Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Tenho uma rx 6600m (51risc), o TDP dela é de 100w, porém, usei um editor de BIOS e aumentei para 170w. Só há dissipador nos mosfets, não há sensor de temperatura na parte de VRM.

É possível eu causar algum tipo de sobrecarga ou super aquecimento nos VRMs?

Postado

É o "more power" que está usando? Eu iria em incrementos menores para ver como a placa se comporta. De onde tirou esse 70% de aumento?

Supostamente, em se tratando de uma placa desktop criada a partir de GPU mobile, é de se esperar que as VRMs estejam suficientemente dimensionadas para um overclock, mas isso aí é mesmo só suposição.

Uma coisa você pode ter certeza: não é normal folgas operacionais muito acima de 30%. Se pudesse subir 70%, porque que a 51Risc já não deixou mais alto de fabrica na BIOS?

Dito isso: Na BIOS tem configurações que determinam a temperatura das VRMs como um parâmetro para throttling... então, supostamente a placa tem mecanismos para se proteger de abusos. você pode até pedir 170w, mas se aumentar muito a temperatura a frequência da GPU vai cair consumindo menos. Se a 51Risc deixou isso intacto como deveria, não tem como saber.

Postado
10 horas atrás, W46n3r disse:

É o "more power" que está usando? Eu iria em incrementos menores para ver como a placa se comporta. De onde tirou esse 70% de aumento?

Supostamente, em se tratando de uma placa desktop criada a partir de GPU mobile, é de se esperar que as VRMs estejam suficientemente dimensionadas para um overclock, mas isso aí é mesmo só suposição.

Uma coisa você pode ter certeza: não é normal folgas operacionais muito acima de 30%. Se pudesse subir 70%, porque que a 51Risc já não deixou mais alto de fabrica na BIOS?

Dito isso: Na BIOS tem configurações que determinam a temperatura das VRMs como um parâmetro para throttling... então, supostamente a placa tem mecanismos para se proteger de abusos. você pode até pedir 170w, mas se aumentar muito a temperatura a frequência da GPU vai cair consumindo menos. Se a 51Risc deixou isso intacto como deveria, não tem como saber.

Bem, estou usando o More power Tool mesmo, fui aumentando aos poucos, não consegui consumo maior que isso por  throttling do hotspot, chega a 110° em poucos segundos.

Acredito que caso eu tivesse boa refrigeração, conseguiria chegar no limite do chip (o que é meu objetivo), mas bom saber que a folga não é tão grande.

Também acabei vendo o thermal throttling nos VRMs, não consigo ver temperaturas, mas já é um risco menor, acredito que seja 110°, esse é o limite dos capacitores pelo menos. 

Existe alguma forma de saber a capacidade de fornecimento de energia? com toda energia que os conectores aguentam, é possível chegar a 225W teoricamente.

Por sinal, obrigado pela resposta.

Postado

110 graus no hot spot é muita coisa. Eu procuraria não deixar passar de 90.

Já mexeu o perfil de fan? Acima de 80C acho que já dava pra colocar as fans em 100%. O ruim é que a placa pode ficar meio barulhenta.

Postado
Em 08/01/2023 às 23:12, W46n3r disse:

110 graus no hot spot é muita coisa. Eu procuraria não deixar passar de 90.

Já mexeu o perfil de fan? Acima de 80C acho que já dava pra colocar as fans em 100%. O ruim é que a placa pode ficar meio barulhenta.

Sim, não uso as fans stock, uso uma de 120mm presa com uma gambiarra (funciona bem melhor), ela tem uns 4400 RPM e 149 CFM, eu já acostumei com o barulho.

Pensei em tentar fazer algum suporte para um waterblock (AIO)

Consegui achar informações boas, pelo o que vi, o VRM em stock esquenta tão pouco que nem precisa de refrigeração ativa, talvez realmente tenha uma boa folga 

Obrigado pela dica  

• mês depois...
Postado

tenho uma rx 6600m também , pensei colocar um cooler de cpu nela acha que pode dar ser ? ,''as fans dela fazem muito barulho e o dissipador de aluminio não e não eficiente quanto um de cobre de cpu''

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...