Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom dia pessoal! Tudo bem?

Estou com problema no meu PC há 1 ano e não sei mais o que fazer. Antes de relatar todos os detalhes que me lembro, gostaria de esclarecer alguns pontos:
1. o computador em questão tem quase 15 anos de uso;
2. eu tenho plena consciência de que já passou da hora de aposentá-lo mas infelizmente não terei condições de trocar de máquina tão cedo. Preciso conseguir mantê-lo funcionando por pelo menos mais 1 ano;
3. como vou tentar contar todos os detalhes dessa novela, o texto está bem extenso (por favor me desculpem).

Configuração:
- placa-mãe ECS NF650iSLIT-A;
- processador Intel Pentium Dual Core E2140 de 1.6 GHz;
- 4 GB de RAM DDR2 800 MHz Kingston (eram 8GB até Abril/2022);
- placa de vídeo NVidia GeForce 9800GT de 512 MB;
- placa de som Creative Sound Blaster SB0570 5.1;
- gravador de DVD LG;
- 1 HD Seagate Barracuda de 500 GB e 2 HDs Seagate Barracuda de 2 TB;
- 1 placa de TV ASUSTeK;
- 1 placa decodificadora de vídeo Sigma Designs DVD Decoder;
- fonte Corsair CX 600.

Em março de 2021 eu instalei o Windows 10 num HD que peguei emprestado da minha irmã para testá-lo na minha máquina. Eu o usei durante várias horas sem qualquer problema mas de repente ele travou. Precisei forçar o desligamento e quando o liguei de novo o som não estava mais funcionando. Removi o driver da placa de som e instalei novamente, tirei a placa, limpei os contatos e o slot mas nada do som voltar. Detalhe que o Windows a reconhecia e fazia a instalação...

Pensando que o problema pudesse ser o Windows 10, reconectei meu HD que está em dual boot (Windows XP e Window 7) mas o computador continuou sem som. Depois de vários dias tentando resolver o problema, desisti e passei a usar o som on board.

Usei o computador durante 2021 sem qualquer problema e em dezembro daquele ano comprei um processador Intel Core 2 Quad Q6600 de 2.4 GHz usado para dar uma "melhorada" nele. Coloquei no PC e embora eu não tenha notado nenhuma melhora no desempenho geral da máquina, aparentemente tudo estava funcionando bem.

O problema de verdade começou em meados de janeiro de 2022. Eu estava editando algumas fotos no Photoshop CC 2019 fazia algumas semanas (eu uso essa versão há quase 4 anos) e na semana que o problema ocorreu eu tinha instalado uns plugins da Topaz Lab para testar e agilizar algumas partes da edição. Como conheço as limitações da minha máquina, baixei versões mais antigas, suportadas pelo meu PC. Uns 3 dias depois da instalação, eu acabei dormindo e o computador ficou ligado (mas eu já tinha fechado o Photoshop, só o navegador estava aberto, com várias abas). Quando acordei de madrugada, ele estava travado na tela azul da morte. Toda vez que ele trava (com tela azul ou sem) é preciso forçar o desligamento pelo botão porque ele não destrava sozinho.

Eis que dessa vez ao ligá-lo, o Windows não subiu. Normalmente quando isso acontece, eu desligo a máquina, desconecto os cabos de energia e SATA de todos os HDs e conecto de novo e ele volta a funcionar. Mas dessa vez não deu certo. Após quase 1 hora tentando, desisti e fui dormir porque já era muito tarde. Levantei cedo na manhã seguinte para tentar resolver o problema. Cinco horas depois, eu ainda não tinha conseguido fazê-lo funcionar. A única coisa que consegui foi dar o boot pelo segundo HD de 500 GB que eu usava antigamente com o Windows XP. Por ele eu consegui acessar o HD primário de 500 GB (que tem dual boot - Windows XP e Windows 7 Ultimate 64 bits) e vi que todos os meus arquivos ainda estavam lá então pelo menos eu sabia que ele não tinha queimado.

Desconectei todos os meus HDs e coloquei aquele emprestado da minha irmã para testar o Windows 10 (ele estava com o Windows 7 numa partição e o Windows 10 em outra) mas ele nem foi reconhecido durante o POST. Até pensei que ele tivesse estragado pois estava parado aqui há 1 ano.

Coloquei meu processador antigo de volta e reinstalei o Windows 7 no HD da minha irmã. Mas eis que ao reiniciar, o Windows não subiu! Achando que o problema era o HD dela, peguei um HD novo de 2 TB que eu tinha comprado algumas semanas antes para usar como backup e instalei o Windows 7 nele. Depois de instalar o Service Pack 1, tentei instalar o Photoshop 2019 e não consegui. Tentei instalar o Photoshop CS3 e ele não funcionou. E daí a Internet também parou de funcionar. Para piorar a situação, quando eu conectava os outros 2 HDs, começava um barulho de agulha batendo no disco.

Para tentar descobrir qual HD estava fazendo barulho, comecei a testá-los de 2 em 2. Sempre que conectava mais de 1 HD, um deles começava a fazer muito barulho. E o pior: o HD novo de 2TB que não fazia barulho algum, também começou a apresentar diversos ruídos. Se eu ligava 1 HD de 500GB não havia ruído. Se eu ligava os 2 HDs de 500GB um dos dois fazia barulho (mas eu não conseguia determinar qual).  Se eu conectava apenas o HD novo de 2TB, ele fazia ruído. O mesmo acontecia com o HD de 2 TB que já estava no PC antes.

Para verificar se o problema era em um dos HDs, testei os 4 no computador da minha irmã e nele, nenhum deles fez qualquer barulho. Aproveitando que estava lá, pesquisei o que poderia estar causando esse problema nos HDs e diversos sites e fórums sugeriam que poderia ser a fonte. 

Sem ter os recursos e conhecimentos para testá-la, em Fevereiro de 2022 a levei em duas assistências técnicas na Santa Efigênia. Ambas disseram que a fonte estava ok. Aproveitando que estava lá, procurei uma pessoa que conserta placas de vídeo e placas-mãe e pedi para ela dar uma olhada na minha placa de som. Ela encontrou uma solda fria e a refez.

Nessas idas e vindas, o computador ficou desligado por quase 2 semanas. Quando coloquei a fonte de volta, liguei o HD de 500 GB que estava com o Windows 7 e para minha surpresa, ele subiu de boa... Testei os outros HDs e o barulho de agulha batendo no disco tinha sumido! Até o HD da minha irmã funcionou! E a placa de som que eu pensei que tivesse queimado, voltou a funcionar após a solda! \o/

Pensei que estivesse tudo bem, contudo, outro problema apareceu: eu não podia mais usar o computador por mais de 1 hora porque do nada ele começava a ficar lento. A lentidão ia aumentado até que ele travava completamente e logo em seguida, tela azul da morte.

Usei o CristalDisk Info e o HD Sentinel para testar todos os HDs e ambos acusaram que esse HD de 500 GB do Windows 7 estava com bad block. Formatei o HD novo de 2TB e reinstalei o Windows 7, baixei todas as atualizações, reinstalei meus programas (exceto os plugins da Topaz Lab), copiei os arquivos que estavam no HD de 500GB do Windows 7 antigo e o tirei do gabinete, conectei o outro HD de 2TB e o HD de 500 GB onde o Windows XP está instalado e pensei que o problema estivesse resolvido. Mas não... Um dos HDs estava fazendo barulho. Não era como antes, de agulha batendo no disco. Eu não sei nem como explicar. É um barulho diferente, baixo, quase imperceptível e não ocorre sempre. Às vezes fica semanas sem aparecer. Daí do nada, acontece e pára de novo... Testei os 3 HDs com o CristalDisk Info e o HD Sentinel e todos passaram nos testes.

Enfim... Aproveitando que já estava com a "mão na massa" (e como queria ver se o Windows 11 funcionaria na minha máquina), peguei o HD da minha irmã e reinstalei o Windows 10 na partição que estava com o Windows 7 e instalei o Windows 11 na partição que antes era do Windows 10. Passei algumas horas mexendo no Windows 11 (que funcionou muito bem, apesar da máquina ser pra lá de modesta) e depois coloquei o Seagate novo de volta.

Tirando o ruído no HD, usei o PC sem problema por 1 semana. E eis que no sábado, 19 de março de 2022, eu estava usando o VirtualBox para testar um programa e do nada o PC travou (detalhe que eu uso o VirtualBox há quase 8 anos e isso nunca aconteceu). Forcei o desligamento e quando liguei de novo, o computador não reconhecia os discos (de novo!!!). Desconectei todos os cabos e conectei de novo, liguei o PC e apareceu uma mensagem da BIOS da NVidia que eu nunca tinha visto antes. Forcei o desligamento de novo, desconectei o cabo de energia do gabinete e não mexi mais o restante do dia. Levei umas 4 horas no domingo para conseguir fazê-lo funcionar. E para minha surpresa, a placa de som parou de novo. Só que dessa vez ela nem é reconhecida pelo Windows...

Apenas por desencargo, desconectei os outros 2 HDs e passei a semana usando somente o HD novo de 2 TB. No sábado, desconectei novamente o disco novo e conectei o da minha irmã para verificar se o Windows 10 e o 11 estavam reconhecendo minha placa de som (não estava). Antes de desligar a máquina, fui olhar se as atualizações do Windows 11 estavam desativadas. Eu estava apenas com o Painel de Controle aberto e quando abri o Gerenciador de Tarefas ele travou completamente (detalhe que já cheguei a usar esse HD da minha irmã por 2 semanas para testar o Windows 10 no meu PC e ele nunca travou)... Eu não acho que o problema era o Windows 11 porque o consumo de RAM dele não chega a 2 GB e meu PC tinha 8 GB. Além disso, ele também travou na outra semana com o Windows 7 recém-instalado no HD novo.

Forcei o desligamento e então começou outro capítulo dessa novela: ao ligar, não dava vídeo. Fiz de tudo e nada funcionava. Como tinha outras coisas para fazer, deixei pra lá. No domingo, tirei a placa de vídeo e as memórias, passei borracha nos contatos metálicos, troquei a pasta do chip da placa de vídeo, coloquei tudo de volta e nada de dar vídeo. Pior: o PC começou a emitir um bip longo contínuo. Tirei memória, coloquei memória, tirei placa de vídeo, coloquei placa de vídeo e ele apitando... Coloquei uma placa de vídeo antiga que tenho aqui e nada também... Só sei que levou horas para conseguir fazê-lo funcionar de novo. No meio da semana, reiniciei a máquina e quem disse que o Windows 7 subia? Primeiro, travou no POST. Depois, começava a carregar o Windows 7 e travava. Desconectei os cabos do disco, conectei de novo, subi o Windows XP, depois desliguei o XP para só então conseguir subir o Windows 7...

No Domingo (20 de março de 2022) passei o dia testando as memórias. Eu já as tinha testado em janeiro de 2022, mas na pressa, testei todas juntas. Como dizem que o certo é fazer o teste separadamente, fiz isso no domingo, testando uma por uma com o MemTest. Quando estava testando a terceira memória, a tela ficou toda verde. Forcei o desligamento, reiniciei o PC e nada de vídeo. Depois de várias tentativas o vídeo voltou a funcionar e pude recomeçar o teste. E e ele travou em 28% do teste 6 (mover blocos). Reiniciei a máquina e coloquei o teste para rodar de novo e dessa vez travou em 26% do teste 6. Troquei a memória de lugar e repeti o processo e dessa vez travou em 22% do teste 6. Passei borracha branca nos contatos metálicos e tentei de novo. Dessa vez ele finalizou sem problemas... Finalmente testei a quarta memória e esta, assim como a primeira e a segunda, passou no teste sem problemas.

Como deu problema no teste da terceira memória, na dúvida, a tirei da máquina para ver o que acontecia mas não fiquei muito confiante não.

Outra coisa que notei já tem algum tempo: sempre ao ligar ou reiniciar o computador, demora um pouco até dar vídeo. São apenas alguns segundos mas, com tantos problemas, não tenho mais certeza se essa demora é normal ou não. Para mim, antes não demorava tanto, mas sei lá...

Outro detalhe: eu sempre fico com o Gerenciador de Tarefas aberto monitorando o uso da memória porque teve uma época em 2020 que quando eu navegava na Internet o Chrome começava a consumir memória até travar a máquina. Levei meses até conseguir resolver o problema e acabei ficando com essa mania de ficar de olho. Então eu acompanho o uso da RAM quando estou navegando na Internet e como o Photoshop costuma usar muita memória, eu sempre fico atenta quando o uso. Quando o consumo atinge 7 GB eu o fecho para liberar a memória, apago os arquivos temporários e só então volto a usá-lo.

Bom... Sem saber mais o que fazer e receosa de usar o PC pois a cada momento eu tinha uma surpresa diferente, no começo de Abril de 2022 levei a máquina na pessoa que conserta placas-mãe para ver se ela descobria o problema. Após quase 1 mês lá, ela me disse que 2 pentes de memória estavam com defeito e que após removê-los, o PC não apresentou nenhum problema durante o tempo que ficou lá. Ela afirmou também que se o problema persistisse, não havia mais o que fazer... E agora, pensando sobre isso, me dei conta de que não perguntei se a placa-mãe foi testada para ver se ela tem algum problema.

Falando em memória, inicialmente o PC foi montado com 2GB de RAM. Anos depois comprei mais um pente de 2GB. Em Janeiro de 2021 comprei os outros 4GB. Como ninguém mais fabrica DDR2 as opções de compra são cada vez mais limitadas. A Kingston parou de fabricar DDR2 há vários anos mas há diversos vendedores no Mercado Livre vendendo pentes como novos. Não sei se são novos porque foram comprados anos atrás sem uso ou se são memórias falsificadas. Estou procurando memória para ele há alguns meses para substituir os 2 pentes que estão com defeito mas não sei se pego pentes usados ou se arrisco algum desses novos. A única certeza que tenho é que não dá para ficar com apenas 4GB de RAM.

Voltando: Trouxe a máquina para casa e continuei usando, agora com apenas 4GB de RAM. No dia 06 de Junho de 2022 mudei as configurações de energia para desligar o vídeo e os HDs se o PC não estivesse em uso (uso essa configuração há vários anos e nunca tive problema). Nesse dia, suspendi o computador antes de sair (como sempre faço) mas não o usei quando voltei. Somente o liguei na manhã de 07 de Junho de 2022 mas antes que eu pudesse fazer qualquer coisa, recebi uma tela azul da morte.

Eu tinha desconectado o HD antigo de 2TB 2 ou 3 dias antes disso. Aliás, alguns dias antes ele apresentou problema. O computador desligou depois de uma queda de energia. Ao ligá-lo depois, primeiro ele travou após o POST. Depois travou na tela preta do Windows. Quando o Windows subiu, as partições do HD de 2TB não apareciam (mas ele aparecia durante o POST).

Reiniciei o computador e entrei no XP. O Windows reconhecia e instalava o novo disco, mas não ele não aparecia em lugar nenhum. Desliguei o computador, desconectei todos os cabos, conectei e liguei de novo. O Windows 7 reconheceu o HD sem problemas. No dia seguinte, ao tirar o computador da suspensão, apareciam as duas partições do HD mas ao tentar acessá-las dava erro e mandava formatar. Depois de algumas horas trabalhando, desliguei o computador e desconectei o HD. O barulho que estava fazendo de vez em quando parou. Pensei que pelo menos esse problema estava resolvido. Mas eis que o barulho voltou novamente. Antes era quando tirava o computador da suspensão. Agora não tem hora para acontecer... Às vezes fica semanas sem fazer qualquer ruído. Mas do nada ele volta, fica por alguns minutos e pára de novo... Depois disso, deixei esse HD de 2TB desconectado por quase 6 meses pois fiquei com receio de usá-lo. E o de 500GB também ficou desligado por algumas semanas, enquanto eu testava o Seagate de 2TB que está com o Windows 7.

Após esse problema no dia 6, voltei as configurações de energia para não desligar nunca. Depois dessa alteração, não tive mais problema de tela azul ao tirar o PC da suspensão. Aliás, esse é um detalhe que acho que vale a pena ressaltar: antigamente eu costumava desligar o PC sempre que ia me ausentar por mais de 1 hora. Nos últimos 3 ou 4 anos porém, me habituei a suspendê-lo ao invés de desligá-lo (mesmo à noite, antes de ir dormir), e até então, nunca tive problema ao voltar a usá-lo.

Enfim. Após esses episódios, só voltei a receber outra tela azul da morte em Novembro de 2022 mas não lembro mais o que eu estava fazendo quando ela ocorreu. E eis que no dia 31 de Dezembro de 2022 o PC travou do nada. Também não lembro se recebi uma tela azul. Só sei que a velha novela se repetiu: Windows não sobe, POST não reconhece algum dos HDs, desconecta todos os cabos etc. Para resumir a novela: após testar os 3 discos, o HD de 2TB com o Windows 7 está com bad blocks... Um HD com apenas 1 ano de uso!

Sem outra opção, coloquei o HD da minha irmã com o Windows 10 e o Windows 11 de volta para poder usar o PC. Tentei usar o Windows 10 algumas vezes mas recebi umas 3 ou 4 telas azuis. Então, por enquanto, estou usando o Windows 11. Ele travou algumas vezes e deu tela azul, mas foi bem menos que o Windows 10.

Eu não sei o que é pior: se essa história dos discos não serem reconhecidos durante o POST (cada vez é um dos HDs e uma vez foi o gravador de DVD) sempre que o PC não é desligado corretamente, seja por queda de energia, seja devido a algum travamento) ou o fato de 2 HDs diferentes apresentarem bad blocks em um intervalo curto de tempo. O HD de 500GB eu até entendo porque ele já tinha vários anos de uso. Mas o novo... Imagino que o barulho que estou ouvindo desde o ano passado seja dele.

Embora seja um computador antigo, desde que ele foi montado eu só tive problema com ele 3 vezes antes (4 se eu contar com o problema na placa de som). Uma o HD de 80GB pifou e eu o troquei pelo de 500GB que está com o Windows XP. Depois a fonte parou de funcionar e eu a troquei por uma Duex de 500W que funcionou até 2017. Quando ela parou a troquei pela Corsair que uso atualmente.

Como mencionei no início, sei que o ideal seria jogar esse PC no lixo e montar um novo mas, infelizmente, não posso fazer isso agora.

Já que não sei mais o que fazer, gostaria de saber se vocês podem me ajudar por favor. Preciso descobrir o que está causando esse monte de problema.

Obrigada desde já a todos que puderem ajudar! E mais uma vez, desculpem pelo textão.

• Confuso 2
Postado

Já passou da hora de aposentar esse computador, infelizmente não tem milagre. A fonte Corsair é razoável, mas talvez esteja meio cansada. Teste com outra fonte de boa qualidade. Fonte Duex é uma bomba. :exorcize:

Postado

@a.silvas

Rapaz tu escreveu um livro ... rsrs

Chegou a fazer um teste de bancada ?

Monta teu PC fora do gabinete e liga ele pra ver se tudo funciona. Pode ser algum tipo de curto entre placa-mãe ou placas de expansão e o gabinete. Já recuperei PC do lixo que tinha esse problema.

Postado
3 minutos atrás, a.silvas disse:

Por curiosidade, como você chegou à conclusão que uso estabilizador?

O uso contínuo de estabilizador muito frequentemente estraga os HDs, recomendo a leitura do tópico 👇 

• Curtir 1
Postado

@Ricardov Infelizmente não conheço ninguém que tenha uma fonte sobrando para me emprestar, ainda mais uma boa fonte... :tw_cry:
Eu achava que a Corsair era uma excelente marca...

Por curiosidade, quais fontes você indica atualmente?

Obrigada

Postado

@Tiberio Sério? Nunca imaginei! Me surpreendeu você perguntar sobre o estabilizador porque eu não mencionei isso no meu relato. E sim, eu ainda o uso porque a fiação da casa onde moro é pra lá de velha. Segundo os donos, a casa tem quase 50 anos. Várias tomadas pararam de funcionar anos atrás. A primeira foi pouco depois que me mudei. Relatei o problema para os proprietários e até hoje nada...

Voltando ao estabilizador, na verdade eu sempre o usei e como mencionei no texto, antes dessa novela toda, só tive problema com o PC as 4 vezes. Jamais pensei que ao invés de ajudar ele atrapalharia. Vou procurar esse tópico que você mencionou! Muito obrigada!

8 horas atrás, Henrique - RJ disse:

@a.silvas

Rapaz tu escreveu um livro ... rsrs

Chegou a fazer um teste de bancada ?

Monta teu PC fora do gabinete e liga ele pra ver se tudo funciona. Pode ser algum tipo de curto entre placa-mãe ou placas de expansão e o gabinete. Já recuperei PC do lixo que tinha esse problema.

@Henrique - RJ rsrsrs Por favor me desculpe! Eu quis ser o mais detalhista possível na esperança de conseguir ajuda para descobrir o problema.

Eu não fiz o teste de banca (na verdade, nunca fiz um teste de bancada na vida!) porque como relatei, todos os problemas ocorrem aleatoriamente.

Para você ter uma ideia, no meio da semana passada eu subi o Windows 10 para testar um SSD que comprei com o Crystal Disk Info (porque ele não funcionou no Windows 11). Após os testes, mandei desligar o PC. Levou 1h30 para ele desligar...

Sábado, eu estava usando o Windows 11 e o PC começou a ficar lento. Chegou num ponto que não dava mais para continuar. Mandei reiniciar. DOZE(!) horas depois, ele ainda estava na tela preta com a mensagem Reiniciando... O mais interessante é que ele não estava travado porque o led do HD estava piscando e eu conseguia mexer o mouse. Ontem de manhã ele ainda estava nessa. Como não podia deixá-lo ligado indefinidamente e sem saber se um dia ele reiniciaria ou não, forcei o desligamento. Mas naquelas. Já estava esperando algum problema quando o ligasse. Mas, felizmente, ele ligou sem problemas. E nem passou por aquela etapa com a mensagem de que o Windows não foi desligado corretamente.

E ontem à noite teve queda de energia aqui no bairro (depois que a ENEL substituiu a Eletropaulo, isso tem sido absurdamente frequente por aqui... É ridículo). Ela só voltou no meio da madrugada. Liguei o PC agora de manhã, novamente já esperando algum problema mas, para minha alegria, além de ligar de boa, o Windows voltou exatamente do jeito que o deixei ontem.

Diante de tudo isso, não sei se um teste de bancada ajudaria. Como além de aleatórios os problemas ocorrem em diferentes situações, não consegui pensar numa forma de reproduzi-los...

• Curtir 1
Postado
1 hora atrás, Henrique - RJ disse:

@a.silvas

Lentidão você pode tentar resolver fazendo uma verificação do disco no boot que está lá em propriedades do HD.

Curto entre placa-mãe e gabinete causam assim problemas diversos e aleatórios.

@Henrique - RJ Por favor me desculpe, mas não entendi como fazer essa verificação do disco. Você pode ser mais específico, por favor? Ela deve ser feita no Windows? Ou no Crystal Disk Info/HD Sentinel?

Sobre o teste de bancada, não sabia que curto entre placa-mãe e gabinete podiam causar esse tipo de problema. Obrigada pelo esclarecimento! Contudo, agradeço se você puder me explicar como vou conseguir identificar se ele está ocorrendo. Porque pelo que entendi, o objetivo do teste é ver se tudo funciona fora do gabinete. Mas uma vez que tudo está funcionando dentro do gabinete e os problemas ocorrem em situações aleatórias, não entendi como fazer essa distinção...

Muito obrigada!

2 horas atrás, Tiberio disse:

@a.silvas A XPG Pylon 550w que é decente e tem projeto moderno.

Lembre-se de jamais usar estabilizador, caso precise de proteção compre um bom filtro de linha como os da marca Clamper.

@Tiberio Muito obrigada pelas indicações!

Vi no site da XPG que essa fonte possui PFC de 0,99. Isso é bom?
Normalmente os fabricantes só dizem se a fonte possui PFC ativo. Essa é a primeira vez que vejo esse item ser mencionado com um valor...

Sobre os filtros da Clamper, posso comprar esse aqui?
https://www.lojaclamper.com.br/dps-iclamper-energia-5/p

Muito obrigada novamente!

Postado

@a.silvas

A verificação do disco você consegue clicando com o botão direito do mouse no HD que aparece na janela do Explorer ( pode abrir a lixeira que ele deve estar lá do lado esquerdo ). Depois no menu que abrir você clica em propriedades e em seguida procurar pelas abas aquela que tem a verificação do disco que ocorrerá no boot da máquina.

Curto entre placa-mãe ou placas de expansão ou de espelho e o gabinete podem causar vários problemas aleatórios como os seus. É um problema aqui, outro lá, outro acolá. No teste de bancada, o que implica em usar o PC fora do gabinete durante um tempo, esse curto deixa de existir e se espera que a máquina fique normal. Se houver mesmo o curto, terá que isolar os pontos de contato.

• Curtir 2
Postado
54 minutos atrás, a.silvas disse:

Muito obrigada pelas indicações!

De nada!

54 minutos atrás, a.silvas disse:

Vi no site da XPG que essa fonte possui PFC de 0,99. Isso é bom?

Sim, quanto mais próximo de 1,00 melhor.

55 minutos atrás, a.silvas disse:

Sobre os filtros da Clamper, posso comprar esse aqui?
https://www.lojaclamper.com.br/dps-iclamper-energia-5/p

Sim, mas no site da Amazon sai mais barato.

• Curtir 1
Postado
39 minutos atrás, Tiberio disse:

De nada!

Sim, quanto mais próximo de 1,00 melhor.

Sim, mas no site da Amazon sai mais barato.

@Tiberio Maravilha! Vou comprar esse modelo então porque realmente não acho uma boa ideia deixar o PC ligado diretamente na tomada. Muito obrigada mais uma vez!

44 minutos atrás, Henrique - RJ disse:

@a.silvas

A verificação do disco você consegue clicando com o botão direito do mouse no HD que aparece na janela do Explorer ( pode abrir a lixeira que ele deve estar lá do lado esquerdo ). Depois no menu que abrir você clica em propriedades e em seguida procurar pelas abas aquela que tem a verificação do disco que ocorrerá no boot da máquina.

Curto entre placa-mãe ou placas de expansão ou de espelho e o gabinete podem causar vários problemas aleatórios como os seus. É um problema aqui, outro lá, outro acolá. No teste de bancada, o que implica em usar o PC fora do gabinete durante um tempo, esse curto deixa de existir e se espera que a máquina fique normal. Se houver mesmo o curto, terá que isolar os pontos de contato.

@Henrique - RJ Essa verificação que vai ocorrer no boot é o checkdisk do Windows, correto? Agora entendi como fazer, muito obrigada!

Você recomenda fazer isso também no disco que eu já sei que tem bad block? Eu vou abrir um RMA pra ele junto à Seagate porque ele ainda está na garantia...

Sobre o teste de bancada, por quanto tempo você recomenda que eu use o PC dessa maneira? (considerando que ele funciona bem durante um longo período?)

Hoje (ou no mais tardar amanhã) eu vou formatar o HD da minha irmã e instalar o Windows 7 para usá-lo enquanto a Seagate faz a troca do HD com bad block. Minha intenção era continuar usando o Windows 11, mas o Photoshop não funciona direito com ele. E como eu não consigo desligar as atualizações do Windows 10, vira e mexe tenho problema quando ele atualiza.

Muito obrigada por todas explicações!

Postado
14 horas atrás, Henrique - RJ disse:

@a.silvas

É o chkdsk sim e o teste de bancada você o faz quando começarem os defeitos.

@Henrique - RJ Desculpe Henrique. Minha pergunta anterior não foi muito clara. O que eu quis dizer foi: quando estiver fazendo o teste de bancada, por quanto tempo devo usar o PC com as peças fora do gabinete?

Muito obrigada

Postado

Bom dia pessoal!

Vocês acham que seria interessante olhar os logs do Windows para ver se tem algum registro que ajude a identificar o problema?

Ano passado eu tirei do PC o primeiro HD que acusou bad block mas, se não me engano, eu não cheguei a formatá-lo. E eu ainda não formatei o HD de 2TB que o substituiu e que também está com bad block. Só preciso saber se tem como acessar os logs apenas os conectando como HDs secundários. Porque nas poucas vezes que tentei subir o Windows por eles, a máquina travou. Então não sei se daria tempo de pegar os logs antes disso acontecer... O que vocês acham? 

Não sei se as telas azuis e travamentos que ocorreram no Windows 10 e 11 desde que comecei a usar o HD da minha irmã ficaram registrados nos logs mas isso ainda pode ser verificado uma vez que ainda não o formatei para instalar o Windows 7.

Postado
7 horas atrás, a.silvas disse:

@Henrique - RJ Desculpe Henrique. Minha pergunta anterior não foi muito clara. O que eu quis dizer foi: quando estiver fazendo o teste de bancada, por quanto tempo devo usar o PC com as peças fora do gabinete?

Muito obrigada

Você faz o teste de bancada o tempo de só verificar se os defeitos aparecem ou não. Se os defeitos não ocorrerem é sinal de curto mas caso ocorram é algo com o hardware.

Postado
Em 31/01/2023 às 14:19, Henrique - RJ disse:

Você faz o teste de bancada o tempo de só verificar se os defeitos aparecem ou não. Se os defeitos não ocorrerem é sinal de curto mas caso ocorram é algo com o hardware.

@Henrique - RJ Entendi. Muito obrigada Henrique.

Em 31/01/2023 às 09:23, a.silvas disse:

Bom dia pessoal!

Vocês acham que seria interessante olhar os logs do Windows dos 3 HDs para ver se tem algum registro que ajude a identificar o problema?

Ano passado eu tirei do PC o primeiro HD que acusou bad block mas, se não me engano, eu não cheguei a formatá-lo. E eu ainda não formatei o HD de 2TB que o substituiu e que também está com bad block. Só preciso saber se tem como acessar os logs apenas os conectando como HDs secundários. Porque nas poucas vezes que tentei subir o Windows por eles, a máquina travou. Então não sei se daria tempo de pegar os logs antes disso acontecer... Já os logs do HD que estou usando no momento estão mais fáceis de pegar pois ainda não o formatei para instalar o Windows 7.

@Tiberio @Ricardov @Henrique - RJ O que vocês acham? Agradeço imensamente se vocês (ou algum outro membro do fórum) puderem me ajudar.

Ontem de manhã recebi uma tela azul alguns minutos depois de tirar o PC da suspensão. Hoje a mesma coisa. Abri o navegador, estava digitando um endereço e a tela azul apareceu. Attempt write readyonly memory, ontem e hoje.

Postado

@a.silvas caro, está na hora de aposentar seu PC, merece descanso. Já pensou em usar Linux? Windows 7 é obsoleto e não recebe mais atualizações de segurança.

Quanto aos discos, teste com HDTunePro, abas Health e Error scan e poste as telas de resultado ou com Test Disk, este não tem interface gráfica, veja tutoriais no YouTube de como usar. Veja se os cabos estão bem firmes, limpe os contatos com álcool isopropílico.

Postado
22 horas atrás, Ricardov disse:

@a.silvas caro, está na hora de aposentar seu PC, merece descanso. Já pensou em usar Linux? Windows 7 é obsoleto e não recebe mais atualizações de segurança.

Quanto aos discos, teste com HDTunePro, abas Health e Error scan e poste as telas de resultado ou com Test Disk, este não tem interface gráfica, veja tutoriais no YouTube de como usar. Veja se os cabos estão bem firmes, limpe os contatos com álcool isopropílico.

@Ricardov 

Bom dia Ricardo. Muito obrigada pelo retorno!

Eu sei que já passou da hora de aposentar meu PC. O problema é que não estou trabalhando então não tem como eu trocá-lo agora (e, infelizmente, nem vou poder substituí-lo tão cedo por falta de grana).

Eu sei que o Windows 7 já está obsoleto e não recebe mais atualizações desde Janeiro/2020 mas eu não tenho muita opção. Primeiro, porque tanto o Win10 quanto o 11 consomem sozinhos quase 2GB de RAM enquanto o Win7 não chega a 1GB. E isso porque eu já desabilitei um monte de coisas neles que não são essenciais. Segundo: eu realmente odeio o fato de não conseguir desligar as atualizações do Win10 e 11 para instalá-las somente quando for conveniente.

Como disse antes, o HD da minha irmã está com os 2 instalados em dual boot. No começo da semana passada precisei testar o SSD que comprei para substituir o HD de 2TB que vou mandar para o RMA da Seagate. Como o Crystal Disk Info não é compatível com Win11, entrei no Windows 10 para fazer os testes. Quando terminei, mandei desligar o PC para desconectar o SSD. Levou 1h30 para o computador desligar. E eu não faço ideia do que ele estava fazendo porque na tela só dizia: "Desligando..."

E no sábado eu estava usando o Windows 11 quando ele começou a ficar lento, até que chegou num ponto que não dava pra fazer mais nada. Mandei reiniciar e ele ficou mais de DOZE HORAS(!) na tela preta do Windows com a mensagem "Reiniciando...". E o pior é que não reiniciou e também não estava travado. Precisei forçar o desligamento.

Ano passado, numa das vezes que instalei o Windows 10 no HD da minha irmã para testes, ele começou a instalar uma atualização sem eu mandar. Só pra baixar a atualização ele demorou 2 horas e o progresso da instalação ficou em 0% a maior parte do tempo. Eu só não o desliguei porque lembrei do que aconteceu com a minha cunhada (um dia o notebook dela começou a atualizar mas ficou em 0% por mais de 30 minutos. Ela pensou que tinha travado e o desligou. Quando ela ligou de volta, o Windows não subiu. Para resumir a história, ela precisou trocar o HD porque nem a assistência técnica do fabricante conseguiu fazer o note voltar a funcionar). Como o led do HD do meu computador estava piscando e eu conseguia mexer o mouse, o deixei quieto para ver o que acontecia. Quando pensei que tinha terminado foi que ele começou a instalação (2 horas só pra baixar a atualização!). Quando finalmente o PC reiniciou e voltou, ele ainda estava instalando e configurando alguma coisa... Depois de tudo, ao verificar o que foi feito, ele tinha instalado uma nova versão do Windows (por isso a demora)...

Enfim... Não tem como ficar à mercê do Win10 e 11 desse jeito. Até dá para pausar as atualizações por um tempo, mas elas são ligadas automaticamente e nem somos avisados. E o pior é quando ele não deixa mais protelar e começa a atualizar quando ele quer. Não tem como interromper, não dá para pausar e a gente nem tem ideia de quanto tempo vai demorar ou se o Windows vai funcionar quando tudo terminar (a Internet está cheia de relatos sobre computadores e programas que pararam de funcionar após uma atualização do Windows 10/11, arquivos perdidos etc). Fora o consumo desnecessário de memória com o monte de lixo que fica rodando em segundo plano. E nem dá para ficar com o Windows 11, que parece ser menos pior que o 10, porque o Photoshop não está funcionando direito nele (o Crystal Disk Info também não funcionou).

Sobre o Linux, sim, desde o ano passado, quando toda essa novela começou, tenho pensado em usá-lo. O problema é que os programas da Adobe que eu preciso usar (Photoshop, Lightroom Classic, Illustrator e InDesign), além de alguns outros de outras empresas, não funcionam nele. Existem versões deles para Windows e MacOS, mas não para Linux. Pelo que pesquisei, eu precisaria instalar a interface Wine no Linux e então instalar uma outra interface no Wine (a PlayOnLinux) para poder instalar os programas que preciso. Como minha máquina além de não ser lá grandes coisas ainda está com metade da memória RAM que tinha até início do ano passado, não sei se os programas rodariam sem gargalos com essa "gambiarra".

O triste é que o site do fabricante da minha placa-mãe diz que ela suporta até 32GB de RAM contudo, já tem anos que venho procurando pentes de DDR2 800MHz de 4GB ou 8GB para processador Intel mas só acho para AMD...

Para finalizar, vou testar os discos com o HD Tune Pro e posto os resultados aqui assim que possível.

Muito obrigada mais uma vez!

• Curtir 1
Postado

@Henrique - RJ @Ricardov @Tiberio Bom dia pessoal! Tudo bem?

Testei 3 HDs com o HD Tune Pro: o da minha irmã com Win10/11 em dual boot que estou usando agora, o Seagate de 2TB com Windows 7 que usei até 31 de Dezembro e que está com bad blocks e o outro Seagate de 2TB que está com meus arquivos.

Como vocês poderão ver nos prints, o HD com Win7 está tão mal que o HD Tune não conseguiu finalizar os testes nenhuma vez. Na primeira ele encontrou 2 bad blocks. Quando faltava testar apenas as duas últimas linhas o computador reiniciou (infelizmente não tenho print desse teste). Na segunda tentativa faltou testar uma parte da última linha. Porém, desta vez, ele só acusou 1 bad block. Na terceira vez ele encontrou 3 bad blocks. Já imaginando que iria dar problema de novo, printei a tela desse último teste antes de ir dormir. Quando acordei o computador tinha reiniciado de novo então não sei até onde ele conseguiu chegar.

Faltou testar os HDs antigos de 500GB cada. O que está com WinXP está desligado porque ainda não fiz backup dos arquivos (não tenho onde colocar!) e o outro é o que eu usava com Win7 até início do ano passado e que também está com bad block. Esse está fora do gabinete.

Ontem à noite eu gravei o ruído que o Seagate de 2TB com Win7 está fazendo. Espero que vocês consigam ouvir.

O segundo áudio eu gravei enquanto fazia o terceiro teste. Como vocês notarão, o intervalo entre os ruídos diminuiu absurdamente.

1597052563_TestesHDs.rar

Postado

O erro  Interface CRC error count geralmente é relacionado ao cabo de dados com defeito ou mau contato, verifique.

O erro current sector pending é relacionado a defeitos nos setores do disco, e end to end error detection indica erros na comunicação.

voce pode testar usando o Hirens boot, uma suite de teste que tem um "mini Windows" e roda sem instalar.

Postado
19 horas atrás, Ricardov disse:

O erro  Interface CRC error count geralmente é relacionado ao cabo de dados com defeito ou mau contato, verifique.

O erro current sector pending é relacionado a defeitos nos setores do disco, e end to end error detection indica erros na comunicação.

voce pode testar usando o Hirens boot, uma suite de teste que tem um "mini Windows" e roda sem instalar.

@Ricardov Bom dia Ricardo! Muito obrigada por sua análise. Farei as verificações que você recomendou assim que possível. Contudo, algo chamou minha atenção: os 3 discos apresentam o erro "Interface CRC Error Count".

Eu duvido que o problema seja mau contato porque sempre que preciso conectar/desconectar qualquer um dos HDs eu sempre verifico todos os cabos SATA. Obviamente eu farei essa verificação, contudo, paira a dúvida: é possível que os 3 cabos estejam com defeito?

Obrigada novamente!

Postado

Você tem que se atentar ao resultado do diagnóstico. Foram detectados erros, pode ser na controladora do disco, na porta SATA ou no cabo. O mais fácil de verificar é o cabo. Uma fonte ruidosa também pode causar problemas de todo tipo.

Eu não duvido de nada, tem que testar e tentar chegar a uma conclusão. Mas não tem como tirar água de pedra, todo equipamento tem seu limite.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...