Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Comprei um pc novo mas quero usar o HD do pc antigo que tem o windows 7 32 bits 

Quero saber como colocar windows 10 64 bits no SSD mantendo o HD

Postado

@Paradoke manter o HD não vai ser problema, vai poder usar normalmente. Agora usar o sistema no novo PC dificilmente vai rolar. A instalação não vai se entender com o novo processador e memória por exemplo, a menos que sejam bem similares e não será o caso

E vai invalidar a licença do Windows.

Postado
3 horas atrás, Paradoke disse:

Se colocar windows 10 em um SSD depois colocar um HD que já tem um sistema operacional o que acontece?

mano se serve como repertório, quando meu SSD chegou (comprei um SSD recentemente antes só tinha um HD) eu instalei o windows no SSD, e aí, acabei tendo 2 discos de boot, disco 0 sendo o meu HD com o windows 10 e o disco 1 sendo o SSD com windows 10 tb, quando eu ligava o pc e apertava F9 (tecla pra escolher qual dispositivo eu quero bootar na minha placa-mãe) aparecia os 2 discos, quando eu clicava pra bootar o SSD dava erro, dizia q o windows não tinha sido instalado direito, uma coisa assim. Quando eu reiniciava e tentava bootar o HD ia de boa. Depois eu reinstalei o windows no SSD e tentei dnv, quando eu aperto F9 e tento bootar o HD da erro, dizendo q o windows tava com problema, pra eu bootar um dos 2 eu tinha q desconectar eles da placa-mãe pra me dar acesso exclusivo só em 1 disco, resumindo, talvez com você aconteça esse mesmo problema ou algo parecido, minha recomendação é q você tente excluir só o windows do seu HD preservando os arquivos, ou q você formate seu HD por completo

@arfneto

3 horas atrás, arfneto disse:

boot vai falhar a menos que seja o mesmo chipset ou provavelmente a placa-mãe 

mano você pode me explicar isso mais detalhadamente? não entendi direito seu raciocínio (sou meio iniciante ainda quando se trata de placa-mãe e boot)

Postado
13 horas atrás, Mayan Matos disse:

não entendi direito seu raciocínio (sou meio iniciante ainda quando se trata de placa-mãe e boot)

Não é o meu raciocínio mas a maneira como a Microsoft trata isso. No geral o boot no Windows só funciona no simples a partir de uma partição primária do primeiro disco. Nos últimos anos parece ser possível configurar mais isso e até carregar Linux por exemplo a partir de outras partições usando o gerenciador do Windows --- bcdedit.exe. Eu já tive sucesso com isso mas achei um pesadelo e nunca mais usei. 

Quanto ao sistema em si: não existe um "HD com Windows". Existe uma partição com Windows ativado para uma máquina. No geral você não pode levar para outra máquina e usar e pronto. A licença é associada à placa-mãe e processador e o sistema em si ao chipset, então o esperado é um crash no boot e se carregar o sistema invalidar a licença e ter que ativar de novo.

E não dá pra usar um disco removível ou um pen-drive. É uma licença comercial então a MS faz isso para evitar o óbvio: uma licença móvel.

Se pode usar o gerenciador de boot do Linux, o grub ou grub2 e carregar o Windows a partir de outros discos ou partições, afinal acho que são só 3 linhas de configuração por sistema. E cabe em um gigabyte ou menos e nem precisa instalar o Linux.

No simples com uma máquina com dois discos com várias instalações de Windows: deve usar o BIOS (sim, BIOS é masculino) e mudar a ordem dos discos no boot e depois deixar o Windows carregar. Não há nada demais em ter Windows 7 e outras versões em uso normal, desde que tenha instalado e ativado NESSA máquina. O Windows vai sempre usar o primeiro disco afinal.

Se usar o grub pode ter um menu e escolher, e mesmo deixar configurado para usar sempre o último que usou, que é o prático e esperado. 

Claro, pode ter um pen-drive de boot com grub só para escolher o Windows ou Linux que quer usar.

No MESMO disco pode ter sucesso com mais de uma versão apenas mudando a partição primária ativa. 

Isso se não estiver usando BIOS UEFI, porque nesse caso pode usar o tal BCDEDIT e fazer o boot pelo (enorme) nome da partição.

É muito chato isso e qualquer deslize invalida o Windows e para de dar boot. 😞 

• Obrigado 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!