Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Fala pessoal, como o título já diz, estou com um problema no qual meu PC desliga de repente, pode ser no meio de um jogo, ou simplesmente com o Chrome aberto. Também acontece de ficar ligado o dia todo e não desligar, e as vezes após meia hora que liguei, ele desliga.
Não dá nenhuma mensagem de erro, ou desligamento, é como se eu tivesse clicado no botão de desligar, ou tivesse cortado a energia. Eu sei que pode ser um milhão de coisas diferentes, por isso vou tentar fornecer o máximo de informações possíveis, e recorrer a fóruns pra tentar ter uma luz do que possa ser o motivo.

Setup:
placa-mãe: Biostar B350GTX - está com a BIOS atualizada para a última versão.
Processador: AMD Ryzen 5 1600 AF.
Placa de vídeo: Hellhound Spectral White AMD Radeon™ RX 6650 XT.
memória RAM: 2 módulos XPG D41 8GB 3000MHz.
1 SSD NVMe Samsung EVO Plus 256 GB.
1 SSD Sata Goldenfir 1TB.
1 HD Seagate 1TB.
Fonte: Corsair CV 650.
Cooler do processador: Gammax 400 V2.
5 Ventoinha Pichau Gaming Feather X.
Placa Wi-Fi/Bluetooth AX200.
2 Monitores: LG UM69G 29 e LG E2060T

Tudo está ligado em um filtro de linha iCLAMPER 8. Apenas o PC desliga (e ele continha energizado, porque os leds da placa-mãe continuam acesos), monitores e uma Echo Dot que também estão no filtro continuam ligados.

Já formatei 2 vezes, inclusive mudando o sistema operacional e o problema persiste. Fiz o diagnóstico de memória do windows, e não retornou nenhum erro. Fiz tb testes nos SSDs e HD, tb sem erros, mostrando que os dispositivos estão saudáveis.

Abri o visualizador de eventos do windows após o desligamento, e apareceram 2 erros:
Kernel-EventTracing - ID: 28
EventLog - ID 6008

Peço a ajuda de vocês, sobre qual problema pode estar acontecendo, e se existem testes de processador/placa-mãe que validem erros.

Postado

Ele desliga mesmo, mas digamos que não é como se eu tirasse da tomada porque ele continua energizado, como citei ali, os LEDs da placa-mãe continuam acesos. 

É como se eu tivesse clicado pra desligar mesmo, porém não dá nenhuma mensagem, o PC só apaga, aí preciso ligar novamente.

Postado

@Vinícius de Lima Cainé Acho que a primeira coisa pra descartar problemas de software seria desativar o recurso de inicialização rápida do windows 10, que é bem conhecido por gerar problemas... se persistir eu indicaria usar um pendrive com Linux por umas horas ou por alguns dias, pra tarefas básicas, quem sabe ate instalando algum jogo steam que roda no Linux... e ver se o PC desliga no Linux, se não desligar, então o problema estaria no software, quem sabe algum driver...

Se continuar desligando ate mesmo no Linux ai você tem a certeza que é um problema de hardware, teria que ir desconectando o hardware não essencial e testando...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...