Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa noite, Pessoal!

Instalei um M.2 no computador a mais ou menos 3 meses, usei ele sempre como secundário (só pra armazenar arquivos mesmo).

Porém hoje eu percebi que ele não está mais sendo reconhecido, nem pela BIOS.

Eu uso um SSD SATA como primário (windows, etc...) e utilizava esse M.2, por enquanto, só para armazenar arquivos. (minha ideia era instalar o windows nele por ser mais rápido).

Sabem me dizer o que pode ter acontecido? Não mexi no pc nem nada, ele simplesmente não reconhece mais.

SSD: SSD Kingston NV2 500 GB, M.2 2280 PCIe, NVMe, Leitura: 3500 MB/s e Gravação: 2100 MB/s - SNV2S/500G

placa-mãe: Gigabyte b460M GAMING HD

Postado
agora, Code04 disse:

assim que você ligou seu computador ele deu algum som estranho como bips?

Nada. Ele simplesmente liga normal mas não reconhece o M.2 😓

Postado
6 minutos atrás, Schwalm disse:

Nada. Ele simplesmente liga normal mas não reconhece o M.2 😓

provavelmente , ou ele queimou , ou não foi inserido corretamente , te aconselho coloca-lo em outra maquina e ver se ira funcionar , caso não funcionar infelizmente ele queimou. veja tambem quanto de ram esta reconhecendo no seu pc . pois um problema desse aconteceu comigo pois meu pente de ram queimou  , e deixei ele la sem saber , tempos depois meu NVMe foi de ralo.

Postado
8 minutos atrás, W46n3r disse:

Qual é a marca e modelo do M.2?

Kingston NV2 500 GB, M.2 2280 PCIe, NVMe, Leitura: 3500 MB/s e Gravação: 2100 MB/s - SNV2S/500G

4 minutos atrás, Code04 disse:

provavelmente , ou ele queimou , ou não foi inserido corretamente , te aconselho coloca-lo em outra maquina e ver se ira funcionar , caso não funcionar infelizmente ele queimou. veja tambem quanto de ram esta reconhecendo no seu pc . pois um problema desse aconteceu comigo pois meu pente de ram queimou  , e deixei ele la sem saber , tempos depois meu NVMe foi de ralo.

Já retirei e coloquei algumas vezes e nada, deve ter queimado mesmo. O curioso é que tenho ele a menos de 3 meses, fico me perguntando porque de ter queimado com tão pouco uso...

Postado
1 minuto atrás, Schwalm disse:

Kingston NV2 500 GB, M.2 2280 PCIe, NVMe, Leitura: 3500 MB/s e Gravação: 2100 MB/s - SNV2S/500G

Já retirei e coloquei algumas vezes e nada, deve ter queimado mesmo. O curioso é que tenho ele a menos de 3 meses, fico me perguntando porque de ter queimado com tão pouco uso...

Pode ter tido azar. Não é normal... se for um Kingston de verdade. Acione a garantia e pronto.

Postado
10 minutos atrás, W46n3r disse:

Qual é a marca e modelo do M.2?

Acione a garantia... 3 meses, com certeza ainda está na garantia.

SSD Kingston NV2 500 GB, M.2 2280 PCIe, NVMe, Leitura: 3500 MB/s e Gravação: 2100 MB/s - SNV2S/500G

Sim, irei acionar a garantia. Só resolvi fazer o post porque fiquei com medo do motivo dele ter parado de funcionar (e prevenir que ocorra novamente).

Postado
1 minuto atrás, Schwalm disse:

veja se sua memória ram esta tudo bem possa ser que esteja enfrentando o mesmo problema que tive , casso esteja bem , realmente queimou..... aconselho verificar se o slot do NVMe da placa-mãe esta bem , pois queimar em 3 meses não é normal..

Postado
1 minuto atrás, Code04 disse:

veja se sua memória RAM esta tudo bem possa ser que esteja enfrentando o mesmo problema que tive , casso esteja bem , realmente queimou..... aconselho verificar se o slot do NVMe da placa-mãe esta bem , pois queimar em 3 meses não é normal..

Pois é. Os 2 pentes de memória estão normais (ainda bem).

Estou morando a 1 mês em uma casa de frente pra praia. Talvez a maresia tenha sido o motivo de ter queimado, fico com medo inclusive de estragar algum outro componente.

Postado
5 minutos atrás, Code04 disse:

veja se sua memória RAM esta tudo bem possa ser que esteja enfrentando o mesmo problema que tive , casso esteja bem , realmente queimou..... aconselho verificar se o slot do NVMe da placa-mãe esta bem , pois queimar em 3 meses não é normal..

pois se não ao instalar o novo NVMe ele pode acabar levando o mesmo fim.

2 minutos atrás, Schwalm disse:

Pois é. Os 2 pentes de memória estão normais (ainda bem).

Estou morando a 1 mês em uma casa de frente pra praia. Talvez a maresia tenha sido o motivo de ter queimado, fico com medo inclusive de estragar algum outro componente.

entendo , mas acredito que a maresia em tão pouco tempo não traria tal resultado.

• Curtir 1
Postado

antes de cogitar a queima

você entrou na BIOS pra ver se ele aparece por lá?

ou dentro do windows, tentou usar algum programa de diagnostico como o crystal disk info?

as vezes o sistema de arquivos do HD ou SSD pode ser corrompido e ai ele fica "invisivel" até você tentar reconstruir ou criar um novo sistema de arquivos formatando ele..

Postado
36 minutos atrás, rodrigo.dcvieira disse:

antes de cogitar a queima

você entrou na BIOS pra ver se ele aparece por lá?

ou dentro do windows, tentou usar algum programa de diagnostico como o crystal disk info?

as vezes o sistema de arquivos do HD ou SSD pode ser corrompido e ai ele fica "invisivel" até você tentar reconstruir ou criar um novo sistema de arquivos formatando ele..

Sim! Eu entrei na BIOS e lá não ta reconhecendo também. Acha que ainda assim é valido usar esse "crystal disk info"?

26 minutos atrás, Henrique - RJ disse:

@Schwalm

Esfrega um lápis borracha escolar nos contatos dourados desse M2 e testa pois pode ser leve oxidação.

Vou tentar isso e depois retorno aqui com o resultado. Obrigado!

• Curtir 1
Postado
9 horas atrás, Schwalm disse:

Sim! Eu entrei na BIOS e lá não ta reconhecendo também. Acha que ainda assim é valido usar esse "crystal disk info"?

10 horas atrás, Henrique - RJ disse:

sim, se nada aparecer la, então o SSD tá morto mesmo

Postado

Nova atualização: Acordei hoje com o windows reconhecendo ele.

Eu consigo ver ele no "Meu computador", mas não da pra interagir de nenhuma forma, nem arrastando arquivos pra lá, nem retirando arquivos.

Aparece uma caixa de erro: 

imagem_2023-01-19_145635027.png

• 3 meses depois...
Postado

Opa, depois me fala a conclusão. 

Comprei um que chegou 14/03, da mesma marca.  Hoje tirei ele para instalar um dissipador de calor (Jonsbo) , e quando coloquei ele novamente, não deu sinal de vida. 

Tirei ele do dissipador e voltei com ele novamente. Testei em outro computador e nada. Já acionei a garantia  (comprei no mercado livre, porém sem nota fiscal). Aguardando o que eles irão falar. 

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...