Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Primeiramente boa tarde a todos!

Recentemente montei um PC escolhendo as peças pela internet (RTX3050, i5 11th gen, 24gb RAM, Fonte Corsair CS650M usada do meu PC antigo, SSD 2TB), e pra refrigerar o processador comprei um Cooler Master Hyper T20, pois achei que tinha um custo-benefício interessante, e nos testes que vi ele refrigerou bem...

Com medo de fazer algo de errado ou de deixar os fios mal organizados montando em casa, preferi levar o PC em uma assistência pra montarem pra mim.

Montaram certinho e o PC funcionou, mas após jogar jogos pesados por um certo tempo, os jogos começaram a travar, ter queda de FPS, achei estranho pois já jogava esses jogos no meu PC antigo sem nenhum problema (GTX960, 16gb RAM, i5 4th gen), resolvi investigar, baixei o CPU-Z e o iCue, estressei a CPU com o CPU-Z e verifiquei a temperatura com o iCue, quase que imediatamente a temperatura subiu pra mais de 90°, chegando até mesmo na marca de 95° na mesma hora assustei e desliguei o estressar CPU, não é nem um pouco normal chegar nessa temperatura, o certo seria no máximo até 80° em jogos mais pesados como Forza Horizon 5 ou Red Dead Redemption 2.

O que pode estar causando isso?

Pasta térmica aplicada inadequadamente? Cooler mal encaixado? Problema no hardware em si (processador ou cooler?)

Anexei duas fotos do cooler, caso tenha algo "visual" que entregue o problema.

Será que vale a pena trocar a pasta térmica, ou eu posso acabar piorando a situação? 

Desde já agradeço!!

WhatsApp Image 2023-01-17 at 14.44.23.jpeg

WhatsApp Image 2023-01-17 at 14.44.28.jpeg

Postado

Pode ter problema ai na aplicação ou qualidade da pasta térmica, na montagem do cooler (tirou o plástico da base? eu já esqueci de tirar uma vez...), na refrigeração geral do gabinete (a frente é mesh ou vidro? tem fans jogando ar fresco pra dentro? como é a exaustão? etc.)...

Mas eu sinceramente acho esse T20 fraco pra dar conta de um i5 da 11ª geração... ele tem uma fan de 90mm e só 2 heatpipes.

Eu tenho um i5-11400F e uso um cooler master master air ma410p. Ele tem uma fan de 120mm e 4 heatpipes... minha temperatura em jogos fica normalmente em 60 °C... 65° C em dias muito quentes.

Um modelo mais barato que também dá conta é o Gammax 400 v2.

• mês depois...
Postado

Atualização após 1 mês e meio:

O problema persistiu, mas pra evitar gastar 600 reais em um Water Cooler top, comprei uma pasta térmica Cooler Master Mastergel Maker, e instalei mais duas fans extra no gabinete, e com essas duas simples medidas o problema foi resolvido rsrs

Quando removi o cooler só tinha pasta térmica no meio do processador (provavelmente pouca quantidade foi aplicada)

Agora quando estresso a CPU, dá um pico de 82°, e rapidamente cai e estabiliza em 72° +- dependendo do clima do dia

Se alguém está tendo o mesmo problema, talvez uma pasta térmica top e bem aplicada e mais algumas fans no gabinete resolva o problema!

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!