Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Amigos, muito bom dia! Após quase 5 anos, decidi que é hora de aposentar minha 1060 e as outras peças, talvez. Ela ainda aguenta mts e mts jogos, mas eu gosto de jogar os lançamentos, tô até querendo pegar o hogwarts legacy e estou com medo dela não suportar. Outra, é que jogando com as texturas numa boa qualidade, o fps cai pra 30-20, e sinceramente, eu noto mt diferença dos 60-90 que eu pegava anos atrás. Quero um upgrade que dê pros grandes lançamentos, então peço ajuda de vcs com minhas dúvidas. Seguem minhas configurações:

GPU - GTX 1060 6GB STRIX OC GAMING

Processador - Intel Core I7-7700K 

Placa- Mãe - Z270M Prime Plus-BR

WaterCooler - Corsair H100i v2 240MM

RAM - Corsair Vengeance LPX 2x8gb DDR4 2400MHz

Fonte - 650W 80 Plus Gold Full Modular

Gabinete - Nox Hummer Nova

> Todas as peças novas vou comprar em promoção, no melhor preço q eu encontrar, já estou de 👀 nos preços. Pretendo investir até R$4.500, planejo comprar do meio do ano pra frente. Minha intenção é uma compra pra longo prazo, só trocar de novo em 4/5 anos novamente. <

Minhas dúvidas:

1) estava pensando em trocar por uma 3060, ela compensa? não me importo com ray tracing, visto que isso atrapalha mt na performance do pc. Eu dei uma olhada e vi que RX 6650 XT ou um 6700 XT valem mais pena e tem um desempenho quase próximo da 3060Ti, é verdade? E vcs têm outra sugestão?

2) acham que preciso trocar a cpu? Estava pensando em pegar um R5 5600, pelo fato dele ser superior em cores e threads, a única coisa que eu (acho) sei é que ele deve ser melhor, mas não faço ideia da diferença que faz. Vale a pena essa troca? Outra opção talvez seria o 5700x pro longo prazo, mas ainda não sei se vale a pena.

3) eu tenho 99%vcerteza que eu preciso trocar a placa-mãe pra esse upgrade, acho que ela é a peça mais datada que tenho, não faz dual-channel mais e pra essas peças novas deve ser impossível com ela. É o que eu mais preciso de ajuda, não faço ideia doq comprar.

4) eu quero trocar as ram, mas não esse ano. Será que da pra continuar com elas ou vai comprometer tudo?

5) gabinete, watercooler, SSD e fonte creio que não haja necessidade de trocar.

Desculpem o longo texto, é que estou sendo bastante minucioso nessa compra pra fazer ela do melhor jeito.

Postado

1) e 2) Ryzen 5 5600 com a 3060Ti será uma ótima combinação, creio que com Intel Core I7-7700K dê gargalo, a diferença entre os dois processadores é grande, visto que o 5600 tem muito mais cache e com um overclock seria equivalente ao i7 (não em performance, somente números, em performance seria muito melhor).
3) Se for pegar o Ryzen, é necessário trocar para uma placa-mãe com socket AM4, no caso o mais recomendado seria uma B450 ou B550, olha a linha TUF da ASUS, Gigabyte, ASRock e MSI, são marcas boas e confiáveis.
4) Com dual channel e 16gb de ram, se der para fazer overclock para 3000Mhz/3200Mhz é o ideal, e mesmo se não quiser fazer, provavelmente vai rodar os jogos numa boa, não é tão necessário trocar as memórias.
5) Não há necessidade de trocar

Postado
11 minutos atrás, DKN disse:

Pretendo investir até R$4.500, planejo comprar do meio do ano pra frente.

Bom, não tem muito como te ajudar agora, a única coisa que podemos fazer é especular as coisas para daqui alguns meses.

12 minutos atrás, DKN disse:

1) estava pensando em trocar por uma 3060, ela compensa? não me importo com ray tracing, visto que isso atrapalha mt na performance do pc. Eu dei uma olhada e vi que RX 6650 XT ou um 6700 XT valem mais pena e tem um desempenho quase próximo da 3060Ti, é verdade? E vcs têm outra sugestão?

Bom, a RTX 3060 é uma boa placa, mas vale lembrar que atualmente é vendida na casa dos R$2.500 ou menos, conservacionalmente abaixo dos R$4.500 planejados (se for apenas placa de vídeo). O mesmo vale para uma RX 6650 XT, por exemplo, e sim, em alguns casos ela se aproxima da RTX 3060 Ti, mas geralmente fica um pouco abaixo. A questão das placas AMD é só as desvantagens por parte de recursos oferecidos e drivers nem sempre estáveis.

16 minutos atrás, DKN disse:

2) acham que preciso trocar a cpu? Estava pensando em pegar um R5 5600, pelo fato dele ser superior em cores e threads, a única coisa que eu (acho) sei é que ele deve ser melhor, mas não faço ideia da diferença que faz. Vale a pena essa troca? Outra opção talvez seria o 5700x pro longo prazo, mas ainda não sei se vale a pena.

Isso vai depender do que você joga. Existem jogos em que você nem notaria a diferença entre os processadores, mas existem outros que sim. Mas quando falamos de jogos que exigem um pouco mais do processador, realmente o 7700K nesse ponto já deixa bastante a desejar, sendo ele que estaria no nível de um Core i3 10100F. O 5600 é uma boa opção para jogos, você não sentiria agora diferença entre ele e o 5700X, mas o Ryzen 7 seria uma opção considerando longo prazo.

19 minutos atrás, DKN disse:

3) eu tenho 99%vcerteza que eu preciso trocar a placa-mãe pra esse upgrade, acho que ela é a peça mais datada que tenho, não faz dual-channel mais e pra essas peças novas deve ser impossível com ela. É o que eu mais preciso de ajuda, não faço ideia doq comprar.

Placa-mãe precisará ser trocada se você for trocar de processador, caso contrário ela não interferirá em absolutamente nada.

20 minutos atrás, DKN disse:

4) eu quero trocar as ram, mas não esse ano. Será que da pra continuar com elas ou vai comprometer tudo?

Até o momento, 99% dos jogos rodam bem com 16GB, não existe nenhuma necessidade urgente de troca. Mas se for pegar um processador mais novo eu sugiro investir em RAMs de 3200MHz, principalmente sendo AMD.

21 minutos atrás, DKN disse:

5) gabinete, watercooler, SSD e fonte creio que não haja necessidade de trocar.

Não.

Postado

@Izujo obrigado pela ajuda, primeiramente. Cara, o problema da 3060Ti é quem mts casos ela é mais cara doq os Radeon e vem com menos vram que eles, eu acho q isso seria ruim no longo prazo, porque hj em dia, pra jogar numa boa qualidade 6gb de vram tão penando e eu imagino que no longo prazo 8gb, que é maioria das 3060ti no meu orçamento, não seria uma boa. Não é?

Eu pretendo trocar as ram, mas não esse ano porque gostaria que fosse possível n gastar mais em outras peças kkkkkk.

Meu gabinete é um Nox Hummer Nova, acho ele ótimo.

valeu, vou dar uma boa olhada nessas placas. Não to pretendendo ir pro dd5 nos próximos anos então talvez eu consiga uma dessas de preço mais abaixo né?

@GuilhermeGB obrigado peça ajuda, mano.  4,5k seria pra gpu, cpu e placa-mãe. Avaliando os preços eu vi os da 3060ti com 8gb de vram são similares aos dos Radeon mencionados, mas eles são de 12gb. você acha que vale mais pena pegar um deles pro longo prazo? 6650xt e 6700xt também tem preços parecidos, vai ter uma diferença consideravel entre eles, no longo prazo também?

Eu vou jogar os grandes lançamentos como hogwarts legacy, re4 remake, stalker 2 e o que vier pela frente. Full HD ou se der mais, numa boa qualidade. Ao longo dos anos ele vai ficando pra trás e nesse caso eu estava pensando também que o 5700x seria uma melhor opcção no longo prazo.

Agora decidi que vou trocar a placa-mãe sim.

É, como falei vou investir em ram, mas será que da pra deixar mais pra frente.

Postado

@DKN é uma questão delicada a gente tentar lidar com "futurismo", não dá pra saber como vão ser as coisas, mas acredito que ter mais do que 8GB daqui uns 5 anos pode ser uma ajuda, principalmente se tratando de jogos mal otimizados, e a tendência é a quantidade desse tipo de jogo só aumente.

Mas existem outras coisas que podem influenciar além da quantidade da memória, vemos na prática hoje que placas de 6GB ainda não morreram totalmente, inclusive uma RTX 2060 de 6GB consegue se sair melhor que uma RTX 3050 de 8GB na maioria das situações (exceto quando é feito uso de Ray Tracing + DLSS, nisso a nova geração leva mais vantagem, e Ray Tracing também tende a aumentar mais o consumo de memória).

Postado

@GuilhermeGB Cara, eu também acho q é difícil prever como vai ser no futuro, a única coisa q acredito é que com o tempo os jogos vão exigir mais e mais. Por isso que estou julgando que pegar uma placa de 12gb pro longo prazo seria uma melhor opção, mesmo que elas percam um pouco pra 3060ti em outros aspectos. Sobre os 6gb, por experiência a própria no meu caso não da mais, cyberpunk, por exemplo, mesmo que seja um dos jogos com a pior otimização desta década, eu não consegui jogar direito até hj, jogar até que dá, mas com tudo travando no mínimo e tortura não é entretenimento kkkkkk. Ray tracing não é taaaaanto da minha vontade, talvez e jogos mais antigos, mas nos novos e os que estão por vir eu to fora.

Postado

@DKN no seu caso o problema nem é VRAM, é a arquitetura defasada mesmo. Cyberpunk 2077 é um dos jogos que faz uso de recursos que apenas placas mais modernas tem, como Async Compute e Variable Rate Shading, por exemplo, que apenas placas da série GTX 16xx ou RTX 20xx pra cima possuem. Tentar rodar o Async Compute em placas antigas só prejudica o desempenho, existem "hacks" para desabilitar isso e ganhar desempenho, na época teve até um cara com uma GTX 1070 tendo ganhos só por desabilitar isso. Mas em placas mais novas acontece o contrário, se desabilitar você perde desempenho.

Minha GTX 1660 Ti roda o game muito bem na qualidade média a 70+ FPS e sem stuttering nem nada, dá até pra colocar no Alto com FSR 2.0 no modo Qualidade e ainda pegar 60 FPS. Meses atrás teve até um novo driver que trouxe melhoria no desempenho em vários jogos DirectX 12, incluindo Cyberpunk 2077, coisa que não esperava acontecer.

Adicional:

Outra coisa que esqueci de mencionar, seu processador também não se dá bem com Cyberpunk 2077. O meu mesmo que tem 6 núcleos/12 threads, arquitetura mais rápida e tal, nas partes mais movimentadas já vai abaixo dos 60 FPS. Pelo que vi do 7700K e de outros processadores 4 núcleos/8 threads equivalentes, é que nessas partes o desempenho pode cair lá para os 40-45 FPS, fora a instabilidade (stuttering), que pode ser justamente o seu maior problema aí. 

Postado

@GuilhermeGB entendi irmão, interessante o que você falou, meu conhecimento é básico e essa questão das placas novas eu n sabia. Cara eu joguei 3 horas de cyber, meu principal problema foi na cidade, sabe aquelas missões do delamain lá no começo do jogo? Quase injogável, dos 20 fps pra baixo. E nas tretas com as gangues era nesse nível também, principalmente em áreas grandes, as vezes meu jogo até crashava. Isso no low, se fosse em 40 fps eu nem teria desistido de jogar, mas é mt, mt abaixo.

Postado

@DKN sério que chega a esse ponto? Nem o FSR ajuda? É bem estranho seu desempenho estar nesse nível, eu achei que você estava insatisfeito por não conseguir rodar os jogos a 60 FPS, mas a situação aí está bem fora do normal. A GTX 1060 deveria conseguir rodar esse game tranquilamente na qualidade baixa, no pior dos casos pelo menos com FPS acima dos 30. Aqui tem um teste da GTX 1060 6GB em versões mais recentes do jogo, já com FSR implementado:

O processador, apesar de pode causar essas quedas de até uns 40 FPS com alguns stutterings em situações mais extremas, ainda tem potencial para conseguir 50+ FPS durante partes mais normais do jogo. Nesse vídeo aqui você consegue ter uma ideia do desempenho desse processador, por ele estar sendo combinado com uma RTX 3080. Mais pra frente no vídeo (quase 8 minutos), o DLSS é colocado na configuração "equilibrado", que quando a placa de vídeo sobra e fica só por conta do processador mesmo. Outro detalhe interessante é que o Ray Tracing está ligado, Ray Tracing é algo que costuma pesar um pouco mais no processador também.

Postado

@GuilhermeGB Cara, dando uma olhada nesse vídeo, realmente é bem estranho eu sequer conseguir 30 fps e ele 40 no médio. Eu nunca usei esse FSR vou instalar o jogo e testar depois. Ainda vou dar uma olhada nesse segundo vídeo pra ter uma noção exata no meu processador. Obrigado 

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!