Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Transformar SSD em mídia de armazenamento externo


Julhiano
Ir à solução Resolvido por djfulano,

Posts recomendados

Tenho um SSD em desuso e queria transformá-lo em um "pendrive" ou seja, em uma mídia externa que eu possa levar para outros lugares e usar em outros PCs.

 

A dúvida é, para que essa ideia funcione, eu de fato preciso de um case desses (igual ao do centro da imagem, com material transparente) ou é suficiente apenas usar um cabo USB/SATA (à direita da imagem) e ligar direto no SSD e depois no PC?

 

Outra questão, preciso mudar algo na BIOS para que o sistema entenda que se trata de uma mídia externa?

 

image.png.e62769b7d4ff1b6fae3a65877147c932.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

@Julhiano Você pode usar um case desse ou apenas  o cabo, como esse no link abaixo, uso ele a um bom tempo e funciona super bem.


https://www.amazon.com.br/adaptador-conversor-discos-rígidos-estado/dp/B073SXTY64/ref=sr_1_6?__mk_pt_BR=ÅMÅŽÕÑ&crid=35CLY03QDCJ64&keywords=usb+sata&qid=1673543752&sprefix=usb+sata%2Caps%2C237&sr=8-6


Não tem que mudar nada, só se quiser criar um HD externo bootavel com sistema operacional.
Se for apenas como armazenamento externo, não precisa fazer nada.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 minutos atrás, djfulano disse:

@Julhiano Você pode usar um case desse ou apenas  o cabo, como esse no link abaixo, uso ele a um bom tempo e funciona super bem.


https://www.amazon.com.br/adaptador-conversor-discos-rígidos-estado/dp/B073SXTY64/ref=sr_1_6?__mk_pt_BR=ÅMÅŽÕÑ&crid=35CLY03QDCJ64&keywords=usb+sata&qid=1673543752&sprefix=usb+sata%2Caps%2C237&sr=8-6


Não tem que mudar nada, só se quiser criar um HD externo bootavel com sistema operacional.
Se for apenas como armazenamento externo, não precisa fazer nada.

 

Simples assim? Nossa que bom, obrigado 😀

 

Em uma pesquisa rápida, parece que o case em alguns lugares é mais barato que apenas o cabo, vale mais a pena (desde que seja 2,5").

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Julhiano Sim, é bem simples.

Como esses SSD não consomem muita energia, a energia do cabo USB já é suficiente.

Usar o Cabo ou case é apenas uma questão de uso.
Cabo é mais fácil para usar vários SSD, eu uso assim, tenho 3 SSD e o cabo é pratico para trocar entre eles.
O Case é mais bonito, mas não é pratico ficar usando o mesmo case entre vários SSD.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!