Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Estou precisando de ajuda para aumentar a VRAM da minha AMD Ryzen 5 3500u Vega 8.

Pesquisei por todo o YouTube e inclusive aqui no fórum, mas parece que essa Ryzen 5 3500u não existe, tenho a impressão que comprei o único que foi fabricado.

Enfim, segui tutoriais de outras similares mas não encontro na BIOS a opção indicada "UMA Frame Buffer Size".

Se alguém puder me indicar como faço agradeço.

image.thumb.png.24f7feee31cf8438d085f0b1e57d6c6c.png

image.thumb.png.fc1972eb28d5db0d60d4e7a42abf3437.png

Postado

Quer diminuir né... esses Ryzen em notebooks são notórios por não dar ao usuário opção de redimensionar a RAM dedicada a Vega.

Há quem diga que é dinamico, mas só se for para mais então... porque nunca vi usar menos de 2GB.

Postado

Por experiência própria, normalmente notebook não possibilita fazer isso, o meu Acer com um Ryzen 5 5500U (uma versão um pouco melhor que o Ryzen 5 3500U) vem por padrão com 512MB de VRAM e não tem como diminuir ou aumentar esse valor, no caso 512MB é o valor mínimo dedicado a VEGA, mas ele pode aumentar esse valor segundo as demandas do computador, mas diminuir é impossível (até onde eu pesquisei, claro). Pode ser que seu caso seja o mesmo, até onde eu entendi o seu problema é falta de VRAM? se for isso, testa um jogo com texturas no máximo (que estore os 2GB) e fica monitorando com o MSI Afterburder para ver se sobe a RAM em comparação a textura em qualidade mais baixa (Se subir a RAM é porque possui alocação dinâmica de VRAM), OBS: pelo menos no meu caso não aumenta os valores da VRAM, mas aumenta os dá RAM, é como se esse adicional de VRAM fizesse parte da RAM (pelo menos é assim que o Afterburder entende). Mas isso me gera uma dúvida porque você quer mais VRAM? o limitador em um notebook com VEGA não vai ser a VRAM mas o desempenho do próprio chip, 2GB já é o suficiente.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!