Ir ao conteúdo

16GB mas utilizável 7.95gb, dificuldade para ligar, inconsistências...

Ir à solução Resolvido por Pedro Math.pi,

Posts recomendados

Postado

Bom pessoal, tentarei ser o mais claro possível quanto aos problemas que venho passando. Após uma limpeza bem básica que fiz no pc a mais ou menos um mês, ele não quis ligar mais, conectei um speaker na placa-mãe e vi que o problema era memória, enfim, limpei o slot, os contatos, testei cada memória sozinha ou em dupla, slots diferentes, limpei CMOS... Certo momento depois o pc voltou a funcionar. Entretanto, uns 4 dias atrás percebi que o Windows marcava 16gb e utilizável 7.95gb (Ficou assim recentemente, estava reconhecendo e funcionando os 16gb), cpu-z marca as duas memórias normal e a BIOS só marca 8gb, enfim, troquei as memórias de lugar e pronto, não ligou mais. Hoje, após dois dias de tentativas, troca de posição, testadas independentes de cada slot, limpa CMOS... O pc ligou, mas de novo apresentou os 7.95gb utilizável. Então, eu comprei um pente de 8gb 2666mhz Kllsree(Aliexpress) quando montei o pc em 2019, no ano seguinte comprei outro pente também da kllsree. Em 2021 atualizei a BIOS da placa-mãe, mas não havia dado nenhum problema de incompatibilidade. Resumindo, alguém tem alguma ideia do que pode ser? As duas memórias de épocas diferentes dariam problema? A BIOS após um ano daria incompatibilidade? Defeito nos dois slots da BIOS?

*A limpeza que fiz foi realmente básica, só pincel e troca de pasta térmica do cpu

* Testei cada pente sozinho e o pc não ligava. Em uma ocasião a dois dias, ele ligou com um só, coloquei o outro pente e não ligou mais, tirei o segundo pente que coloquei depois e o pc parou de ligar

Ram: 2x8GB Kllsree, placa-mãe: TB350-BTC Biostar

image.png

image.png

• Curtir 1
  • 2 meses depois...
Postado

Nossa estou com esse mesmo problema, 2 módulos de 8gb rise mode diamond series e reconhece os 16gb mas só 8 utilizável, se conseguiu arrumar pode me dizer para eu tentar?

• 4 semanas depois...
Postado

@Vinicius1332 Nossa mano, pelo menos sabendo que é a memória fica mais fácil de arrumar, no meu caso era erro da BIOS que por algum motivo estava alocando a RAM sendo que tenho placa de vídeo no meu PC, arrumei isso indo manualmente na BIOS e desativando essa configuração, até o meu PC é uma biostar b350gt3 com um Ryzen 3 3300x, uma rx 560 oc da gigabyte e 2 módulos de 8gb da rise mode, até que é bem parecida a minha placa-mãe com essa sua, ai perguntei né.

Postado

@Vinicius1332 Tive que mexer nela no meu caso, se não me engano, é na parte do chipset, north bridge, ai deve ter a configuração de gpu normalmente vem ativada no auto e o normal é estar desativada quando o processador não possui gráfico integrado, mas por alguma razão que desconheço, alguma capetice ou gnomice deixo a teu critério, tava ativado no meu pc, acho que era isso

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!