Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Esse PC aqui faz sentido? Andei pesquisando nas últimas semanas e isso foi o que eu consegui arrumar com o meu orçamento apertado.

550 placa-mãe Gigabyte A520M DS3H
650 AMD Ryzen 5 5500
360 2x 8GB Kingston Fury Beast DDR4
300 Gabinete Montech Air 1000 LITE 3 fans
340 WD Blue SN570 NVMe M.2 500GB PCIe Gen3 x4 NVMe v1.4, Leitura 3500MBs e Gravação 2300MBs, WDS500G3B0C
Totalizando cerca de 2250 reais.

Sendo que vou usar isso com o que eu já tenho:
1050Ti EXOC 4GB
CORSAIR CX500
HD 1TB WD Blue pra armazenamento
Frio Silent 12 Thermaltake (CPU Cooler de 12cm)

Essa VGA vai quebrar o galho por enquanto, só futuramente eu vou pensar em em fazer upgrade nela (dependendo de qual for a VGA aproveitarei pra também trocar a PSU caso necessário).

1) Estou quase boletando, só preciso tirar algumas dúvidas ainda. Sei que precisa fazer o update da BIOS da placa-mãe pra ela aceitar Ryzen 5, mas pelo que vi num tutorial do youtube é super tranquilo atualizar o BIOS dessa placa pelo botão só usando um pendrive, sem sequer ter processador ou memória instalada na placa. Correto?

2) Esse NVMe SN570 é um bom negócio pra minha placa-mãe?
Porque vi esse Kingston SNV2S/500G que pelos números indica ter um desempenho parelho, mas é bem mais barato. Pequeno detalhe é que ele é PCIe 4 x4, isso faria com que ele desempenhasse mal na minha A520m?
Já que a A520m é PCIe 3 x4, seria o WD Blue SN570 o melhor custo/benefício que eu consigo fazer?

3) No mais, tudo certo com a compatibilidade dos ítens, RAM NVMe etc? Porque quando vou olhar os M2 e as RAM oficialmente suportadas no site da Gigabyte não encontro essa RAM da Kingston e nem esse NVMe da WD lol

Será que posso boletar tranquilo?

Postado
6 minutos atrás, Eolaz disse:

1) Estou quase boletando, só preciso tirar algumas dúvidas ainda. Sei que precisa fazer o update da BIOS da placa-mãe pra ela aceitar Ryzen 5, mas pelo que vi num tutorial do youtube é super tranquilo atualizar o BIOS dessa placa pelo botão só usando um pendrive, sem sequer ter processador ou memória instalada na placa. Correto?

Sim.

7 minutos atrás, Eolaz disse:

2) Esse NVMe SN570 é um bom negócio pra minha placa-mãe?
Porque vi esse Kingston SNV2S/500G que pelos números indica ter um desempenho parelho, mas é bem mais barato. Pequeno detalhe é que ele é PCIe 4 x4, isso faria com que ele desempenhasse mal na minha A520m?
Já que a A520m é PCIe 3 x4, seria o WD Blue SN570 o melhor custo/benefício que eu consigo fazer?

Você está olhando apenas as especificações "por cima", nisso são semelhantes, porém o NV2 é um SSD mais focado em baixo custo, enquanto o SN570 é um modelo mais intermediário, sendo uma das melhores opções de SSD sem DRAM cache.

E por falar em DRAM cache, o XPG S41 TUF tem esse recurso e custa um pouquinho a mais do que o SN570. DRAM cache ajuda a melhor a velocidade no uso normal do PC, as velocidades que você vê nos anúncios são apenas velocidades máximas sequenciais que você raramente vai ver na prática.

Apesar do NV2 ser um SSD Gen 4 x4, ele não faz uso da velocidade oferecida pela Gen 4 x4 (que chega até 7000 MB/s), ele ainda está dentro das velocidades de uma conexão Gen 3 x4 (até 3500 MB/s). Então você não veria vantagem prática em usar um SSD desses numa conexão Gen 4 x4.

12 minutos atrás, Eolaz disse:

3) No mais, tudo certo com a compatibilidade dos ítens, RAM NVMe etc? Porque quando vou olhar os M2 e as RAM oficialmente suportadas no site da Gigabyte não encontro essa RAM da Kingston e nem esse NVMe da WD lol

Não tem incompatibilidade. A lista oficial fornecida pelo fabricante da placa-mãe é apenas um guia exemplar dos hardwares que foram testados e comprovados sobre o funcionamento. Desde que você compre uma memória de uma marca popular com mais renome, a chance de não funcionar no seu PC é praticamente zero.

• Curtir 1
Postado
3 horas atrás, GuilhermeGB disse:

Não tem incompatibilidade. A lista oficial fornecida pelo fabricante da placa-mãe é apenas um guia exemplar dos hardwares que foram testados e comprovados sobre o funcionamento. Desde que você compre uma memória de uma marca popular com mais renome, a chance de não funcionar no seu PC é praticamente zero.

Perfeito!

Só um último detalhe, o Montech Air 1000 Lite vem com 3 "AIR FAN P120s (3PIN DC)" mas a A520M só tem 2 SYS_FANs.

É necessário comprar algum splitter assim  pra ligar o terceiro fan?

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!