Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

PC congelando do nada


Posts recomendados

Recentemente o meu pc começou a congelar do nada no uso normal, ele geralmente congela quando eu tô só usando o windows, sem nem rodar jogos nem nada (nunca congelou rodando jogos). Já fiz um teste nas memórias ram e elas tão normais, vocês sabem o que pode estar causando os congelamentos? (Quando congela, nem consigo mexer o mouse, nada responde mesmo. A única coisa que eu posso fazer é desligar o pc direto no botão power)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá amigo, eu passei por um problema exatamente igual e o problema era meu processador, a tela congelava e só me restava desligar no botão de power, aconteceu algumas vezes até meu pc parar de ligar, esses são sinais que seu processador está morrendo, mas não necessariamente, pode ser outra coisa como memória RAM mas como é bem parecido com meu problema, pode ser isso. Uma coisa q vale salientar é que o processador levou minha placa-mãe junto (ou foi o contrário? não sei exatamente). Ainda estou recomprando minhas peças que no meu caso, decidi gastar comprando uma fonte é um filtro de linha de qualidade por suspeitar da minha fonte pois isso já ocorreu conforme meu tópico. De qualquer forma descarto essa possibilidade no seu caso pois sua fonte é de boa qualidade. Faça os testes direitinho e tente continuar usando seu pc, caso ele pare de dar vídeo, provavelmente foi seu processador q morreu.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@strikE_ Essas são as specs:
 

Processador: Ryzen 7 2700

Placa de vídeo: RTX 2060 gp oc (msi)

Placa-mãe: ASUS B450 Gaming BR

Memórias: 2x8gb 3000mhz Geil Orion

Armazenamento: 2.5 tb em 3 HDs, 500 gb SSD NVMe

Fonte: Seasonic Core GM-650


Eu fiz o teste de stress fpu no aida64, e depois de deixar rodando por uma hora, a temperatura do cpu tava em 58ºC, acho que tá normal. Sem estressar a cpu, ela geralmente opera em torno dos 36ºC, segundo o CoreTemp, então acho que tá de boa. Ah, e antigamente, quando eu rodava esse teste do aida64 no pc, ele desligava sozinho depois de alguns minutos rodando (a minha fonte era uma cv450 da corsair na época, acho que acontecia devido essa fonte antiga não ter potência suficiente pro sistema)

Além disso, tb rodei o teste de memória RAM do windows, e nenhum problema foi detectado.

Tb fiz o sfc/scannow no prompt de comando (ele testa integridade dos arquivos do windows se nn me engano), tb deu tudo normal. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já tentou testar outra fonte? Faz uma verificação nos drivers, certifique-se que esteja tudo atualizado.

Abra o visualizador de eventos, após o travamento/congelamento verifique se encontra alguma informação de erro, lá irá constar algumas outras informações, tire uma screenshot e poste aqui.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@strikE_ Eu tentaria usar outra fonte, mas o problema é que eu não sei o que causa o congelamento, então meio que não teria como eu testar o problema (porque eu não sei o que faz o pc congelar), ele só congelou duas vezes e parece completamente aleatório.

Sobre os drivers, acabei de atualizar tudo q pude no drive booster, e tb fui no visualizador de eventos pra ver se achava algo, e tem um tal de Evento 41, no "kernel power". Esse evento significa que o sistema parou de responder, deu crash, ou deixou de receber energia do nada, o que fez com que o pc desligasse antes de fazer os procedimentos padrão de desligamento. No meu caso, creio que seja porque o sistema todo parou de responder. Eu achei essa lista de passos que podem corrigir o problema num site gringo:
image.png.fbace82509b7a1034eb1e6305b63f807.png

Mudei o meu plano de energia do "Ultimate Performance" pro "AMD Ryzen Balanced", atualizei os drivers, desligei o Fast Startup e o Restart automático, e fiz testes de hardware (testei ram, SSD, e processador). Só não atualizei a BIOS porque tenho medo de faltar luz na hora, mas vou continuar usando o pc e se congelar de novo, volto aqui no fórum.

Print do visualizador de eventos:image.png.3d07b6f4ad591c59967944645644beb3.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!