Ir ao conteúdo

Porquê meu servo motor está travando?

Ir à solução Resolvido por Andreas Karl,

Posts recomendados

Postado

Tenho um servo motor 9g sg90 e ele não está funcionando como deveria, o mesmo não vai pro ângulo determinado pelos seguintes motivos:
- Se estiver muito longe.
- Se a velocidade do servo motor estive no máximo.

Obs: Quando o ângulo determinado está muito longe do ângulo atual do servo motor, o motor do servo não funciona, pois eu consigo girar o eixo tranquilamente, tanto para o lado que o servo tem que ir quando para o lado oposto, e ao chegar perto no ângulo desejado o servo consegue se ajustar e ficar no ângulo que foi comandado.

Eu já usei esse servo motor para projeto com papelão, sempre com cuidado pois já vi na internet que não é bom forçar eles, a vez que eu mais forcei esse servo foi em um projeto de um braço robótico, onde eu usei 4 servos motores (s9 sg90), o servo motor que mais foi forçado foi o servo da base que estava aguentando em torno de 25cm de papelão (de caixa da natura) com os outro servo espalhados pelo braço, eu fiquei nisso durando mais ou menos 12 minutos, depois parei, pois achei que n era bom continuar forçando o micro servo.

Esse ultimo texto que escrevi foi o que eu acho que pode ter sido o problema, mas eu queria saber se realmente é isso mesmo ou é algum erro na programação do Arduino IDE.

Bom dia.

Programação:

#include <VarSpeedServo.h>

VarSpeedServo a;

VarSpeedServo b;

void setup() {

randomSeed(analogRead(5));

a.attach(7);

b.attach(6);

Serial.begin(9600);

a.write(10);

b.write(90);

}

void loop() {

int valor = random(0, 181);

int valor2 = random(0, 51);

a.write(valor2, 40);

b.write(valor, 70);

delay(2000);

}

Objetivo do programa: Fazer os dois servo motores ir para ângulos aleatórios.

Desculpa pelo texto enorme no começo.

• Solução
Postado

@Random Guy , vou dar meio que um chute porque não entendo de Arduino, mas entendo o que tem dentro de um servo, um motor com uma grande redução feito por engrenagens, um potenciômetro que detecta a posição para um circuito de controle. Eu tenho um servo de Arduino com engrenagens de metal, acho que o Sg995, que controlei com um circuito com um CI 555 que gerava os mesmos sinais que o Arduino, eu queria girar um celular à distância para controlar o ângulo de filmagem com um potenciômetro. Eu tentei virar o eixo de saída mas nem insisti, eu senti que era sem chance, é que nem engatar um carro em 1a marcha e tentar empurrar, com a redução é praticamente impossível girar o motor tanto do carro como do servo.

4 horas atrás, Random Guy disse:

pois eu consigo girar o eixo tranquilamente, tanto para o lado que o servo tem que ir quando para o lado oposto

Isso não deveria acontecer. O seu servo como tem engrenagens de plástico, ao ser forçado pode ter sofrido algum dano, uma engrenagem pode ter deformado ou o eixo dela pode ter criado uma folga permitindo que ela saia de posição, deixando o eixo de saida fácil de virar.  Ao mudar ele de posição consequentemente as engrenagens tambem vão mudar indo para uma posição que o mecanismo volte a ter condições de funcionar. 

Postado

@Andreas Karl Obrigado por responder a minha pergunta, e também por me alertar de que as engrenagens poderiam ser um possível problema, mas depois de algumas horas, percebi que na verdade era que a fonte estava com mau contato e o fio do circuito interno servo também, ele ficava conectando e desconectando conforme o servo ia mudando de posição, felizmente consegui resolver isso, agora tudo está funcionando bem.
Obrigado de novo por me responder 🙂
Tmj! 

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!