Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde rapaziada recentemente reformei meu pc todo e comprei uma placa-mãe nova, estou instalando water cooler 360mm e 4 fans quando me deparei que não consigo ou não tem entrada 5v nem 12v na placa, alguém sabe realmente me informar se tem ou não ou se é eu que não tô encontrando ?

Abaixo algumas fotos da placa-mãe pra ver se realmente é isso 

E1BD100F-EEDC-434A-976B-D78FB35B194B.jpeg

9D5E8313-3DBC-4B6A-B37B-8EDE66D07A8F.jpeg

E7C6A00A-1A16-428A-A294-3C036D9748FF.jpeg

Postado

Essa placa-mãe tem dois conectores de 4 pinos (PWM) 12 volts para fans (ventoinhas), ficam na parte de cima, logo acima do CPU, visíveis na segunda foto.

SYS_FAN1 e CPU_FAN1 - são para ligar os cabos PWM dos fans.

image.png.869187d4b125fd6a0d32dd9545308e6a.png

Até tem marcado mais a direita onde seria o conector JRAINBOW1 - 3 pinos 5 volts para LED endereçáveis, mas foi suprimido por que esta versão B560M-A PRO é voltada para micros de escritório, que não precisam de LEDs com "fru fru rainbow". 😜 Tem esse conector nas versões B560M PRO e B560M BOMBER que compartilham o mesmo PCB.

Mesma coisa com o conector JRGB1 - 4 pinos 12 volts (RGB fixo), também foi suprimido, vide a marcação na parte de baixo, do lado esquerdo.

image.png.e2584bcde0009ad2426d27bde4b08bdc.png

Até pode ligar o cabo PWM das 4 fans no conector SYS_FAN1 com um "splitter" 4 em 1,  mas como vai precisar de uma controladora para o "fru fru" dos LEDs, liga os dois cabos (PWM e ARGB) de cada fan nela.

Postado

@1lokos certo, uma duvidazinha a mais brother.

comprei todas as peças novas porque tô fazendo up no pc, ai comprei gabinete e tal, no gabinete ele vem 4 fans e eu comprei também um water cooler, mas fui surpreendido pelo motivo da placa não ter o 12v e o 5v do RGB, nesse caso as fans não são de entrada molex, nem do water cooler nem do próprio gabinete,  mas o gabinete veio com uma controladora junto e tal… nesse caso pra ir tudo junto certinho e o RGB eu vou precisar conectar tudo na controladora? O wc e os fans ? 
abaixo foto dos fans.

a direita o do WC e a esquerda o do pc, ambos vieram com essas entradas ai

D0D3A968-A29B-4E64-AE81-728B85419F7E.jpeg

@1lokos mais uma coisinha também, acho q mesmo se eu conectar na controladora eu precisaria de uma entrava 5v pra ligar os rgbs né ? Por que na controladora o que diz respeito a RGB tem essa entrada na foto abaixo…

ou se eu conectar esse 4 pinos da controlada no sys fan ou cpu fan, sera q irá ligar os rgbs ?

image.jpg

• 8 meses depois...
Postado

Opa, cara, comprei a mesma placa-mãe e estou com esse problema, tenho 4 fans 12v de 4 pinos, queria saber se tem alguma maneira de ligar o RGB

1 minuto atrás, Eduardo Rafael Sorensen disse:

Opa, cara, comprei a mesma placa-mãe e estou com esse problema, tenho 4 fans 12v de 4 pinos, queria saber se tem alguma maneira de ligar o RGB

E o que vai acontecer se eu ligar as fans no SYS_FAN?

Postado
15 horas atrás, Eduardo Rafael Sorensen disse:

E o que vai acontecer se eu ligar as fans no SYS_FAN?

Se você ligar o cabo PWM  da fan - conector com 4 pinos quadrados, capa plástica com guias "foolproof" (anti-burro) no SYS_FAN as ventoinhas vão girar, soprar vento. 😜 

Se você ligar o cabo de LED RGB da fan - conector com 4 pinos redondos [oooo]; no SYS_FAN provavelmente vai 🔥

Entenda, para o "frufru" dos LEDs piscarem não precisa obrigatoriamente ligar na placa-mãe, para isso é que inventaram controladora ARGB e (obsoleto) RGB.

Postado

Esse cabo ai é para ligar as ventoinhas na fonte, não a motivo para usar, mas se quiser lembre-se que vão ficar a 100% de RPM o tempo todo, mesmo se  estiver só jogando paciência do Windows.

Para ligar o  "frufru" dos LEDs ARGB em placa-mãe que não tem conector ARGB a única solução é uma controladora externa. Não tem "cabo mágico" que vá permitir ligar o cabo dos LEDs em placa-mãe sem conector de LED.

O que resolve é uma controladora como a CoolMoon:

• Entrada para o cabo de LED A-RGB de até 8 fans.
  • Entrada para duas fitas de LED ARGB.
  • Entrada para 8 fans PWM - expande um conector SYS_FAN (ou CHA_FAN) da placa-mãe para 8 conectores.

Troca de cores e efeitos dos LEDs pelo controle remoto IR e/ou pelo botão LED ou Reset do gabinete.

Cuidado, tem modelos mais baratos que são com conectores combinados (LED e PWM) de 6 pinos, não serve para conector de LED de 3 pinos com falha [oo o].

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!