Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado
22 horas atrás, Sérgio Lembo disse:

Na maioria dos motores há uma interação entre a parte fixa e a girante. No motor de passo o que se tem são eletroímãs cujo funcionamento e consumo independe se o eixo girou ou não.

Na época que fiz SENAI perguntei ao professor o que aconteceria se ligar um motor trifásico sem o rotor, ele foi categórico em dizer que pega fogo kkkkk mas no motor de passo se ligar as bobinas sem o eixo no motor não acontece nada a corrente permanece a mesma?

Estou fixando o motorzinho e o potenciômetro na borboleta pessoal amanhã deve estar pronto, achei que aquilo ia ser mais fácil kkkkk

Postado

Seu motor é um Epson EPM 4285.

Descripción

Motor: Unipolar
Alimentación lógica: 6 - 12V
Rango de alimentación: 4.8 ~ 46V
Corriente máxima: 2A
Nivel alto: 2.3V = Vin = Vss - Nivel bajo: -0.3V = Vin = 1.5V

Agora você tem tudo para usar ele ....

Paulo

• Curtir 3
Postado

@aphawk Obrigado pelas informações! Acho que para esse projeto vou usar o motor DC com redução, mas é bom ter essas informações porque posso e vou usar este motor de passo para outra aplicação... Uma pena não saber a força dele, não deve ser muito forte mas provavelmente tem várias aplicações.

Bom pessoal consegui fixar o motor com a redução no eixo da borboleta, quebrei bastante a cabeça mas aparentemente foi, no eixo de plástico do motor coloquei uma mangueira e vesti essa mangueira com uma outra para prender no eixo da borboleta, no eixo da borboleta coloquei um parafuso atravessando e na redução do motor fiz um furo de 1mm e coloquei um fio de cabo de rede atravessando para servir de chaveta kkkkk

não ficou bonito mas funcionou:

image.thumb.png.186aa2479962aca4b081445f7fa1f346.png

eu iria prender o potenciômetro ali no outro eixo da redução do motor, mas percebi que o motor e o eixo da borboleta ficaram com um leve jogo, essa folga imaginei que iria ter só não achei que iria atrapalhar o funcionamento, então ao invés de colocar o potenciômetro ali na redução vou colocar no outro lado do eixo da borboleta para realmente ler a posição da borboleta já contando com a possível folga.

Dessa forma que montei deve funcionar e amanhã vou fixar o potenciômetro, mas como não ficou muito apresentáve caso alguém aí também tenha alguma ideia de como fixar este motor de uma melhor maneira aceito sugestões rsrs

Postado

Boa noite pessoal, apenas para fechar o tópico:

Demorei pra responder surgiram uns imprevistos e estava me enrolando bastante para colocar o potenciômetro no eixo, estava ficando muito longo e como isso fica em baixo do carro poderia dar algum problema de pegar no chão  também teria que fazer alguma proteção porque se molhar iria detonar o potenciômetro...

Então acabei colocando dois fins de cursos mesmo, ainda dá pra fazer o motor abrir progressivamente usando uma velocidade mais baixa, não tem a precisão do potenciômetro mas deve funcionar de forma similar creio eu...

image.thumb.png.40bea4b0816a508754f5077be575ef70.png

O resultado final foi esse:

image.thumb.png.61c873a85bf98eed2f8395b9c67d659d.png

Então é isso, agora vou tentar fazer a programação provavelmente terei dificuldades mas se for o caso eu abro outro tópico com esse tema. Obrigado a todos os que responderam  :tw_thumbsup::tw_thumbsup:

• Amei 1
Postado
4 horas atrás, GustavoH93 disse:

Então acabei colocando dois fins de cursos

Nesse caso, a programação tem que trabalhar com tempo. Se não emperrar ou coisa do tipo vai funcionar bem, mesmo sem uma precisão 100% exata como seria com o potenciômetro. 

• Membro VIP
Postado
Em 02/02/2023 às 21:09, GustavoH93 disse:

a programação provavelmente terei dificuldades

Uma pré participação/ideia premonitória pro seu futuro tópico caso eu não esteja mais aqui pra participar... Conte o tempo entre o acionamento do começo e o fim do curso. Pode ser a cada vez que liga ou uma vez só.  Guarde numa variável [e/ou na eeprom]. Use-a como referência pra valor 100% aberto. Acionando por tempos intermediários proporcionais: aberturas intermediárias proporcionais. E claro, não varie a velocidade ou tensão no motor.

Em 03/02/2023 às 01:58, Renato.88 disse:

vai funcionar bem, mesmo sem uma precisão 100% exata como seria com o potenciômetro

• Curtir 1
Postado
Em 03/02/2023 às 01:58, Renato.88 disse:

Nesse caso, a programação tem que trabalhar com tempo. Se não emperrar ou coisa do tipo vai funcionar bem, mesmo sem uma precisão 100% exata como seria com o potenciômetro. 

Isso, não vai ser tão preciso, mas deve funcionar.

Em 03/02/2023 às 07:22, .if disse:

Uma pré participação/ideia premonitória pro seu futuro tópico caso eu não esteja mais aqui pra participar... Conte o tempo entre o acionamento do começo e o fim do curso. Pode ser a cada vez que liga ou uma vez só.  Guarde numa variável [e/ou na eeprom]. Use-a como referência pra valor 100% aberto. Acionando por tempos intermediários proporcionais: aberturas intermediárias proporcionais. E claro, não varie a velocidade ou tensão no motor.

Oxi, não esteja mais aqui pra participar ficou meio sombrio ein if? Espero você ainda por muito tempo ajudando nos tópicos e puxando minha orelha porque os tópicos estão muito longos kkkkk

Vou começar a programação agora, ia começar antes mas justo no fim de semana meu HD SSD pifou com menos de 2 anos de uso 🤨  o problema foi ter perdido os arquivos, mas tudo bem vida que segue, comprei um HD novo e agora sim vou partir para a programação.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!