha aqui de 1gb, depois de instalar tudo certinho o pc não travou mais, o problema deve esta no processador mesmo, ele sem driver funciona tranquilo, com driver ele trava o pc, quando coloquei a placa de vídeo, o processador ficou de boa, complicado. 

• Solução
Postado

@Gutemberg Rios Lisboa Eu chutaria... problema de Windows, baixa Windows 7 completo ultima atualização... desativa atualização de drive do Windows antes de conectar a internet, desativa todas as atualizações melhor ainda. depois instala drive do processador deve funcionar de boa.

Afinal seu i3 de 2º geração não precisa de Windows moderno. Suspeito de obsolescência pressentida ou programada, alguma atualizações do Windows (drives do Windows apresentou problemas) com processadores antigos.

https://www.tecnoup.net.br/2022/02/01/como-impedir-a-instalacao-de-drivers-das-atualizacoes-automaticas-do-windows-10-e-11/

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...