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Diferença entre a taxa de disponibilidade de link dedicado e o restante da rede


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Contexto:

 

Peguei o contrato de uma empresa que está fornecendo um link dedicado com 99% de disponibilidade, mas de intranet (e outros enlaces), de apenas 90%.

 

De início me pareceu muito estranho, a diferença é bastante acentuada.

Para uma solução profissional (é o que se deseja) não deveria ser 99% na rede como um todo?

Está claro que a topologia e a fibra óptica da rede de link dedicado é mais robusta/confiável, mas mesmo assim, soa meio amadora esta diferença, ou estou esquecendo de algo?

Quais as implicações e o cenário ideal para a minha empresa? Haja vista que temos cerca de 500 acessos simultâneos durante o horário comercial, bem como já há planos para expansão desta mesma rede no sentido de que vamos

precisar de mais alguns quilômetros de fibra e aumento significativo da sua exigência de banda e velocidade.

 

 

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@Julhiano Deixa eu ser se entendi.

Você contrata com a mesma empresa o Link dedicado e a rede local (cabeamento, Roteadores, Switchs, etc)?

Se for isso, é normal essa diferença contratual, pois a rede local (LAN) tem outros fatores que fogem do controle deles, e com isso a garantia de disponibilidade é menor.
Por exemplo, um usuário que por engano injete um DHCP na rede local impacta diretamente essa disponibilidade.
Agora quando falamos de Link dedicado, a operadora tem total controle de todos os recursos conseguindo dar uma garantia de 99% ou mais.

Trabalho em uma operadora em Sâo Paulo e atuamos exatamente dessa forma também.

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4 minutos atrás, djfulano disse:

@Julhiano Deixa eu ser se entendi.

Você contrata com a mesma empresa o Link dedicado e a rede local (cabeamento, Roteadores, Switchs, etc)?

Se for isso, é normal essa diferença contratual, pois a rede local (LAN) tem outros fatores que fogem do controle deles, e com isso a garantia de disponibilidade é menor.
Por exemplo, um usuário que por engano injete um DHCP na rede local impacta diretamente essa disponibilidade.
Agora quando falamos de Link dedicado, a operadora tem total controle de todos os recursos conseguindo dar uma garantia de 99% ou mais.

Trabalho em uma operadora em Sâo Paulo e atuamos exatamente dessa forma também.

 

Isso, a mesma empresa fornece o link dedicado e também fica responsável pela lan-to-lan em vários pontos da cidade (alguns lugares bem distantes, outros próximos na região central), bem como

fornece os elementos de rede necessário.

A dúvida surgiu pelo fato de que uma disponibilidade de 90% é equivalente a uma indisponibilidade diária de 2h24m ou 3 dias por mês.

Isso foi o que me assustou, pois para serviços mais sensíveis, (CFTV, por exemplo), começa a ficar complicado.

Mas admito que há sim um contraponto, sem dúvida, confesso que não conheço plenamente as práticas do mercado, enfim.

 

 

 

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São previstos períodos de manutenção para atualização de software e substituição de equipamentos (em situação normal ocorrem de madrugada) mais uma margem de segurança, o famoso fator de cagaç*.

 

Se precisa de alta disponibilidade teria que ter mais de uma operadora e elas não podem compartilhar suas redes. Mas princípio não é o caso.

 

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