Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Em 07/02/2023 às 11:37, Ricardov disse:

Você tem que se atentar ao resultado do diagnóstico. Foram detectados erros, pode ser na controladora do disco, na porta SATA ou no cabo. O mais fácil de verificar é o cabo. Uma fonte ruidosa também pode causar problemas de todo tipo.

Eu não duvido de nada, tem que testar e tentar chegar a uma conclusão. Mas não tem como tirar água de pedra, todo equipamento tem seu limite.

@Ricardov Entendi Ricardo. Obrigada!

• 2 semanas depois...
Postado
Em 07/02/2023 às 11:37, Ricardov disse:

Você tem que se atentar ao resultado do diagnóstico. Foram detectados erros, pode ser na controladora do disco, na porta SATA ou no cabo. O mais fácil de verificar é o cabo. Uma fonte ruidosa também pode causar problemas de todo tipo.

Eu não duvido de nada, tem que testar e tentar chegar a uma conclusão. Mas não tem como tirar água de pedra, todo equipamento tem seu limite.

@Ricardov Troquei os 4 cabos SATA do PC mas ainda continuo recebendo telas azuis quando tiro o Win11 da suspensão (a última foi hoje: Store Data Structure Corruption). Normalmente recebo "Attempt write readyonly memory", mas também já recebi "PFN_list corrupt", dentre outras.

Testei os 2 pentes de memória com o MemTest por aproximadamente 9 horas (testei cada um separadamente) e o programa não encontrou nenhum erro. Na 5a. feira mandei o HD de 2TB defeituoso para a Seagate.

Infelizmente não tive tempo de instalar o Win7 no HD que estou usando no momento. Mas pretendo fazer isso ainda essa semana. Espero que isso resolva o problema dessas BSODs...

Tentei examinar o log de eventos do Windows mas, mesmo pesquisando os IDs dos eventos na Internet, não consegui esclarecer nada. Tem: Nível Crítico (Fonte: Kernel-Power), Erro (Fonte: volmgr), Erro (Fonte: EventLog), Erro (Fonte: DistributedCOM), Erro (Fonte: Server), Erro (Fonte: HAL), Erro (Fonte: Disk) e Erro (Fonte: NTFS (Microsoft-Windows-NTFS) - olhando os detalhes desse aqui diz que o DeviceName é \Device\HarddiskVolume2 (mas esse número do final muda para cada erro registrado)...), dentre outros.

Postado

@a.silvas

Chegou a passar o chkdsk do Windows nesses HDs com o sistema ?

Você poderia também esfregar um lápis borracha nos contatos dourados da placa eletrônica desses HDs soltando elas dos mesmos pois pode haver leve oxidação neles.

Poderia também fazer um teste de memória no boot com o Memtest que vem no Hiren's Boot CD para avaliar o estado delas e ver se aparecem erros.

Consertar ás vezes dá trabalho mas se aprende.

Postado
22 minutos atrás, Henrique - RJ disse:

@a.silvas

Chegou a passar o chkdsk do Windows nesses HDs com o sistema ?

@Henrique - RJ Não passei não Henrique porque os dois HDs que estavam com lentidão e travando estão com bad block. O de 2TB eu enviei para a Seagate na 5a. feira porque ele ainda está na garantia (ela vence dia 1º de março! Se ele tivesse demorado um pouquinho mais para dar problema eu estaria em maus lençóis!). O de 500GB que eu usava antes desse de 2TB eu tirei do PC desde o começo do ano passado. Já o HD da minha irmã (que é onde está o Windows) e o outro de 2TB que está com meus arquivos estão saudáveis (de acordo com o Crystal DiskInfo, HD Tune, HD Sentinel e SeaTools...) e após as telas azuis, o PC inicia sem problema... Você acha que mesmo assim (e considerando que vou fazer downgrade do SO) seria bom passar o checkdisk nesse HD do Windows?

36 minutos atrás, Henrique - RJ disse:

@a.silvas

Você poderia também esfregar um lápis borracha nos contatos dourados da placa eletrônica desses HDs soltando elas dos mesmos pois pode haver leve oxidação neles.

E o medo de fazer algo errado e eles pararem de funcionar? rsrs
O da minha irmã só tem o SO. Mas o de 2TB tem coisas importantes demais. A maioria dos arquivos tem backup, mas alguns ainda não têm...

39 minutos atrás, Henrique - RJ disse:

Poderia também fazer um teste de memória no boot com o Memtest que vem no Hiren's Boot CD para avaliar o estado delas e ver se aparecem erros.

Fiz isso esse fim de semana. Testei os 2 pentes separadamente, por mais ou menos 9 horas cada. Os dois passaram nos testes...

40 minutos atrás, Henrique - RJ disse:

@a.silvas

Consertar ás vezes dá trabalho mas se aprende.

Com certeza!

Esse mês esse PC completa 15 anos! Apesar de antigo e modesto, ele apresentou problema poucas vezes (e olha que eu o uso para tudo: estudar, ouvir música, assistir filmes e séries, ler livros...). Na maioria das vezes era problema de software, então eu só formatava e reinstalava o Windows e pronto. Fiz isso umas 4 ou 5 vezes, se muito. Sobre as questões de hardware, troquei o cooler do processador apenas 1 vez (porque o antigo estava fazendo barulho) e as fans do gabinete 2 ou 3 vezes no máximo (também por questão de barulho). Antes dessa novela toda começar ano passado, troquei o primeiro HD dele em 2010 porque ele parou do nada, depois substituí a fonte (uma vez por volta de 2011 e depois em 2017). Daí em 2021 a placa de som parou de funcionar. E só. Pela configuração, uso e idade, acho que ele tem se comportado muito bem! :D

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...