Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Nas gpus externas usadas em mineração,  como elas se conectam com o PC ja que são várias GPUs para uma entrada de vídeo? É possível usar uma gpu para jogos com essa conexão externa?:

Postado

A comunicação da placa de vídeo externa se dá da mesma maneira que as placas de vídeo dentro do gabinete, pela interface PCIe (o slot). Mesmo sendo externa, alguma coisa ainda faz a extensão do bus PCIe na placa-mãe até a placa de vídeo.

 

E sim, é possível usar para jogos. Tem notebooks que são capazes de usar placas de vídeo externas para jogos via adaptadores M.2. É claro que no caso destes adaptadores M.2. há uma perda de performance pois a comunicação vai ocorrer através de apenas 4 trilhas (4x).

Postado
1 hora atrás, mineirimbb disse:

Nas gpus externas usadas em mineração,  como elas se conectam com o PC ja que são várias GPUs para uma entrada de vídeo?

 

Como já foi citado, basicamente ligando elas em série por meio de um adaptador no barramento PCIE_X16, algumas placas mães tem mais ranhuras de comunicação de PCI entre o CHIP/Processador, comportando mais GPUs para tal.. tanto que já vem com diversos conectores PCIX1 para dispensar o uso de adaptadores 4/1.

 

 

spacer.png

 

 

 

 

Para mineração, saída de vídeo é completamente inútil.. tanto que placas de vídeos projetadas 100% para mineração se quer tem saída de vídeo.. para jogos, eu já testei adaptadores risers ligado diretamente no barramento PCI-X1 da placa-mãe, é possível sim jogar mas há uma leve perca no rendimento da GPU devido ao limite de tráfego de dados desse barramento.

 

No entanto ao testar no windows, o ideal foi deixar 1 placa só para o sistema/jogos etc.. (espetada no slot PCIX16)  e as demais para mineração nos slots expandidos para mineração, me pareceu muito mais estável.

Postado

@W46n3r @Eduardo Crispiliano Eu gosto de gabinetes menores (não mini ITX) mas as placas de vídeo estão ficando grandes demais. Eu penso em montar uma GPU externa para o PC. 

Se pensar bem essa opção ajuda no resfriamento dele. O calor que ela gera deve sair a maior parte na frente, já que ali tem uma área onde o ar quente pode sair. Como a frente está próxima aos fans, o ar frio que entra se mistura com o ar quente que sai da placa de vídeo e retorna na direção do air cooler - que fica logo acima da placa de vídeo sugando também o calor gerado no backplate. Se estiver usando um WC na parte de cima o calor todo sobe.

Só precisaria de uma placa-mãe com saída Thunderbolt para conectar a placa de vídeo igual abaixo:

Screenshot_20230123_223434.thumb.jpg.66d91db6de367daa6733e3bfe3c282c8.jpg

Poderia conectar qualquer tamanho de GPU fazendo isso.

Postado

Sim... é uma das formas de colocar a GPU pra fora do gabinete. Thunderbolt 3 suporta até 40Gb/s então supostamente não vai ser saturado por uma conexão PCIe 4.0 16x (que é o que as placas mais atuais usam).

 

Uma outra forma (provavelmente mais barata) seria simplesmente usar um riser PCIe 4.0 16x com cabo longo o suficiente para ficar para fora do gabinete. Poderia usar uma fonte só e funcionaria tão bem quanto, mas talvez o acabamento ficasse devendo para essa solução aí de cima.

 

De qualquer forma, apesar de eu entender as vantagens de um esquema modular como o acima entendo que ele tem seus problemas também:

- A ausência total de isolamento acústico.

- Exposição das fans girando (e todo o resto da placa) a objetos, insetos, pets e outras coisas que possam atingi-las. Num ambiente bem controlado não é para ser problema, mas é um ponto de atenção.

- Gabinetes SFF geralmente se justificam pelo apelo estético e economia de espaço. Essa solução modular meio que invalida a economia de espaço e a estética vai ser prejudicada um pouco também (fios expostos e etc).

 

Se a idea for deixar o modulo da placa de vídeo escondido (tipo, sob o tampo de uma mesa) aí acredito que muitos dos problemas se resolveriam.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...